Vendarketing: uma estratégia que visa unir o setor de vendas e marketing para otimizar os resultados da sua empresa.

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Descubra o que é o vendarketing e entenda como aumentar as vendas do seu negócio aproximando os setores de marketing e vendas

Hoje mais do que nunca, as empresas precisam estar constantemente em movimento.

Os processos estão cada vez mais rápidos e a tecnologia evolui a cada dia. Isso traz urgência para que as empresas tenham departamentos organizados, integrados e ágeis.

Segundo estudos do Aberdeen Group, empresas com times de marketing e vendas alinhados crescem 20% ao ano, enquanto empresas que não adotam essa estratégia têm uma queda de receita de 4% ao ano.

Ou seja, aplicar o Vendarketing se tornou um fator essencial para o crescimento do seu negócio. Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é o Vendarketing?

O termo Vendarketing vem do inglês, “Smarketing” (sales + marketing), e nada mais é do que a união entre os setores de marketing e vendas em uma empresa.

Fazer com que esses setores trabalhem juntos é extremamente vantajoso, e logo veremos o porquê. Mas, primeiramente, abordaremos suas funções de forma individual.

Marketing x Vendas

Marketing e vendas têm a mesma finalidade: vender. Contudo, cada time opera de formas diferentes ao longo do processo:

Time de Marketing

  • Responsável pelo branding
  • Gerencia os canais de comunicação
  • Realiza campanhas com o objetivo de atrair leads

Time Comercial

  • Prospecta novos clientes
  • Desenvolve estratégias de venda
  • Realiza o processo de venda dos leads captados pelo marketing

Com isso em mente, diversas empresas perceberam que alinhando esses setores é possível extrair o máximo de cada função e, assim, atingir resultados exponenciais.

Os três pilares dessa estratégia

O que torna essa estratégia eficiente? Colocar vários funcionários em uma sala e esperar que eles trabalhem de maneira produtiva entre si provavelmente não irá funcionar.

Para te ajudar a aplicar o Vendarketing no seu negócio, confira quais são os 3 pilares que não podem ficar de fora:

1. Integração

Ao integrar os sistemas dos seus times de vendas e marketing, a comunicação entre eles será muito mais rápida, prática e com exatidão nos dados enviados. Nenhum lead será perdido e horas de trabalho serão poupadas.

Quer uma dica? Comece por aqui! Afinal, com as integrações operando, sobra mais tempo para que você e seus colaboradores planejem as próximas estratégias de Vendarketing.

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Além disso, você pode levar a integração para os demais setores do seu negócio e otimizar os seus processos na totalidade.

2. Comunicação

A troca de experiências, informações e aprendizados com certeza poupará todos de muitos erros pelo caminho.

Separe um tempo para que os times compartilhem as suas diferentes percepções, e novos insights irão surgir. Podem ser realizados relatórios, dinâmicas, estudos de dados e outras atividades que contribuam para o alinhamento de todos.

Com relação à frequência, esses momentos podem ser semanais ou quinzenais, conforme a disponibilidade dos times.

3. Colaboração

É importante deixar claro o propósito de todos estarem ali para não surgir rivalidade entre os setores. Todos estão ali para ajudar a empresa a crescer, todos fazem parte de um grande time: a empresa.

Propor momentos de interação entre marketing e vendas para que compartilhem suas técnicas, estratégias e pontos de vista com certeza aumentará o conhecimento de todos a respeito de sua importância no processo de venda. Incentive-os a ajudar uns aos outros.

CRM, integração e Vendarketing

Imagine o seguinte cenário: seu time de marketing possui um CRM para ter controle da entrada de leads e seu time comercial conta com um CRM diferente para gerenciar a cadência de contatos.

Os leads vindos do marketing são passados para o time de vendas manualmente. O problema é que isso demanda muito tempo e esforço, pois é uma atividade que precisa ser feita constantemente para não perder nenhuma oportunidade.

Você se identifica com essa situação?

O que poucos sabem é que a melhor solução para isso é a integração. Com ela, o processo manual de passar os leads de um CRM para outro é automatizado, enviando informações imediatamente. Isso poupa muito tempo, e evita que informações sejam perdidas no meio do caminho.

Um exemplo de como a integração de CRMs pode alavancar as vendas de uma empresa é o caso da 3C Plus, uma de nossas empresas parceiras:

Quais os benefícios do Vendarketing para o seu negócio?

  • As metas de venda são atingidas mais facilmente
  • Melhor experiência para os potenciais clientes
  • Os processos dos setores são aperfeiçoados
  • Melhor mensuração dos resultados e estratégias
  • O ROI fica descomplicado e os dados se tornam mais claros
  • Mais agilidade e produtividade para ambas as partes

Ou seja… 

Aplicar a estratégia de Vendarketing trará eficiência aos seus processos, alinhamento entre os seus times e, com certeza, muito mais vendas para o seu negócio.

Aliado à integração dos seus sistemas, essa estratégia se torna a peça-chave para alavancar os seus resultados de uma vez por todas.

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Rebeca Costa

Rebeca é copywriter e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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