Disparar mensagens personalizadas para seus clientes? Veja como fazer esse processo com integração de sistemas.

No “na prática” de hoje você descobre como resolvemos o problema de um de nossos parceiros relacionado ao disparo de mensagens personalizadas.

Se você está buscando soluções para melhorar o engajamento com seus clientes e a eficiência operacional da sua empresa, vai gostar do conteúdo que lerá por aqui.

Vamos te mostrar um caso real de como a integração de sistemas da FiqOn resolveu o problema de um de nossos parceiros, automatizando o processo de disparo de mensagens personalizadas para os seus clientes. 

Continue lendo para descobrir como foi feita essa integração, na prática.

➧Por que integrar seu ERP com uma plataforma de PABX?

Integrar um sistema ERP com uma plataforma de PABX significa que informações importantes sobre seus processos de negócios e comunicações telefônicas estão conectadas. 

Isso melhora a eficiência operacional, pois os funcionários podem acessar informações relevantes rapidamente, realizar tarefas de forma mais eficiente e economizar tempo.

Da mesma forma, as comunicações internas e externas, desde ligações até as mensagens personalizadas, da empresa passam a ser melhores coordenadas. 

Por exemplo, quando um cliente liga para a empresa, os funcionários podem acessar instantaneamente o histórico desse cliente no sistema ERP, incluindo pedidos anteriores, informações de contato e notas de atendimento ao cliente. 

➥Dica: sempre avalie as necessidades específicas da sua empresa e verifique se essa integração faz sentido para os seus objetivos e processos de negócios.

INTEGRANDO ERP COM O PABX

➤Sobre o nosso cliente

O parceiro que integrou conosco trata-se de um software com ecossistema ERP em nuvem cujo propósito é oferecer o serviço de gestão para empresas de qualquer segmento e tamanho.

❌O problema

Nosso cliente enfrentava o problema de engajamento com o cliente. Ele possuía uma plataforma de comércio eletrônico (OpenCart) e um sistema de telecomunicações (PABX Evacloudd) em sua empresa. 

O desafio estava relacionado à comunicação com os clientes que se cadastravam na plataforma de e-commerce, mas que não concluíam a compra ou enfrentavam dificuldades durante o processo. Os problemas específicos enfrentados pelos clientes incluíam:

  • Clientes que se cadastraram na plataforma, mas não adicionaram produtos ao carrinho.
  • Clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não prosseguiram para o checkout.
  • Clientes que tentaram realizar o checkout, mas tiveram seus cartões de crédito recusados por algum motivo.

O cliente precisava encontrar uma maneira de se comunicar com esses grupos de clientes de forma eficaz e personalizada para oferecer assistência, resolver problemas e, possivelmente, incentivar a conclusão da compra via mensagens personalizadas.

🌐Sistemas utilizados na integração

Opencart: é um sistema para comércio eletrônico com código aberto. É uma solução pronta e gratuita para gestão de loja virtual.

PABX Evacloudd: trata-se de um sistema de telecomunicações usado em empresas e organizações para gerenciar as chamadas telefônicas e mensagens personalizadas internas e externas. 

É responsável por rotear as chamadas telefônicas para os ramais internos, permitindo que os funcionários se comuniquem uns com os outros e com chamadores externos.

✅ A solução, na prática

Na prática, desenvolvemos uma integração no formato API e Banco de Dados para esse nosso cliente. 

Esta integração visa automatizar o contato com os clientes que se cadastram na plataforma de e-commerce (OpenCart) do cliente.  

A integração envia informações para o sistema PABX, que é uma central telefônica, sobre clientes que: 

  • Apenas se cadastraram sem adicionar produtos ao carrinho.
  • Adicionaram produtos ao carrinho, mas não prosseguiram para o checkout. 
  • Tentaram realizar o checkout, mas tiveram seu cartão recusado por algum motivo.

Dessa forma, os clientes conseguiam entrar em contato com a empresa, e ter auxílio na situação, resolvendo os problemas que eles enfrentaram.

A seguir, você confere, na prática, o passo a passo dessa integração e como a FiqOn desenvolveu os fluxos para esse caso.

  1. Obtendo campanhas do PABX: o processo começa com a obtenção de informações sobre as campanhas no sistema PABX. Essas campanhas são armazenadas em uma variável temporária $.TEMP para uso posterior. Isso é necessário para utilizar os ‘helpers’ devido à desativação da verificação SSL (um protocolo de segurança) em algumas requisições. Após a realização da requisição, os dados são salvos no armazenamento interno.

