Integração de sistemas: vale mais a pena fazer esse processo manual ou terceirizar?

 integração manual ou terceirizada
Descubra se é mais vantajoso fazer a integração manual ou terceirizada entre seus sistemas.

Conforme a sua empresa cresce, alguns processos precisam ser incorporados para agilizar as operações, seja inserindo mais sistemas de ERP, controle de dados, CRM, entre outros. Por mais que haja melhora de um lado, esse processo afeta diretamente no aumento do trabalho manual, afinal você terá que passar informações de uma plataforma para outra mais vezes.

São nesses momentos que as instituições procuram soluções para evitar processos internos falhos e repetitivos e automatizar essas tarefas, e acabam se deparam com os benefícios da integração de sistemas. Entendendo essas facilidades, há aquelas que tentam integrar seus sistemas de forma interna, já outras procuram terceirizar esse serviço.

Mas no fim das contas? É melhor a integração manual ou terceirizada? Nesse artigo você entenderá qual a melhor forma de realizar esse procedimento.

O que é integração e como ela te ajuda no dia a dia? 

Existem diversas ferramentas e plataformas criadas com objetivos diferentes, e por isso, não funcionam da mesma forma. Cada uma delas tem o seu papel para o desenvolvimento dos negócios, e exercem suas funções muito bem, porém isoladas.

Mas qual o problema disso?

Você tem vários sistemas inseridos na rotina da sua empresa visando que tudo funcione como o planejado, mas chega um momento que é muito difícil gerenciar com todas elas ao mesmo tempo, são muitas informações para analisar, dados para transferir e organizar e isso acaba dificultando seu trabalho.

Neste momento, a integração de sistemas surge para te auxiliar. Este é um processo que visa conectar diferentes sistemas ou softwares para que eles passem a trocar informações e dados como se fosse um único sistema.

Você permite que duas ou mais ferramentas utilizadas para gerenciar os processos da sua empresa conversem, trocando comandos.

Quer conferir um conteúdo aqui no blog que explica detalhadamente como é esse processo, e o que é preciso para integrar? Confira nosso ebook abaixo:

 integração manual ou terceirizada

 Hoje a integração de sistemas não é uma novidade, e sim necessidade de qualquer empresa que almeja um crescimento exponencial. 

Agora que você já entendeu o que é integração de sistemas e decidiu de uma vez por todas inserir esse processo na sua empresa, mas eu tenho certeza que o seu questionamento agora é: será que eu devo pedir para que o meu time interno de desenvolvedores realize a integração entre os meus sistemas ou é mais interessante terceirizar esse serviço e procurar uma empresa especialista no assunto?

A seguir, vamos te explicar a diferença entre a integração manual ou terceirizada para que você opte pela melhor opção para a sua realidade.

Integração manual ou terceirizada? Entenda as diferenças.

Integração manual ou terceirizada

Integração interna (manual)

Proponho imaginarmos o seguinte cenário: Você precisa integrar o seu ERP com o CRM e decidiu que vai deslocar o seu time interno de desenvolvedores para realizar essa demanda.

Para desenvolver a integração do zero de forma interna, leva em torno de 3 meses, isso de acordo com qual sistema você deseja integrar (alguns setores demoram mais). Esse tempo diz respeito a todo o desenvolvimento da integração, comunicação com a API ou banco de dados dos softwares que você deseja conectar, período de teste e avaliação de efetividade. Caso não funcione como o esperado, o tempo para corrigir as falhas e erros pode ser ainda maior.

Custo?

O custo provavelmente seria um valor pago a mais (além do salário) ao desenvolvedor para criar a ferramenta. Esses colaboradores geralmente cobram por hora trabalhada, ou seja, é um valor mais elevado. 

Suporte?

Esse desenvolvedor também deve dar suporte na ferramenta, que claro, é passível de erros em qualquer momento, então seria um investimento duradouro e contínuo.

Após todo esse processo o seu sistema pode estar funcionando perfeitamente, porém, meses após a sua solicitação. Os problemas de falta de automação que você identificou hoje na sua empresa, perduraram meses até que a sua solução funcionasse. 

Integração externa (terceirizada)

Aqui imaginemos o mesmo caso: você ainda precisa integrar um CRM com ERP, mas decidiu que procurará uma empresa que forneça o serviço de integração.

O tempo para a empresa entrar em contato com você, entenda a sua demanda e forneça uma solução é muito menor.

Vou te dar o exemplo da FiqOn: a nossa plataforma leva poucas semanas para fazer com que sua integração funcione perfeitamente.

Isso porque seguimos a seguinte rota:

Integração manual ou terceirizada

Neste tempo precisa apenas configurar os periféricos, ou seja, API, via banco a banco, compartilhamento de dados eletrônicos e ainda, API. 

Mas, por que essa diferença tão gritante de tempo?

A empresas especializadas em oferecer o serviço de integração já lidam com demandas vindas de diversos setores todos os dias, assim, para facilitar o trabalho contam com uma série de plugins já conectados, testados e funcionando sem falhas.

Enquanto o seu time interno está desenvolvendo do 0, essas integradoras já tem um know-how gigantesco em integração, por isso, oferecem um serviço de qualidade num tempo efetivamente menor.

E quanto ao valor?

As integradoras ofertam seus serviços por meio de mensalidade conforme os planos que a empresa necessitar, seja ele mais básico, expert ou premium. A FiqOn, por exemplo, não cobra por requisições utilizadas, nem setup, você apenas precisará arcar com a integração em si, ou seja, o processo de conectar o sistema A com o sistema B efetuado dentro da nossa plataforma. 

Suporte?

Todos os clientes que desejam realizar integrações internamente garantem, sem acréscimo de valor no plano, o acompanhamento de uma equipe especialista para resolver qualquer falha e tirar as dúvidas que surgirem. 


Deu para entender a diferença de realizar a integração manual ou terceirizada?

Se você deseja ter o auxílio de uma empresa especialista nesse processo, temos um convite para te fazer:

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma demonstração da nossa plataforma, de forma totalmente gratuita e sem compromissos.

Você conhecerá a FiqOn enquanto conversa com um dos nossos especialistas sobre as possibilidades de integração para o seu negócio. Esperamos você!

Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
Compartilhe