Processo ágil: 3 integrações para quem aplica Growth Hacking

Tenha um processo ágil de Growth Hacking implementando essas 3 integrações. Para todos os segmentos, uma verdadeira alavanca de crescimento.

Se você aplica Growth Hacking provavelmente já ouviu falar ou até mesmo já implementa soluções de automação e integração de sistemas.

→ Mas, você já se perguntou se está perdendo oportunidades de usar essa alavanca de forma ainda mais eficiente?

É nisso que queremos te ajudar nesse artigo! Trouxemos as TOP 3 integrações que toda empresa que aplica Growth Hacking precisa ter para destravar os seus processos.

E mais, cada uma delas foi sugerida pelo nosso embaixador oficial: Gabriel Costa, conhecido como Mineiro.

Ele é um dos maiores players de Growth do país e se juntou a FiqOn para mostrar como a integração pode destravar o crescimento de uma empresa.

→ Inclusive, temos um presente para você ao final deste artigo, não perca!

CONHEÇA AS TOP 3 INTEGRAÇÕES

📢 INTEGRAÇÃO 1: Marketing + Vendas

Marketing e Vendas são setores que precisam estar em constante comunicação, e quem aplica Growth Hacking precisa ter isso em mente. Afinal, eles são complementares e interdependentes entre si, além de serem responsáveis por grande parte dos resultados da empresa.

Sem o marketing, o time de vendas não tem para quem vender. E sem o time de vendas, o marketing não sabe o que fazer com os leads gerados. Essa conexão é tão importante que há uma metodologia focada unicamente nisso, chamada Vendarketing.

Seu objetivo é proporcionar um processo ágil de vendas, com muito mais agilidade e fluidez dos dados. Afinal, fazer com que os sistemas desses times se comuniquem é tão importante quanto fazer com que os times em si o façam.

Isso traz uma inteligência muito maior entre a geração e a passagem do lead pra vendas. Você envia os caras certos, pros vendedores certos, na hora certa, em piloto automático.

Exemplos

ActiveCampaign + Agendor 

Com essa integração, você consegue sincronizar os dados de contatos em ambos os sistemas, criar negócios a partir de gatilhos específicos, gerar contratos, entre muitas outras possibilidades.

LinkedIn Lead Ads + Pipedrive

A partir da conexão dessas duas ferramentas, você consegue tornar a criação de negócios e contatos instantânea.

Google Sheets + Leadlovers + Hubspot CRM

Algumas plataformas, como a FiqOn, permitem integrações com mais de dois sistemas. Nesse exemplo conseguimos fazer com que os contatos inseridos no Google Sheets sejam criados no Leadlovers e atualizados sincronizadamente com a evolução no Hubspot.

RD Station CRM + Conta Azul

Integrando essas ferramentas, cada oportunidade criada/vendida/perdida no RD Station CRM é atualizada no Conta Azul em piloto automático.

Benefícios

Conectar os sistemas de marketing e vendas trará muitos benefícios para o ciclo de venda como um todo. Por exemplo:

  • Menor tempo de atendimento dos leads, aumentando as chances de conversão
  • Processo ágil de transferência dos leads (envio automático entre sistemas)
  • Eliminação do trabalho manual desnecessário para que ambas as equipes foquem nos resultados
  • Automatização de processos, melhorando a eficiência como um todo

💰 INTEGRAÇÃO 2: Vendas + Jurídico + Financeiro

Já imaginou como seria incrível automatizar o processo que acontece após o cliente decidir fechar? Gerar contratos, emitir notas e tudo mais? 

Geralmente várias pessoas são envolvidas nas etapas desse processo, preenchendo campos, enviando arquivos, esperando outra pessoa realizar uma atividade para então realizar a sua, etc., etc., etc.

Mas tudo isso pode ser muito mais rápido e eficiente com integração dos sistemas de vendas, jurídico e financeiro. Olha só um como fica o pós-venda integrado:

Deu ganho no CRM

Gera o contrato automaticamente

Envia para o sistema financeiro

Emite a nota / cobrança

Envia os documentos pro cliente

Contabiliza o cliente no sistema quando a assinatura eletrônica é feita

Exemplos

Omie + Zapsign

Quando conectamos essas duas ferramentas, torna-se possível registrar contratos assinados no Zapsign dentro do financeiro do Omie, automaticamente e em tempo real.

