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No “na prática” de hoje você descobre como resolvemos o problema de um de nossos parceiros relacionado ao disparo de mensagens personalizadas.
Se você está buscando soluções para melhorar o engajamento com seus clientes e a eficiência operacional da sua empresa, vai gostar do conteúdo que lerá por aqui.
Vamos te mostrar um caso real de como a integração de sistemas da FiqOn resolveu o problema de um de nossos parceiros, automatizando o processo de disparo de mensagens personalizadas para os seus clientes.
Continue lendo para descobrir como foi feita essa integração, na prática.
➧Por que integrar seu ERP com uma plataforma de PABX?
Integrar um sistema ERP com uma plataforma de PABX significa que informações importantes sobre seus processos de negócios e comunicações telefônicas estão conectadas.
Isso melhora a eficiência operacional, pois os funcionários podem acessar informações relevantes rapidamente, realizar tarefas de forma mais eficiente e economizar tempo.
Da mesma forma, as comunicações internas e externas, desde ligações até as mensagens personalizadas, da empresa passam a ser melhores coordenadas.
Por exemplo, quando um cliente liga para a empresa, os funcionários podem acessar instantaneamente o histórico desse cliente no sistema ERP, incluindo pedidos anteriores, informações de contato e notas de atendimento ao cliente.
➥Dica: sempre avalie as necessidades específicas da sua empresa e verifique se essa integração faz sentido para os seus objetivos e processos de negócios.
INTEGRANDO ERP COM O PABX
➤Sobre o nosso cliente
O parceiro que integrou conosco trata-se de um software com ecossistema ERP em nuvem cujo propósito é oferecer o serviço de gestão para empresas de qualquer segmento e tamanho.
❌O problema
Nosso cliente enfrentava o problema de engajamento com o cliente. Ele possuía uma plataforma de comércio eletrônico (OpenCart) e um sistema de telecomunicações (PABX Evacloudd) em sua empresa.
O desafio estava relacionado à comunicação com os clientes que se cadastravam na plataforma de e-commerce, mas que não concluíam a compra ou enfrentavam dificuldades durante o processo. Os problemas específicos enfrentados pelos clientes incluíam:
- Clientes que se cadastraram na plataforma, mas não adicionaram produtos ao carrinho.
- Clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não prosseguiram para o checkout.
- Clientes que tentaram realizar o checkout, mas tiveram seus cartões de crédito recusados por algum motivo.
O cliente precisava encontrar uma maneira de se comunicar com esses grupos de clientes de forma eficaz e personalizada para oferecer assistência, resolver problemas e, possivelmente, incentivar a conclusão da compra via mensagens personalizadas.
🌐Sistemas utilizados na integração
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Opencart: é um sistema para comércio eletrônico com código aberto. É uma solução pronta e gratuita para gestão de loja virtual.
PABX Evacloudd: trata-se de um sistema de telecomunicações usado em empresas e organizações para gerenciar as chamadas telefônicas e mensagens personalizadas internas e externas.
É responsável por rotear as chamadas telefônicas para os ramais internos, permitindo que os funcionários se comuniquem uns com os outros e com chamadores externos.
✅ A solução, na prática
Na prática, desenvolvemos uma integração no formato API e Banco de Dados para esse nosso cliente.
Esta integração visa automatizar o contato com os clientes que se cadastram na plataforma de e-commerce (OpenCart) do cliente.
A integração envia informações para o sistema PABX, que é uma central telefônica, sobre clientes que:
- Apenas se cadastraram sem adicionar produtos ao carrinho.
- Adicionaram produtos ao carrinho, mas não prosseguiram para o checkout.
- Tentaram realizar o checkout, mas tiveram seu cartão recusado por algum motivo.
Dessa forma, os clientes conseguiam entrar em contato com a empresa, e ter auxílio na situação, resolvendo os problemas que eles enfrentaram.
A seguir, você confere, na prática, o passo a passo dessa integração e como a FiqOn desenvolveu os fluxos para esse caso.
- Obtendo campanhas do PABX: o processo começa com a obtenção de informações sobre as campanhas no sistema PABX. Essas campanhas são armazenadas em uma variável temporária $.TEMP para uso posterior. Isso é necessário para utilizar os ‘helpers’ devido à desativação da verificação SSL (um protocolo de segurança) em algumas requisições. Após a realização da requisição, os dados são salvos no armazenamento interno.
