IA e produtividade nas empresas: como essa tecnologia levará seu negócio a outro nível de eficiência operacional

eficiência operacional

Descubra como a implementação das IAs aumentará a sua eficiência operacional e tornará sua empresa mais competitiva, produtiva e lucrativa.

A eficiência operacional tem se mostrado um dos grandes desafios e fatores determinantes para o crescimento de um negócio.

Na última década, a tecnologia tornou a competitividade entre empresas dos mais diversos setores extremamente alta, fazendo com que o mercado busque a otimização em todas as áreas do processo produtivo.

Um estudo do Instituto FSB Pesquisa comprovou isso ao apontar que 88% das empresas que realizaram investimentos em tecnologia durante a pandemia COVID-19 obtiveram resultado positivo em seus negócios.

O mesmo estudo apontou que 80% dessas empresas registraram ganhos de produtividade, competitividade e lucratividade, como consequência do investimento em inovações tecnológicas.

Dentre as várias evoluções que temos a nossa disposição, hoje contamos com a Inteligência Artificial. Ao longo desse artigo, veremos o que ela é, porque você precisa utilizá-la na sua empresa e algumas das vantagens que você terá ao implementar essa solução nos seus processos.

O que é inteligência artificial (IA)?

As IAs podem ser definidas como um campo da ciência da computação com foco no desenvolvimento de sistemas e algoritmos que simulem a inteligência humana. Essa tecnologia pode ser utilizada para realizar atividades que antes só poderiam ser realizadas por seres humanos, como:

  • Raciocínio lógico
  • Resolução de problemas
  • Reconhecimento de padrões
  • Aprendizado
  • Percepção visual
  • Linguística
  • Entre outros

Exemplos de IAs

As aplicações são tão amplas quanto a variedade de setores e indústrias que podem usá-las. Alguns dos exemplos mais conhecidos hoje são:

  • Assistentes virtuais
  • Corretor automático do celular
  • Sistemas de recomendação
  • Veículos autônomos
  • Sistemas de detecção de fraudes
  • Jogos de computador
  • Chatbots
  • Algoritmos de redes sociais
  • Ferramentas de reconhecimento facial como Face ID
  • Reconhecimento de voz
  • ChatGPT

O objetivo dessas IAs é realizar tarefas de maneira que a precisão e eficiência operacional aumentem, muitas vezes superando a capacidade humana em termos de velocidade para processar grandes quantias de informação. 

Por isso, apesar de uma IA nunca substituir um ser humano, ela com certeza é uma grande aliada no processo de melhorar a eficiência operacional e maximizar os resultados no dia a dia de uma empresa. Discutiremos algumas formas de fazer isso em breve.

Mas antes, por que você precisa usar a IA na sua empresa?

Dados são os melhores indicadores de sucesso, então que tal conferirmos alguns?

  • O resultado do estudo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, realizado pela BCG (Boston Consulting Group), revelou que mais da metade das empresas que passaram a utilizar IAs em seu dia a dia obtiveram lucros após a adesão.
  • Destas empresas, 11% afirmaram que esses lucros foram elevados.
  • Uma análise do Fórum Econômico Mundial concluiu que cerca de 75% das empresas estão buscando formas de implementar a IA em seus processos. O motivo disso? Muitas dessas empresas afirmaram ser os resultados comprovados que a tecnologia proporciona.

Ainda não está convencido? Vamos analisar um caso mais a fundo:

O primeiro estudo sobre os efeitos da inteligência artificial na vida de funcionários de uma empresa foi divulgado em abril deste ano (2023) e trouxe informações muito interessantes.

Quem realizou essa análise foi o MIT (Massachussetts Institute of Technology) e a Universidade de Stanford, na Califórnia. Eles observaram a produtividade de 5.179 colaboradores de uma empresa de atendimento ao consumidor nas Filipinas, dividindo-os em dois grupos:

  1. Trabalharam com o auxílio da inteligência artificial
  2. Trabalham sem nenhum auxílio de inteligência artificial

A eficiência operacional e produtividade eram medidas com base em quantos problemas eram resolvidos por hora, por cada funcionário. Olha só os resultados:

  • Os que utilizaram a inteligência artificial se aproximaram, em 2 meses, do nível de produtividade dos funcionários com 6 meses de experiência.
  • O desempenho dos que usaram a IA foi 14% melhor dos que não usaram, no mesmo nível de experiência.
  • Os novatos se beneficiaram muito, trabalhando cerca de 35% mais rápido.

Os especialistas responsáveis afirmaram que além destes benefícios, existem outras vantagens indiretas, como, por exemplo, a melhora no grau de satisfação dos clientes, criando um círculo vicioso que mantém os funcionários mais tempo em suas funções (menor rotatividade).

Está vendo? Muito em breve o uso da inteligência artificial será um requisito para as empresas se manterem competitivas no mercado.

Como a IA aumenta a produtividade dos seus colaboradores?

Imagine como seria se cada colaborador da sua empresa tivesse um assistente pessoal.

→ Esse assistente pode realizar pesquisas, coletar informações, fornecer recomendações e revisar textos. Seu colaborar pouparia muito tempo e esforço, não? Então, esse assistente é a inteligência artificial.

Um dos grandes benefícios de ter a tecnologia nesse processo é que existem tarefas que levam tempo e são extremamente cansativas de se realizar, como a transferência manual de dados, por exemplo.

Ter uma aliada nesse processo faz com que os colaboradores possam se dedicar a estratégias e atividades mais certeiras, que contribuirão para a melhoria contínua dos processos, a eficiência operacional e o crescimento da empresa.

