Entenda quais são os tipos de sistema que existem e quais deles podem ser integrados dentro de uma empresa.
A eficiência operacional de uma empresa está diretamente ligada à capacidade de seus sistemas funcionarem de maneira eficiente.
E para auxiliar nesse processo, novas tecnologias surgiram no mercado, dentre elas, a integração de sistemas.
Integrar é a chave para otimizar processos, melhorar a comunicação e impulsionar o crescimento organizacional. Basta dar uma olhada nos estudos e dados a respeito do assunto para perceber que os resultados obtidos por meio da integração são excepcionais.
Mas afinal, o que um sistema precisa ter para ser integrado de maneira eficaz?
Isso é o que veremos no artigo de hoje, juntamente com diversos tipos de sistema que provavelmente sua empresa utiliza, e pode integrar! Vamos lá?
O que um sistema precisa ter para ser integrado?
A integração de todos os tipos de sistema consiste no seguinte processo: acessar um sistema e fazer com que ele troque informações com outro sistema, que antes atuava de forma isolada.
Para que essa conexão seja possível, é necessário que ambos os sistemas contem com:
1. API
Uma API (Application Programming Interface) nada mais é do que um conjunto de regras e definições que permite que softwares se comuniquem entre si. Ela é uma ponte que facilita a interação e a integração de diferentes sistemas, aplicativos ou serviços.
A API especifica os métodos e formatos de dados que os desenvolvedores podem usar para solicitar e enviar informações. Isso permite que um aplicativo ou serviço aproveite as funcionalidades de outro sem precisar entender detalhadamente como esse outro componente foi implementado internamente.
→ Para saber se o seu sistema possui uma API, você pode realizar a seguinte pesquisa: “[nome do sistema] API”. Se você encontrar uma página de documentação para desenvolvedores, significa que provavelmente seu sistema pode ser integrado via API!
Entenda mais sobre APIs: https://fiqon.com.br/voce-ja-ouviu-falar-em-api-veja-os-4-tipos-existentes/
2. Banco de dados
Se o seu sistema está conectado a um banco de dados, as possibilidades de integração são muitas, afinal, esse tipo de integração é considerada uma das mais simples.
Aqui ocorre o compartilhamento de um mesmo banco de dados entre sistemas diferentes, por meio de um software responsável por fazer a extração dos dados.
Leia mais sobre os tipos de integração: https://fiqon.com.br/conheca-os-3-tipos-de-integracao-de-sistemas-fiqon/
TIPOS DE SISTEMA QUE PODEM SER INTEGRADOS
Hoje existem diversos tipos de sistema disponíveis no mercado, no entanto, trouxemos os 15 principais, para te mostrar como existe um universo de possibilidades de integração que a sua empresa pode explorar:
1. ERP
Os Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) são ferramentas que centralizam diversos processos e departamentos da empresa em um único local.
Esses tipos de sistema abrangem áreas como finanças, recursos humanos, estoque, compras e vendas, sendo muito beneficiados pela integração de sistemas, que torna o cruzamento de dados entre os setores muito mais preciso.
Exemplos:
- Bitrix24
- Bling
- TinyERP
- TOTVS Protheus
- Sankhya
- SOC
- Sap Business One
- Senior
- Omie ERP
2. CRM
Os Sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) são projetados para gerenciar interações e relacionamentos com leads e clientes. Eles armazenam dados importantes, como informações de contato, histórico de compras e preferências, para melhorar o atendimento ao cliente e impulsionar as vendas.
Integrar o CRM com outras ferramentas, como planilhas, ERPs e canais de marketing, é uma solução poderosa para agilizar o atendimento dos leads e melhorar a experiência do cliente na jornada de compra.
Exemplos:
- Pipedrive
- Hubspot
- Storm
- Agendor
- Kobana
- PipeRun
- RD Station CRM
- Ploomes
- Moskit CRM
- Movidesk
- Brevo
3. All-in-one
Dentre os tipos de sistema, os Sistemas All-in-one se destacam por integrar diversas funcionalidades em uma única plataforma, proporcionando uma solução completa para a gestão empresarial. Quando esses sistemas são integrados com outras ferramentas, passam a fornecer dados mais precisos e informações mais completas.
Exemplos:
- TOTVS
- SAP
4. Assinatura Eletrônica
Ferramentas de assinatura eletrônica permitem a assinatura digital de documentos, simplificando processos burocráticos e agilizando transações.
Quando integradas com outros tipos de sistema, como o CRM de vendas, por exemplo, torna-se possível a automatização da criação dos contratos e o envio deles por e-mail.
Exemplos:
- ZapSign
- ClickSign
- Vindi
5. Comunicação
Sistemas de Comunicação facilitam a interação e colaboração entre equipes, clientes e parceiros. Eles incluem ferramentas de mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e colaboração em tempo real.
