
Hoje mais do que nunca, as empresas precisam estar constantemente em movimento.
Os processos estão cada vez mais rápidos e a tecnologia evolui a cada dia. Isso traz urgência para que as empresas tenham departamentos organizados, integrados e ágeis.
Segundo estudos do Aberdeen Group, empresas com times de marketing e vendas alinhados crescem 20% ao ano, enquanto empresas que não adotam essa estratégia têm uma queda de receita de 4% ao ano.
Ou seja, aplicar o Vendarketing se tornou um fator essencial para o crescimento do seu negócio. Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
O que é o Vendarketing?
O termo Vendarketing vem do inglês, “Smarketing” (sales + marketing), e nada mais é do que a união entre os setores de marketing e vendas em uma empresa.
Fazer com que esses setores trabalhem juntos é extremamente vantajoso, e logo veremos o porquê. Mas, primeiramente, abordaremos suas funções de forma individual.
Marketing x Vendas
Marketing e vendas têm a mesma finalidade: vender. Contudo, cada time opera de formas diferentes ao longo do processo:
Time de Marketing
- Responsável pelo branding
- Gerencia os canais de comunicação
- Realiza campanhas com o objetivo de atrair leads

Time Comercial
- Prospecta novos clientes
- Desenvolve estratégias de venda
- Realiza o processo de venda dos leads captados pelo marketing

Com isso em mente, diversas empresas perceberam que alinhando esses setores é possível extrair o máximo de cada função e, assim, atingir resultados exponenciais.
Os três pilares dessa estratégia
O que torna essa estratégia eficiente? Colocar vários funcionários em uma sala e esperar que eles trabalhem de maneira produtiva entre si provavelmente não irá funcionar.
Para te ajudar a aplicar o Vendarketing no seu negócio, confira quais são os 3 pilares que não podem ficar de fora:
1. Integração:
Ao integrar os sistemas dos seus times de vendas e marketing, a comunicação entre eles será muito mais rápida, prática e com exatidão nos dados enviados. Nenhum lead será perdido e horas de trabalho serão poupadas.
Quer uma dica? Comece por aqui! Afinal, com as integrações operando, sobra mais tempo para que você e seus colaboradores planejem as próximas estratégias de Vendarketing.

Além disso, você pode levar a integração para os demais setores do seu negócio e otimizar os seus processos na totalidade.
2. Comunicação:
A troca de experiências, informações e aprendizados com certeza poupará todos de muitos erros pelo caminho.
Separe um tempo para que os times compartilhem as suas diferentes percepções, e novos insights irão surgir. Podem ser realizados relatórios, dinâmicas, estudos de dados e outras atividades que contribuam para o alinhamento de todos.
Com relação à frequência, esses momentos podem ser semanais ou quinzenais, conforme a disponibilidade dos times.
3. Colaboração:
É importante deixar claro o propósito de todos estarem ali para não surgir rivalidade entre os setores. Todos estão ali para ajudar a empresa a crescer, todos fazem parte de um grande time: a empresa.
Propor momentos de interação entre marketing e vendas para que compartilhem suas técnicas, estratégias e pontos de vista com certeza aumentará o conhecimento de todos a respeito de sua importância no processo de venda. Incentive-os a ajudar uns aos outros.
CRM, integração e Vendarketing
Imagine o seguinte cenário: seu time de marketing possui um CRM para ter controle da entrada de leads e seu time comercial conta com um CRM diferente para gerenciar a cadência de contatos.
Os leads vindos do marketing são passados para o time de vendas manualmente. O problema é que isso demanda muito tempo e esforço, pois é uma atividade que precisa ser feita constantemente para não perder nenhuma oportunidade.
Você se identifica com essa situação?
O que poucos sabem é que a melhor solução para isso é a integração. Com ela, o processo manual de passar os leads de um CRM para outro é automatizado, enviando informações imediatamente. Isso poupa muito tempo, e evita que informações sejam perdidas no meio do caminho.
Quais os benefícios do Vendarketing para o seu negócio?
- As metas de venda são atingidas mais facilmente
- Melhor experiência para os potenciais clientes
- Os processos dos setores são aperfeiçoados
- Melhor mensuração dos resultados e estratégias
- O ROI fica descomplicado e os dados se tornam mais claros
- Mais agilidade e produtividade para ambas as partes
Ou seja…
Aplicar a estratégia de Vendarketing trará eficiência aos seus processos, alinhamento entre os seus times e, com certeza, muito mais vendas para o seu negócio.
Aliado à integração dos seus sistemas, essa estratégia se torna a peça-chave para alavancar os seus resultados de uma vez por todas.
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