7 exemplos de automação e-commerce que você pode aplicar hoje!

Automação e-commerce na área! Fique por dentro das 7 automações que todo e-commerce precisa ter para oferecer a melhor experiência aos seus clientes!

Fato é que o mercado se torna a cada dia mais competitivo, e nessa competição, quem conta com as melhores tecnologias sai na frente disparadamente.

A automatização de processos é uma das formas mais poderosas de aumentar a eficiência e competitividade da sua empresa. Isso acontece porque ela proporciona diversas vantagens ao mesmo tempo, como:

  • Economia de muitas horas de trabalho
  • Precisão no compartilhamento e sincronização de dados
  • Atualização em tempo real de status de atividades
  • Coloca tarefas no piloto automático, permitindo aos colaboradores um uso melhor do seu tempo
  • Entre muitas outras

Entenda mais sobre os benefícios da automação aqui: https://fiqon.com.br/trabalho-manual-vs-automacao-qual-a-opcao-mais-segura/

Por que automatizar processos?

Mesmo com a transformação digital, mais de 88% dos funcionários de dados gastam 60% do seu tempo em processos manuais.

Você tem noção do que poderia ser feito com 88% dos seus colaboradores da área de dados com 60% de tempo a mais, todos os dias?

Com certeza alguns projetos seriam, finalmente, tirados do papel. E mais, os resultados da sua empresa seriam muito mais efetivos.

A automação tem essa capacidade de multiplicar a produtividade e, consequentemente, o faturamento do seu e-commerce.

Agora, confira os 7 exemplos de automação e-commerce que você pode implementar com a FiqOn!

AUTOMAÇÃO E-COMMERCE: CONFIRA OS 7 EXEMPLOS

1️⃣ Sincronização de dados

A maioria dos e-commerces sofre com uma atividade chamada: preenchimento manual de dados. Essa tarefa é altamente prejudicial para a produtividade e agilidade dos processos.

Pense só, um e-commerce precisa de diversas plataformas e sistemas para operar no dia a dia, e, muitas vezes, a sincronização dos dados entre essas ferramentas é feita manualmente por um (ou mais) colaboradores.

Isso atrasa os prazos, desperdiça tempo e ainda causa uma grande confusão de informações.

Quando essa comunicação entre os sistemas é automatizada, todo tipo de dado passa a ser compartilhado e atualizado em tempo real, poupando tempo e aumentando a eficiência do seu processo de venda. Alguns dados que podem ser sincronizados de forma automática são: 

  • Dados cadastrais
  • Estoques
  • Pedidos
  • Preços
  • Status de entrega

2️⃣ Atualização de pedidos

Quando realizamos uma compra que estávamos ansiosos para fazer, passamos nossos dias verificando a localização da mercadoria até que ela chegue, não é?

Ter as atualizações de pedidos informadas em tempo real nas plataformas necessárias já se tornou um requisito para os e-commerces. E a automatização desse processo simplifica todo o processo.

Sistemas automatizados monitoram o ciclo de vida do pedido, desde a confirmação da compra até a entrega ao cliente.

A atualização automática do status do pedido não só informa os clientes sobre o andamento de suas compras, mas também permite que a equipe de atendimento ao cliente atue proativamente em casos de eventuais problemas, como atrasos na entrega.

3️⃣ Recuperação de carrinho abandonado

Você sabia que, apenas em 2021, a taxa de abandono de carrinhos chegou à marca de 69,86%? Um número expressivo como esse merece atenção!

Automatizar o processo de recuperação desses clientes envolve o envio automático de lembretes, mensagens e e-mails personalizados aos clientes que deixaram itens no carrinho, incentivando a conclusão da compra.

Essas mensagens podem conter ofertas especiais, descontos ou informações adicionais sobre os produtos escolhidos, para estimular ainda mais a finalização do pedido.

Gatilhos adicionais como um cronômetro apontando a duração dos descontos trazem escassez e urgência para a oferta, sendo poderosos estimulantes da compra.

Já fizemos esse tipo de automação para um de nossos clientes, olha só como foi: https://fiqon.com.br/na-pratica/mensagens-personalizadas-para-seu-cliente/

4️⃣ Pagamentos

Tradicionalmente, a gestão de pagamentos é feita manualmente, envolvendo a verificação, emissão de notas fiscais e monitoramento do fechamento do pedido.

Automatizar esse processo não apenas acelera a confirmação dos pagamentos, mas também atualiza automaticamente o pedido dentro dos sistemas, agilizando todo o processo.

Para os clientes, isso agiliza a compra e aumenta a segurança nas transações. Para a empresa, simplifica processos internos, reduz o tempo gasto em tarefas manuais e oferece uma camada adicional de proteção contra fraudes e golpes.

5️⃣ Comunicação Omnichannel

A automação desempenha um papel importantíssimo na implementação da comunicação omnichannel.

Ao conectar os diversos canais de comunicação, como o e-commerce, ERP, CRM, chatbot, planilhas, sistemas de pagamento, etc, as empresas conseguem proporcionar uma experiência muito mais rápida e imediata aos seus clientes, além de desbloquear otimizações que não seriam possíveis antes.

Essas otimizações vão da segmentação de clientes até a análise de LTV e estratégias de retenção mais efetivas.

6️⃣ E-mails de notificação

Os e-mails de notificação desempenham um papel essencial na interação contínua com os clientes, oferecendo oportunidades valiosas para fortalecer o relacionamento e impulsionar o engajamento.

Essa forma de comunicação se torna ainda mais efetiva quando os e-mails são automatizados a partir de gatilhos específicos. Algumas práticas de automação eficazes nesse contexto incluem:

  • Boas-vindas + cupom para próxima compra
  • Cupom exclusivo no aniversário
  • Calcular ciclo de venda e enviar e-mails quando um produto está próximo da data prevista para recompra
  • Atualizações sobre a entrega e envio

7️⃣ Processo de faturamento e despacho dos pedidos

Vamos te explicar esse tipo de automação e-commerce através de uma história: nosso cliente relatou que seu grande problema era relacionado a dispor muitos esforços em tarefas repetitivas.

Havia momentos em que os funcionários da empresa precisavam despachar, ou seja, adicionar o código de postagem em mais de 300 pedidos em um mesmo dia. A equipe dele fazia isso 100% manualmente. Era preciso coletar os dados dos compradores, inserindo-os em outra plataforma para emitir a etiqueta e enviar.

Além disso, era necessário faturar, ou seja, verificar manualmente se cada um dos pedidos enviados foram entregues e adicionar no ERP Linx. Só após atestado que estava tudo certo, ele recebia o pagamento do valor.  

Para esse problema ser resolvido de vez, seria preciso integrar as plataformas que ele utilizava.

Rebeca Costa

Rebeca é copywriter e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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