Conectar diferentes ferramentas para trocarem informações entre si de forma automatizada. Esse pode ser considerado o conceito básico da integração de sistemas.
Essa tecnologia surgiu para suprir a necessidade das empresas que desfrutam dos benefícios de diversos sistemas em seu dia a dia, mas que perdem muito tempo quando o assunto é a comunicação e envio de dados entre eles.
Ações antes realizadas manualmente — desperdiçando tempo e esforço dos colaboradores — hoje se tornaram muito mais simples. E, para que todos os tipos de demanda sejam atendidas, existem tipos de integração de sistemas.
Por que integrar sistemas?
A integração de sistemas oferece uma ampla gama de vantagens e benefícios significativos para as organizações. Ao conectar sistemas diferentes e promover a harmonia entre eles, essa abordagem estratégica resulta em melhorias na eficiência operacional, redução de erros, aprimoramento da experiência do cliente e capacidade aprimorada de tomada de decisões embasadas.
Essa integração permite otimizar fluxos de trabalho e processos internos, eliminando tarefas manuais e repetitivas, o que resulta em maior agilidade e redução de erros.
Além disso, ao compartilhar dados de forma eficiente entre sistemas, as organizações podem obter uma visão abrangente dos clientes, personalizar o atendimento e melhorar a satisfação do cliente. A integração de sistemas também proporciona uma base sólida para o crescimento futuro, permitindo que as organizações se adaptem a mudanças no mercado e aproveitem novas tecnologias e soluções.
Tipos de integração de sistemas
Continue a leitura de hoje e confira o que é cada um dos tipos de integração de sistemas, como ela funciona e para que necessidade é mais recomendada.
Integração banco a banco
Essa é um dos tipos de integração de sistemas mais simples. Aqui ocorre o compartilhamento de um mesmo banco de dados entre sistemas diferentes, por meio de um software responsável por fazer a extração de dados.
É ideal para empresas que têm diferentes sistemas de bancos de dados que precisam se comunicar.
→ Um exemplo é a sua utilização em sistemas de gestão empresarial (ERP), onde é necessário que diferentes módulos do sistema possam se comunicar entre si.
No entanto, essa integração pode ser complexa e requer conhecimentos técnicos avançados para configurar e manter.
Integração via compartilhamento de dados eletrônicos
Esse é um dos tipos de integração de sistemas que requer uma plataforma ou software usado como um tradutor universal, por essa razão é a forma mais complexa de conectar.
Ele irá traduzir as informações de cada ferramenta integrada e repassar para a solução em um fluxo contínuo, ajudando todos os sistemas a entender esses dados.
→ Um exemplo disso é a importação de dados de vendas de uma loja online para um sistema de gerenciamento de estoque. Os dados das vendas são exportados do sistema de e-commerce em um arquivo e importados no sistema de gerenciamento de estoque.
Nesse caso em especial, é preciso haver uma boa gestão da plataforma de integração e de suas funções.
Integração por meio de API
A mais utilizada atualmente. Do inglês “Application Programming Interface”, API é a interface de programação de aplicações, basicamente o motor onde as informações e procedimentos são armazenados e transmitidos para outros softwares.
A integração por meio de API permite que diferentes sistemas se comuniquem diretamente entre si, sem a necessidade de compartilhar arquivos ou usar protocolos de comunicação complexos.
→ É a opção mais moderna e flexível para integrar sistemas, permitindo a transferência de dados em tempo real e criação de integrações personalizadas com sistemas externos, como plataformas de redes sociais e serviços de nuvem.
Independente de qual dos tipos de integração de sistemas que a sua empresa precise, a FiqOn tem o know how necessário para realizar essa conexão.
Em nossas redes sociais sempre compartilhamos conteúdos relacionados à integração. Confira um post relacionado com o tema deste artigo:
➡️ Curtiu esse conteúdo? Então não deixe de conferir: https://fiqon.com.br/checklist-da-integracao-para-escolher-uma-boa-empresa/