A integração entra aqui como uma potencializadora dessa comunicação, enviando notificações e atualizações em tempo real sobre atividades realizadas em diferentes canais.
Exemplos:
- Slack
- Discord
- Twilio
- E-vendas
- Zenvia Canais
- Microsoft Teams
- Meet
6. Gestão de projetos
Esses tipos de sistema auxiliam na organização, planejamento e execução de projetos, promovendo a colaboração entre membros da equipe e o registro de todas as atividades.
Integrar uma plataforma como o ClickUp, por exemplo, com uma ferramenta de comunicação como o Slack, pode aumentar ainda mais a eficiência dos sistemas, mantendo os colaboradores informados em tempo real sobre atualizações, mudanças de prazo e entregas realizadas.
Exemplos:
- ClickUp
- Jira
- Asana
- Trello
- Todoist
- Monday.com
- Airtable
- Contele
- Auvo
7. Análise de dados
Essas ferramentas têm um papel fundamental, permitindo que as empresas compreendam e extraiam insights de grandes conjuntos de dados, de forma mais intuitiva e visual.
Integrar um sistema de BI com as diversas fontes de dados da empresa, por exemplo, permite uma análise mais aprofundada, capacitando as empresas para tomar decisões estratégicas com base em informações precisas e que englobam uma visão 360°.
Exemplos:
- Power BI
- Data Box
- Google Data Studio
- Bigdatacorp
- Plexi
- Tableau
8. Gestão financeira
A gestão financeira é uma parte vital de qualquer empreendimento, e os Sistemas de Gestão Financeira são projetados para simplificar e aprimorar esse processo.
Ao integrar essas soluções com outros tipos de sistema, as empresas ganham eficiência na gestão de suas finanças, garantindo uma visão clara e organizada de suas transações.
Exemplos:
- Conta Azul
- Omie
- Tiny
- Vindi
9. Plataforma de enriquecimentos de dados
Essas ferramentas possibilitam um acesso mais certeiro aos dados de leads, empresas e pessoas.
Muito usados em processos comerciais, sistemas como o Apollo podem ser integrados ao CRM, para enriquecer instantaneamente todo novo lead que for cadastrado, agilizando o processo de atendimento por parte dos vendedores.
Exemplos:
- Apollo
- Lemit
10. Google Workspace
O Google Workspace abrange um conjunto de aplicativos de produtividade e colaboração baseados na nuvem. Integrar esses aplicativos, muito usados no dia a dia das organizações com outros sistemas, trará não apenas agilidade, mas também segurança aos dados ali inseridos.
Exemplos:
- Google Docs
- Google Sheets
- Google Calendar
- Google Drive
- Google Apresentações
- Google Meet
- Google Forms
- Google Fotos
- Gmail
11. Redes Sociais
As redes sociais são parte do nosso dia a dia como consumidores e, por isso, são uma parte integrante das estratégias de marketing e comunicação empresarial.
Ao gerenciar essas plataformas de forma integrada, as empresas adquirem uma visão mais profunda dos seus resultados, interagem com o público de forma automatizada e criam estratégias omnichannel de maneira simplificada.
Exemplos:
- X (Twitter)
- Tik Tok
12. Plataformas de E-commerce
Plataformas de e-commerce são fundamentais para empresas que buscam vender seus produtos ou serviços online.
A integração dessas plataformas com outros tipos de sistema, como CRM e gestão financeira, otimiza a operação e proporciona uma visão unificada do desempenho do negócio, além de simplificar atividades como a emissão de boletos e notas fiscais.
Exemplos:
- Linx
- Tray
- Magazine Luiza
- Shopee
- VTEX
- Mercado Livre
- AliExpress
- Nuvemshop
- WooCommerce
- Loja Integrada
- Shopify
13. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) tem o poder de analisar dados, automatizar tarefas e oferecer insights valiosos. A integração da IA com outros tipos de sistema, como CRM e análise de dados, impulsiona a eficiência operacional e a capacidade de tomada de decisões baseada em dados.
Exemplos:
- SmartHint
- Suri
- Tallos
- ChatGPT
14. Chatbot
Chatbots são ferramentas de automação de conversação que melhoram a interação com clientes, leads e visitantes.
Integrar os seus chatbots com sistemas de CRM e suporte permite uma comunicação mais eficaz e respostas automáticas em tempo real.
Exemplos:
- ChatGuru
- MegaZap
- AlôChat
- ManyChat
- Jivochat
15. O seu sistema!
Citamos alguns exemplos comuns de tipos de sistema que podem ser integrados, mas isso não significa que outros tipos de sistema não podem ser conectados!
Se o seu sistema conta com uma API ou banco de dados, como comentamos no início do artigo, ele pode, sim, ser integrado a outros sistemas da sua empresa. 😉
Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse?
Então nos acompanhe nas redes sociais, estamos sempre compartilhando conteúdos por lá!