Pare de passar vergonha frente a concorrência. Esses 3 tipos de integração deixarão o seu software muito mais robusto e insuperável no mercado.
Você provavelmente sabe que a integração de sistemas descomplica muitas atividades de rotina dentro de uma empresa de software. Mas, quais são os tipos de integração mais importantes? Quais realizar primeiro para ter um produto mais robusto?
Nós estudamos algumas possibilidades, e chegamos a 3 tipos de integração que toda empresa de software precisa ter para oferecer um produto mais completo e, por consequência, aumentar suas vendas.
Esses tipos de integração são: integração de IAs, integração para visualizar métricas e integração financeira – falaremos detalhadamente sobre cada uma delas ao longo do artigo.
Ao adotar esses três tipos de integração essenciais em seu software, você estará investindo não apenas na sua competitividade, mas também no aprimoramento da experiência do usuário e no seu crescimento.
Não há concorrência que supere um produto com qualidade superior e uma organização interna bem definida.
Integração de IA
A IA tem revolucionado diversos setores e, no desenvolvimento de softwares, não é diferente. Dentre os tipos de integração, esse é um dos mais personalizáveis. Ao incorporar recursos de IA ao seu software, você abrirá um mundo de possibilidades para aprimorar suas soluções e impulsionar o sucesso da sua empresa.
As inteligências artificiais vão das mais simples às de alto nível de complexidade, como, por exemplo:
- Assistentes de voz como Alexa e Siri
- Algoritmos de redes sociais
- Ferramentas de reconhecimento facial como Face ID
- Corretor automático do celular
- Reconhecimento de voz
- Algoritmos e sistemas de recomendação
- ChatGPT
- Chatbots
- Algoritmos de Aprendizado de Máquina
No que diz respeito à robustez do seu software, os diferentes tipos de integração de recursos avançados proporcionados pela IA fortalecerão a eficiência e a precisão da sua solução.
Seu software poderá detectar padrões complexos, identificar anomalias e antecipar problemas antes que se tornem críticos. Isso resulta em mais estabilidade, segurança e confiabilidade para o seu produto. Confira abaixo mais alguns benefícios dessa integração:
→ Melhoria da eficiência do produto
A IA pode automatizar tarefas repetitivas e demoradas, permitindo que os usuários tenham uma experiência mais agradável dentro do software.
E mais que isso, algoritmos de IA podem executar análises de dados em larga escala de forma rápida e precisa, acelerando processos e aumentando a eficiência operacional. Com isso, fica mais fácil encontrar oportunidades e pontos de melhoria no seu software.
→ Personalização e experiência do usuário aprimorada
Quando alguém que você não conhece chega até você para conversar, quanto mais vocês trocam informações e ideias, mais profunda e assertiva fica a comunicação, não é?
O mesmo acontece com a inteligência artificial. Ela pode aprender com o comportamento dos usuários conforme estes a utilizam.
Ao integrá-la com o seu software, é possível oferecer experiências personalizadas aos usuários, adaptando o software às suas preferências e necessidades específicas. Isso resulta numa melhor experiência para o cliente.
→ Detecção de padrões e anomalias
Algoritmos de IA podem ser treinados para identificar padrões e anomalias nos dados. Isso é especialmente útil em softwares que lidam com grandes quantidades de informações, como detecção de fraudes, monitoramento de segurança e análise de dados.
A integração de IA permite uma detecção mais rápida e precisa, melhorando a segurança e minimizando riscos.
→ Inovação e diferenciação competitiva
Integrações de IAs em um software pode ser uma fonte de inovação e diferenciação competitiva para uma empresa de software.
A capacidade de oferecer recursos avançados baseados em IA atrai novos clientes, aumenta a participação de mercado e fortalece a posição da empresa no nicho em que atua.
Exemplo prático dos tipos de integração: A integração do ChatGPT com o seu software pode funcionar como um ambiente de tira-dúvidas para que seus usuários realizem pesquisas.
Integração para visualizar métricas
O motivo de esse ser um dos 3 tipos de integração essenciais não é difícil de entender.
Dentro de uma empresa, existem diferentes dados residindo em fontes isoladas ou em formatos distintos. Essas informações, quando integradas e centralizadas num único local, permitem a visualização precisa e exata do que está acontecendo.
Em casos analíticos, por exemplo, um único relatório pode levar horas para ser desenvolvido e ainda com chances de erros de digitação ou de preenchimento. Isso porque são várias contas, sites, planilhas, reformatações e limpezas a serem realizadas antes da dita análise.
Com a integração de todas essas fontes de dados, você tem em uma única tela todas as informações necessárias para análises assertivas. E ainda garante:
→ Monitoramento em tempo real
É possível monitorar aspectos como o tempo de resposta do sistema, a utilização de recursos, o número de usuários ativos e diversos outros indicadores relevantes.