Stripe + Focus NFe 

Essa integração torna a emissão de notas fiscais um processo ágil e muio mais simples.

PipeDrive + Clicksign + Conta Azul

Assim que o contato é considerado ganho no Pipedrive, um contrato é criado no Clicksign e enviado ao cliente. Quando todas as assinaturas são feitas, o documento é enviado e atualizado na Conta Azul.

Benefícios

Essas integrações são alavancas poderosas para quem aplica Growth Hacking. Automatizando esses processos você vai:

  • Processo ágil por evitar muitos erros
  • Trazer velocidade no processo pós-venda
  • Garantir fluidez nas atividades
  • Melhorar o fluxo de caixa da sua empresa
  • Não deixar dinheiro na mesa

🤝 INTEGRAÇÃO 3: Comunicação Interna + Gestão de Processos

No Growth Hacking, se tem duas coisas que buscamos incansavelmente são: a eficiência e a redução de retrabalhos.

Pensando nisso, sabe aquele sistema que a sua empresa usa pra lançar as tarefas e atividades? Integrar essa ferramenta com a sua comunicação interna vai te ajudar (e muito) nesses dois aspectos.

Isso acontece porque a comunicação vai ser muito mais fluida, assim como o fluxo de informações. Quem nunca teve problemas com um cliente por causa de uma demanda de que foi realizada fora do prazo ou de forma diferente do solicitado?

Com integração esse tipo de problema é eliminado, e, portanto, as atividades passam a ser feitas com muito mais eficiência e precisão.

Exemplos

Asana + Discord

Com essa integração, fica muito mais fácil se comunicar com os times sobre as tarefas e atividades, podendo, inclusive, gerar notificações no Discord a cada nova tarefa no Asana.

ClickUp + Slack + ChatGPT 

Essa integração reduz muito o tempo desde a criação de uma tarefa no ClickUp, até a sua entrega.

Isso porque assim que uma task é criada, os responsáveis são notificados no Slack, podendo utilizar o canal do ChatGPT dentro do próprio Slack para registrar todas as pesquisas e informações coletadas.

Da mesma forma, quando a task for entregue, os responsáveis também são notificados (isso pode ser feito para tasks e subtasks!).

Gmail + Trello

Com essas duas ferramentas conectadas, notificações, avisos e atualizações são enviadas instantaneamente a cada criação e/ou modificação de cards dentro do Trello.

Benefícios

Comunicação é a base de um processo ágil. Os benefícios que essa integração traz para o seu time vão muito além de informações organizadas, olha só:

  • Agilidade e precisão na troca de informações
  • Redução de ruídos na comunicação, pois todos serão notificados constantemente
  • Alinhamento sobre o andamento das demandas e seus respectivos prazos
  • Registros e atualizações instantâneas
  • Fluxo de trabalho muito mais produtivo, afinal, todos vão saber quando as tarefas anteriores foram realizadas, para logo iniciar a sua parte e seguir adiante

→ E um detalhe importante!

A integração vai manter os dados sincronizados BIDIRECIONALMENTE, ou seja, qualquer alteração feita em um sistema é refletida no outro e vice-versa, garantindo a consistência e a atualização dos dados em ambas as fontes.

🎁 Temos uma excelente notícia para você que busca um processo ágil!

Você encontra essas 3 integrações no Guia de Integração aplicada ao Growth, material produzido pelo Gabriel Mineiro em parceria com a gente.

O Gabriel é nosso embaixador oficial, conhecido como um dos maiores players do mercado de Growth do Brasil. No guia abordamos temas como:

  • Os 8 fundamentos do Growth
  • Gestão mais eficiente com integração
  • 4 integrações que todo líder de Marketing e Growth precisa fazer para destravar as alavancas de crescimento
  • Integração e Growth na prática

Quer conferir tudo o que ele trouxe de conteúdo e a 4.ª integração recomendada por ele? Então clique na imagem abaixo e acesse agora mesmo o seu guia. É 100% gratuito!

Rebeca Costa

Rebeca é copywriter e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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