Para os benefícios ficarem claros para você, detalharemos alguns deles abaixo.

Automação de tarefas

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Aqui temos um recurso que pode ser utilizado em diferentes departamentos dentro de uma empresa. Por exemplo:

  • Atendimento ao cliente: chatbots possuem a capacidade de responder a perguntas frequentes, fornecer suporte básico e encaminhar dúvidas complexas para atendentes humanos.
  • Gerenciamento de estoque: algoritmos de previsão ajudam a otimizar os níveis de estoque com base no histórico de vendas, tendências sazonais, padrões, entre outros fatores.
  • Automação de processos robóticos (RPA): tarefas repetitivas, como preenchimento de formulários, atualização de bancos de dados e processamento de faturas, podem ser automatizadas usando IA e RPA.
  • Tradução automática: algoritmos de IA traduzem textos de um idioma para outros idiomas diferentes, facilitando a comunicação.

Aderindo a essas soluções, alguns dos benefícios que você e sua empresa passam a ter incluem a maior agilidade e economia de tempo. Ao invés de perder tempo com determinadas tarefas manuais, seus colaboradores podem se dedicar a ações essenciais que não podem ser realizadas por uma tecnologia.

Temos um post em nosso perfil que aponta alguns sintomas de que você precisa automatizar, olha só:

Análise de dados

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Quem já trabalhou ou trabalha com dados sabe como isso não é uma tarefa fácil. Para tornar a rotina um pouco mais descomplicada, a inteligência artificial auxilia em processos como:

  • Detecção de padrões: hoje existem algoritmos que são capazes de identificar padrões complexos em grandes volumes de dados.
  • Tomada de decisão: ao analisar dados e gerar insights sobre tendências futuras, a IA torna-se uma parceira na tomada de decisões estratégicas.
  • Detecção de anomalias: uma resposta rápida a eventos incomuns ou problemas potenciais com certeza poupará sua empresa de muitos gargalos e manterá o acompanhamento dos processos mais eficiente.
  • Otimização de recursos: a IA auxilia na identificação de oportunidades de otimização, como redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria do desempenho geral da empresa.
  • Monitoramento de mídias sociais: há ferramentas de IA que analisam dados em tempo real provenientes de plataformas de mídia social, identificando tendências, padrões e comportamentos.

Com esses recursos a disposição, você terá em mãos informações valiosas para traçar novas estratégias, desenhar planos de ação e aumentar a eficiência operacional.

Personalização

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É fato. Os consumidores estão buscando cada vez mais uma experiência única durante o processo de compra. Você provavelmente já sabe disso. Agora, você já se perguntou como a IA pode ser uma aliada nisso?

Ela analisa os dados de clientes e cria recomendações personalizadas de produtos, conteúdos e ofertas promocionais. Dessa forma, cada cliente terá uma jornada muito mais assertiva ao buscar um produto.

E o melhor, tendo esses dados em mãos, seu time de vendas terá muito mais facilidade em segmentar os clientes, otimizar a precificação, determinar as ofertas, prever churns e saber quando e para quem oferecer um cross-sell ou up-sell. E se você ainda não percebeu, tudo isso aumenta a eficiência operacional e o seu faturamento no fim das contas!

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Como a Amazon usou a IA para aumentar a produtividade e a eficiência operacional

Um exemplo de empresa que utiliza a IA como aliada na produtividade é a Amazon, conhecida como uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. Eles utilizam a Inteligência artificial para otimizar a eficiência operacional de várias maneiras, por exemplo:

  • Recomendações personalizadas: os algoritmos de IA analisam padrões de compra dos clientes e oferecem recomendações personalizadas de produtos com base nos interesses e histórico de compras.
  • Alexa: a Amazon desenvolveu a assistente virtual Alexa, impulsionada pela IA, sendo capaz de responder a perguntas, executar comandos de voz e interagir com dispositivos conectados.
  • Logística e otimização de estoque: algoritmos de aprendizado de máquina são aplicados para prever a demanda de produtos, otimizar o estoque em seus centros de distribuição e traçar rotas de entrega.

IA e integração de sistemas: exemplos reais

Aqui na FiqOn, atendemos um cliente que queria integrar dois sistemas: Slack e ChatGPT. O Slack é uma ferramenta de comunicação entre times e o ChatGPT é uma inteligência artificial muito usada para criação de textos.

Realizamos a integração e hoje nosso cliente consegue utilizar a IA internamente para a realização de pesquisas e desenvolvimento de materiais. Todas as respostas ficam armazenadas em um canal no Slack para consultas posteriores, facilitando o acesso e melhorando a eficiência operacional.

Outro exemplo de integração com IA que realizamos aqui foi conectando o RD Station com o ChatGuru. Através da solução que desenvolvemos, assim que um novo negócio é criado, uma mensagem personalizada é disparada pelo ChatGuru, com base na informação do tipo de negócio do lead.

Também trabalhamos com a integração do Megazap e do Crefaz. Nessa integração, o que acontece é o seguinte: num primeiro momento, o cliente conversa com o chatbot pelo WhatsApp. Após isso, o chatbot ativa a integração e faz uma consulta de crédito no Crefaz.

Você tem interesse em integrar alguma IA com outro sistema do seu negócio?

É fato que a inteligência artificial se tornará (e já está se tornando) parte da rotina das empresas.

Para extrair a eficiência operacional máxima dessa solução, nada melhor do que utilizá-la de forma integrada com os outros sistemas do seu negócio. Clique na imagem abaixo e se cadastre para conversar com um dos nossos consultores sobre a sua demanda!

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Rebeca Costa

Rebeca é copywriter e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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