Após isso, a integração foi dividida em três campanhas distintas:

Campanha Novos Clientes (Boas-Vindas)

  1. O fluxo inicia com a busca de clientes que se cadastraram no último mês e não possuem itens no carrinho de compras.
  2. Em seguida, são procuradas campanhas existentes no PABX (uma plataforma de comunicação) com base na última sincronização. Essa sincronização é o resultado da execução do evento “Obtendo campanhas do PBX”. 
  3. Em seguida, procuram-se os mailings atuais por meio de ‘helpers’, uma vez que não é possível desativar a verificação SSL. Para contornar isso, cria-se um novo agente HTTPS e define-se a opção ‘rejectUnauthorized’ como ‘false’. Depois de extrair a lista de mailings, a integração verifica se existem mailings (listas de contatos) ativos para a campanha atual.
  4. Com base nessa informação, os conteúdos (mensagens personalizadas) são montados para serem enviados ao mailing existente ou será preciso criar um novo mailing, caso todos estejam desativados.
    • A decisão sobre qual ação tomar é baseada no valor armazenado em $.TEMP_1.arquivamento. Assim, podemos enviar um novo mailing com todos os contatos já existentes ou enviar os contatos para o mailing que foi identificado como ativo.
  5. Por fim, os dados dos clientes, como ID e telefone, são salvos no banco de dados para evitar que sejam processados na próxima execução do fluxo.

Campanha Compras Reprovadas

  1. Neste caso, há um comando que consulta o banco de dados da OpenCart para listar pedidos realizados com cartão de crédito e que possuem status de reprovados.
  2. Os produtos de cada pedido são agrupados, o valor total é calculado e as informações do cliente e do endereço são incluídas. 
  3. Em seguida, são procuradas campanhas existentes no PABX com base na última sincronização realizada. Para isso é preciso executar o evento “Obtendo campanhas do PBX”. 
  4. A integração verifica se existem mailings ativos para a campanha atual por meio de ‘helpers’, uma vez que não é possível desativar a verificação SSL. Para contornar isso, cria-se um novo agente HTTPS e define-se a opção ‘rejectUnauthorized’ como ‘false’. Depois de extrair a lista de mailings, é possível determinar se há ou não mailings ativos para a campanha em questão. 
  5. Com base nessa informação, os conteúdos (mensagens personalizadas) a serem enviados aos clientes são montados.
  6. A decisão sobre qual ação tomar é baseada no valor armazenado em $.TEMP_1.arquivamento.
  7. Assim, podemos enviar um novo mailing com todos os contatos já existentes ou enviar os contatos para o mailing que foi identificado como ativo.
  8. Por fim, os dados dos clientes, como ID e telefone, são salvos no banco de dados.

Campanha: Produtos no Carrinho

  1. Neste caso, a integração busca, no banco de dados da OperCart, os clientes com carrinhos de compras não finalizados criados nos últimos 7 dias.
  2. As informações detalhadas dos clientes e dos produtos em seus carrinhos são retornadas, o valor total do carrinho é calculado e o endereço do cliente é organizado em um único campo.
  3. Carrinhos que já foram convertidos em pedidos são excluídos da busca.
  4. Finalmente, os resultados são agrupados, por cliente, para uma visualização mais organizada.
  5. Em seguida, são procuradas campanhas existentes no PABX com base na última sincronização.
    1. Essa sincronização é o resultado da execução do evento “Obtendo campanhas do PBX”. 
  6. A integração verifica se existem mailings ativos para a campanha atual.
  7. Em seguida, há a busca dos mailings atuais por meio de ‘helpers’, uma vez que não é possível desativar a verificação SSL.
  8. Para contornar isso, cria-se um novo agente HTTPS e define-se a opção ‘rejectUnauthorized’ como ‘false’. 
  9. Depois de extrair a lista de mailings, é possível determinar se há ou não mailings ativos para a campanha em questão.
  10. Com base nessa informação, os conteúdos (mensagens personalizadas) a serem enviados aos clientes são montados.
    1. A decisão sobre qual ação tomar é baseada no valor armazenado em $.TEMP_1.arquivamento. 
    2. Assim, podemos enviar um novo mailing com todos os contatos já existentes ou enviar os contatos para o mailing que foi identificado como ativo.
  11. Os dados dos clientes, como ID e telefone, são mais uma vez salvos no banco de dados para evitar processamento repetido.

Veja como ficou o escopo dessa integração:

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Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
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