Esse acesso constante aos dados 24 horas por dia proporciona um acompanhamento dos processos muito mais preciso.
→ Detecção de problemas
Imagine que houve um aumento repentino no tempo de resposta do sistema, isso pode indicar uma sobrecarga ou um bug no código.
Com um dos tipos de integração que permitem a visualização de dados de fontes diferentes, é possível detectar esses problemas extremamente cedo e tomar medidas para resolvê-los antes que causem impactos negativos nos usuários ou no negócio.
→ Otimização de desempenho
Com integrações que permitem análises mais aprofundadas, a empresa identifica rapidamente padrões de uso, preferências dos usuários e áreas de maior demanda, orientando o desenvolvimento futuro do produto.
Por exemplo, com base nos dados de utilização do software, é possível identificar recursos pouco utilizados e decidir se eles devem ser removidos ou aprimorados.
→ Aumento da satisfação do cliente
A melhoria contínua do desempenho e a correção proativa de problemas também contribuem para aumentar a satisfação do cliente, demonstrando que a empresa se preocupa com a qualidade e a experiência do usuário.
Exemplo prático dos tipos de integração: Integrar o seu CRM, plataforma de anúncios e sistema de dashboards irá proporcionar uma análise muito mais completa do andamento das suas campanhas de marketing.
Ou, ainda, integrar os diferentes sistemas relacionados aos clientes e ao funcionamento do software mostrará com mais exatidão como se dá o uso do produto e suas funcionalidades mais utilizadas.
Integração financeira
Você já parou para pensar em quantas informações são criadas, acompanhadas e acessadas diariamente apenas nesse setor? Olha só:
- Orçamentos
- Prazos
- Contas bancárias
- Planejamento mensal e anual
- Pagamentos
- Relação com investidores
- Fluxo de caixa
- Tesouraria
- Emissão de notas fiscais
- Gestão de metas
- Gestão de impostos
- Receitas e despesas
- Compliance
Gerir tantas informações originadas diariamente, em locais tão diferentes, pode ser uma missão complexa, e, também, perigosa.
Mas perigosa em que sentido? Me refiro a responsabilidade e ao grau de importância que esse setor possui. Pensando nisso, dentre os tipos de integração, essa se mostra não apenas um meio de assegurar que todas as informações sejam armazenadas e transferidas com exatidão, mas também de garantir a proteção para que nada seja perdido pelo caminho.
Com esse tipo de integração, você conecta sistemas de pagamento, processa transações seguras e automatiza tarefas financeiras, garantindo a robustez e a confiabilidade do seu software em todas as etapas do processo, da venda à fidelização dos usuários. Outras vantagens da integração financeira, são:
→ Gerenciamento financeiro centralizado
Todas as operações financeiras são acompanhadas de um só lugar. Isso facilita o acesso e o gerenciamento dos dados, como registros de transações, saldos de contas, relatórios financeiros e análises.
Com informações financeiras atualizadas e precisas, a empresa pode tomar decisões que trarão melhores resultados.
→ Previsibilidade
Obtendo acesso a informações financeiras em tempo real e dados precisos sobre receitas, despesas, fluxo de caixa e outras métricas financeiras relevantes, você conseguirá fazer previsões mais precisas e confiáveis sobre sua situação financeira futura.
→ Melhoria do fluxo de caixa
Fica muito mais fácil acompanhar pagamentos de clientes, faturamento, prazos, contas a pagar e receitas.
A empresa pode identificar possíveis gargalos, antecipar problemas de fluxo de caixa e tomar medidas proativas para otimizar o desempenho financeiro.
→ Segurança
Isso é especialmente importante quando se trata de dados confidenciais dos clientes, como informações de pagamento e detalhes de transações.
Além disso, a integração pode fornecer aos clientes acesso a dados atualizados sobre faturas, histórico de pagamentos e saldos de contas, o que aumenta a transparência e a confiança.
Exemplo prático dos tipos de integração: Integrar os seus sistemas para tornar a emissão de notas fiscais automática, poupando muito tempo e tornando esse processo mais ágil.
Você já possui esses tipos de integração?
O seu software ainda não possui esses 3 tipos de integração básicos?
Então está na hora de se tornar parceiro de uma plataforma com know how e especialização nesse serviço, como a FiqOn. Algumas das nossas exclusividades incluem:
→ Nosso time tem um convite especial para você: clique na imagem abaixo e faça agora mesmo um teste da nossa plataforma, de forma totalmente gratuita e sem compromissos.
Você conhecerá a FiqOn enquanto explora as possibilidades e tipos de integração para o seu software!