Automação comercial: é isso que você precisa saber para começar!

Entenda o que é automação comercial, suas vantagens, exemplos de como aplicar e muito mais!

A automação comercial nunca foi tão importante para as empresas quanto agora.

Segundo o Índice de Automação de Trabalho 2022, o 4° departamento que mais automatiza processos dentro das organizações é o de Operações de vendas.

O mesmo estudo afirmou que, à medida que as empresas otimizam seus pipelines e criam canais mais direcionados, as operações de vendas passam a ser um alvo maior para automação.

Ao conectar aplicações em áreas como vendas, marketing e suporte, as equipes de vendas ganham uma visão 360° dos clientes e prospects que permite que eles personalizem os argumentos de venda e aproveitem melhor as oportunidades de up-sell e cross-sell.

No artigo de hoje, veremos o que é exatamente a automação comercial, como ela funciona e alguns exemplos reais de como você pode usá-la na sua empresa.

Boa leitura e boas vendas!

O que é automação comercial?

A automação comercial se refere à utilização de ferramentas, processos e softwares especializados para colocar tarefas dentro do setor comercial no piloto automático.

Essa tecnologia é especialmente valiosa para empresas que lidam com um volume considerável de vendas, estoques, contabilidade e outras operações diárias, sendo aplicável de diferentes maneiras a cada realidade.

Ao adotar soluções de automação comercial, os negócios passam a economizar tempo, reduzir erros e melhorar a eficiência operacional, além de outras vantagens competitivas que vamos falar agora!

As 8 principais vantagens da automação comercial

  1. Eficiência Operacional: a automação comercial permite a execução rápida e simultânea de diversas tarefas, da gestão de estoque ao processamento de transações, tornando os processos mais eficientes.
  1. Redução de Erros manuais: ao diminuir a dependência de atividades humanas, a automação reduz os erros de entrada de dados, cálculos e registros, garantindo mais precisão nas operações.
  1. Agilidade: a automação comercial acelera o processo de geração de contratos e pagamentos, agilizando as transações e contribuindo para a maior satisfação dos clientes.
  1. Controle: ferramentas integradas de controle financeiro facilitam a gestão de contas a pagar, contas a receber e outras atividades contábeis.
  1. Integração de Canais: negócios que operam em diversos canais, como lojas físicas e online, podem integrar suas operações e proporcionar uma experiência de compra Omnichannel aos clientes.
  1. Personalização: ajuda na personalização do atendimento ao cliente, oferecendo promoções e ofertas direcionadas com base no histórico de compras e outros interesses.
  1. Fidelização e Retenção: possibilita a criação de programas de fidelidade e recompensas baseados no ciclo de compra, incentivando os clientes a comprarem mais vezes.
  1. Escalabilidade: automatizar processos reduz custos operacionais a longo prazo, melhorando a escalabilidade, competitividade e lucratividade do negócio.

Níveis da automação comercial

High-touch

Envolve uma automação limitada e uma interação humana significativa. Nesse cenário, as operações são em grande parte realizadas por pessoas, com o suporte de sistemas automatizados para facilitar e otimizar os processos.

Um exemplo clássico é um serviço de atendimento ao cliente, onde os clientes podem interagir com representantes para resolver problemas, obter informações detalhadas ou receber suporte personalizado.

Embora haja algumas automações, a intervenção humana é crucial para proporcionar uma experiência personalizada e de alta qualidade ao cliente.

Low-touch

Há uma combinação de automação e interação humana. Isso significa que algumas tarefas são automatizadas, mas ainda requerem supervisão ou intervenção ocasional de funcionários. 

Por exemplo: num sistema de automação de vendas online, os clientes podem fazer as compras pela internet, mas se precisarem, terão acesso a um suporte humano para resolver problemas ou questões mais complexas.

Esse nível de automação é comumente encontrado em negócios que oferecem produtos ou serviços personalizados, nos quais a interação humana é essencial para entender as necessidades dos clientes.

No-touch 

Aqui os processos são completamente automatizados, sem a necessidade de intervenção humana. Isso significa que as operações são executadas automaticamente, sem a necessidade de qualquer interação manual.

Um exemplo prático é o uso de máquinas de venda automática, onde os clientes compram produtos sem a assistência de um atendente.

Este nível de automação é altamente eficiente e geralmente é aplicado em situações onde as transações são simples e padronizadas.

Exemplos de automação comercial, na prática

Existem diversas formas de aplicar a automação comercial na sua empresa. As possibilidades vão da implementação de alguns sistemas até a reorganização do processo como um todo, olha só:

  • Utilização de um CRM para acompanhamento de cadência dos leads gerados pelo marketing
  • Uso de ferramentas de automação de e-mail, que automatizam o envio de e-mails promocionais, newsletters e lembretes
  • Aplicação de Inteligência artificial na revisão de textos e elaboração de respostas
  • Pontos de venda (PDVs) com a opção de autoatendimento
  • Implementação de chatbots para facilitar a comunicação com leads e clientes
  • Uso de sistemas de agendamento online, reduzindo o tempo de espera
  • Integração com os sistemas do marketing e financeiro

Os primeiros itens você provavelmente já ouviu falar. Agora, que tal falarmos um pouco mais sobre esse último tópico?

Integração de sistemas & automação comercial

Em nosso artigo “Potencialize sua eficiência comercial com essas 4 estratégias de vendas” falamos sobre a importância de oferecer um atendimento imediato às pessoas interessadas na sua solução:

Por exemplo, este ano (2023), a OmniChat lançou o Chat-commerce Report 2022, um estudo completo sobre os canais de mensageria com base na análise dos dados de mais de 18 milhões de conversas, com mais de 400 marcas.
Para descobrir se a agilidade de atendimento impacta nas vendas, e qual é a proporção deste impacto, foi analisada a relação entre o Tempo Médio de Espera e a Taxa de Conversão em Vendas. Olha só a descoberta desta análise:



As melhores taxas de conversão em vendas estão diretamente relacionadas com o tempo médio de espera.
Leia mais em: https://fiqon.com.br/estrategias-de-vendas-aumentando-eficiencia-comercial/ 

Vemos que estar disponível para as pessoas em todos os canais onde elas te procuram é de extrema importância, e atendê-las com eficiência e agilidade também são pontos cruciais.

E, nesse caso, como centralizar as informações coletadas nas redes sociais, chatbot, histórico do CRM e tantas outros pontos de comunicação?

A resposta é simples: integrando todas essas fontes de dados!

É nesse aspecto que a integração se mostra tão importante. A automação comercial só será realmente eficiente se todas as informações dos clientes e leads estiverem centralizadas e cooperando com a sua equipe de vendas.

Não basta contar com um chatbot, por exemplo, se seu SDR precisará acessar as informações ali coletadas de lead por lead. Isso só vai fazê-lo perder ainda mais tempo.

Existem muitos outros motivos para você incluir a integração de sistemas no dia a dia da sua equipe comercial!

Saiba como a FiqOn pode ajudar a automação comercial do seu negócio

Para encerrarmos esse artigo, eis uma curiosidade sobre os clientes da FiqOn: eles conseguiram reduzir em 40% o tempo do seu ciclo de venda!

Exatamente, a integração de sistemas é extremamente poderosa. E se você quiser saber mais sobre esse universo, pode nos acompanhar nas redes sociais, é só clicar aqui embaixo e seguir:

Rebeca Costa

Rebeca é copywriter há cerca de 3 anos e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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