Após isso, a integração foi dividida em três campanhas distintas:
Campanha Novos Clientes (Boas-Vindas)
- O fluxo inicia com a busca de clientes que se cadastraram no último mês e não possuem itens no carrinho de compras.
- Em seguida, são procuradas campanhas existentes no PABX (uma plataforma de comunicação) com base na última sincronização. Essa sincronização é o resultado da execução do evento “Obtendo campanhas do PBX”.
- Em seguida, procuram-se os mailings atuais por meio de ‘helpers’, uma vez que não é possível desativar a verificação SSL. Para contornar isso, cria-se um novo agente HTTPS e define-se a opção ‘rejectUnauthorized’ como ‘false’. Depois de extrair a lista de mailings, a integração verifica se existem mailings (listas de contatos) ativos para a campanha atual.
- Com base nessa informação, os conteúdos (mensagens personalizadas) são montados para serem enviados ao mailing existente ou será preciso criar um novo mailing, caso todos estejam desativados.
- A decisão sobre qual ação tomar é baseada no valor armazenado em $.TEMP_1.arquivamento. Assim, podemos enviar um novo mailing com todos os contatos já existentes ou enviar os contatos para o mailing que foi identificado como ativo.
- Por fim, os dados dos clientes, como ID e telefone, são salvos no banco de dados para evitar que sejam processados na próxima execução do fluxo.
Campanha Compras Reprovadas
- Neste caso, há um comando que consulta o banco de dados da OpenCart para listar pedidos realizados com cartão de crédito e que possuem status de reprovados.
- Os produtos de cada pedido são agrupados, o valor total é calculado e as informações do cliente e do endereço são incluídas.
- Em seguida, são procuradas campanhas existentes no PABX com base na última sincronização realizada. Para isso é preciso executar o evento “Obtendo campanhas do PBX”.
- A integração verifica se existem mailings ativos para a campanha atual por meio de ‘helpers’, uma vez que não é possível desativar a verificação SSL. Para contornar isso, cria-se um novo agente HTTPS e define-se a opção ‘rejectUnauthorized’ como ‘false’. Depois de extrair a lista de mailings, é possível determinar se há ou não mailings ativos para a campanha em questão.
- Com base nessa informação, os conteúdos (mensagens personalizadas) a serem enviados aos clientes são montados.
- A decisão sobre qual ação tomar é baseada no valor armazenado em $.TEMP_1.arquivamento.
- Assim, podemos enviar um novo mailing com todos os contatos já existentes ou enviar os contatos para o mailing que foi identificado como ativo.
- Por fim, os dados dos clientes, como ID e telefone, são salvos no banco de dados.
Campanha: Produtos no Carrinho
- Neste caso, a integração busca, no banco de dados da OperCart, os clientes com carrinhos de compras não finalizados criados nos últimos 7 dias.
- As informações detalhadas dos clientes e dos produtos em seus carrinhos são retornadas, o valor total do carrinho é calculado e o endereço do cliente é organizado em um único campo.
- Carrinhos que já foram convertidos em pedidos são excluídos da busca.
- Finalmente, os resultados são agrupados, por cliente, para uma visualização mais organizada.
- Em seguida, são procuradas campanhas existentes no PABX com base na última sincronização.
- Essa sincronização é o resultado da execução do evento “Obtendo campanhas do PBX”.
- A integração verifica se existem mailings ativos para a campanha atual.
- Em seguida, há a busca dos mailings atuais por meio de ‘helpers’, uma vez que não é possível desativar a verificação SSL.
- Para contornar isso, cria-se um novo agente HTTPS e define-se a opção ‘rejectUnauthorized’ como ‘false’.
- Depois de extrair a lista de mailings, é possível determinar se há ou não mailings ativos para a campanha em questão.
- Com base nessa informação, os conteúdos (mensagens personalizadas) a serem enviados aos clientes são montados.
- A decisão sobre qual ação tomar é baseada no valor armazenado em $.TEMP_1.arquivamento.
- Assim, podemos enviar um novo mailing com todos os contatos já existentes ou enviar os contatos para o mailing que foi identificado como ativo.
- Os dados dos clientes, como ID e telefone, são mais uma vez salvos no banco de dados para evitar processamento repetido.
Veja como ficou o escopo dessa integração:
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