E-commerce integrado: automatizando o processo de faturamento e despacho dos pedidos.

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No conteúdo de hoje você entende, na prática, como a integração de sistemas pode ajudar a automatizar os processos de faturamento e despacho de pedidos no seu e-commerce.

À medida que o e-commerce continua a prosperar, a demanda por eficiência operacional, agilidade e precisão no despacho e faturamento de pedidos tornou-se essencial para o sucesso de qualquer comércio eletrônico.

É nesse contexto que a integração de sistemas emerge como uma solução essencial para atender a essas demandas e garantir uma experiência de compra otimizada para os consumidores. 

No artigo de hoje você conhecerá o caso de um dos nossos clientes que precisava fazer com que os seus sistemas envolvidos no processo de despacho e faturamento de pedidos trocassem informações de forma automática. 

Por que automatizar um e-commerce?

A automação oferece uma série de vantagens que impactam positivamente a operação do negócio e a experiência do cliente. 

Uma das razões é justamente porque esse processo elimina tarefas manuais repetitivas, como a entrada de dados. Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz erros humanos, garantindo maior precisão em áreas críticas, como faturamento, gestão de estoque e despacho de pedidos.

E foi justamente nessa questão que o cliente que contaremos a história hoje precisou de integração. Confira a seguir o problema enfrentado pelo nosso parceiro e qual solução criamos.

INTEGRANDO O PROCESSO DE FATURAMENTO E DESPACHO DE PEDIDOS

Sobre o nosso cliente

O nosso parceiro é uma loja online que vende produtos de grandes marcas  com diferenciais como: consultoria personalizada, conforto e uma experiência agradável ao cliente.

O problema

O nosso cliente nos relatou que seu grande problema era relacionado a dispor muitos esforços em tarefas repetitivas. 

Havia momentos em que os funcionários dessa empresa precisavam despachar, que diz respeito a adicionar o código de postagem, dados gerados nos Correios, em mais de 300 pedidos em um mesmo dia. 

A equipe dele fazia isso 100% manualmente. Era preciso coletar os dados dos compradores, inserindo-os em outra plataforma para emitir etiqueta e enviar.

Além disso, era necessário faturar, ou seja, verificar manualmente se cada um dos pedidos enviados foram entregues e adicionar no ERP Linx. Só após atestado que estava tudo certo, ele recebia o pagamento do valor.  

Para esse problema ser resolvido de vez, seria preciso integrar as plataformas que ele utilizada. 

Sistemas utilizados na integração:

  • Linx: o sistema Linx ajuda as empresas a gerenciar suas operações de vendas, estoque, finanças e outras áreas relacionadas ao comércio.
  • SGP Web: esse é um sistema de gestão de postagens 100% online
  • Correios: empresa de serviços postais e de entrega.
  • Sheets: um sistema usado para criar, editar e compartilhar planilhas online. 

A solução, na prática

Vamos te mostrar um passo a passo de como a FiqOn mudou esse processo e poupou muito tempo do nosso cliente.

O ERP da Linx é onde estão concentrados todos os pedidos que esse nosso parceiro tem na loja dele, independente do canal de vendas. Lá chega uma fila desses pedidos a qual não havia uma forma automatizada de gerar o rastreio da encomenda. 

Se antes, para o nosso cliente fazer o envio, ele tinha que ir lá nos correios gerar a etiqueta de rastreio, coletar informação e adicioná-la manualmente no SGP que é o sistema que ele usa para gerenciar esse tipo de informação. E ainda por cima, retornar para o sistema Linx e colocar lá na própria Linx de novo que o pedido foi enviado, agora a FiqOn mudou totalmente o processo.

Criamos um fluxo que realizava essas ações:

Pegamos todos pedidos: em primeiro momento selecionamos os pedidos

de uma fila específica, essa, enviada pelo nosso cliente.

2º Contato com os correios: a integração coleta esse pedido e envia para os Correios, e ali é gerada a etiqueta. No sistema da empresa de postagens marcamos que houve uma “pré-postagem”, ou seja, um aviso para os Correios de que a loja enviará esse produto. 

3º Inserção de informação no SGP:  após isso, cadastramos as informações de postagem no SGP Web atestando que foi feito esse envio.

4º Linx: por fim, o fluxo retorna para Linx e marca o status do produto como enviado.

EXTRA:

Criamos também um segundo fluxo para esse nosso cliente. 

A ideia foi criar um segundo fluxo responsável por verificar todas as entregas que esse primeiro fluxo fez. 

Assim, tudo marcado como enviado, ele fica observando e, quando de fato é entregue pelos correios ao comprador, o próprio fluxo automaticamente troca o status na Linx e marca como entregue. 

Isso agiliza o faturamento do nosso cliente, isto porque o valor cobrado pelo produto só é liberado para ele quando a encomenda de fato é entregue. Sem integração, ele precisava verificar se isso acontecia manualmente. 

Veja como ficou o escopo dessa integração:

O que acha de ter uma integração como essa no seu e-commerce?

A FiqOn pode criar um fluxo de integração semelhante a esse para o seu e-commerce, e para que isso aconteça você só precisa se tornar parceiro da FiqOn, a integradora de sistemas que pode agilizar os processos do seu e-commerce.

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Você conhecerá a FiqOn enquanto conversa com um dos nossos especialistas sobre as possibilidades de integração para o seu negócio.

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Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
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