Esses são os 7 mitos sobre automatização que te fazem perder dinheiro todos os dias

Automatização

Descubra o que é automatização, os 7 mitos mais perigosos de se acreditar e as razões pelas quais você deveria implementar essa solução.

Convivemos com a tecnologia todos os dias. Seja ao acordarmos, lendo as notícias no celular, usando o GPS, pedindo um lanche, comprando aquela peça de roupa que queríamos faz tempo, até durante a rotina de trabalho.

No contexto empresarial, a automatização surgiu como uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência, a produtividade e o crescimento das organizações.

Porém, apesar dos inúmeros benefícios comprovados, ainda existem alguns mitos que envolvem o conceito de automatização e que podem impedir que muitas empresas aproveitem seu potencial máximo.

Neste artigo, vamos abordar sete desses mitos e explorar a verdade por trás da automatização. Vamos analisá-los e explicar como empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar dessa solução.

MITO 1: Automação e automatização são a mesma coisa

Esse é um dos mitos em que as pessoas mais acreditam. Apesar da pronúncia e escrita serem semelhantes, automação e automatização não são a mesma coisa, olha só:

AUTOMATIZAÇÃO: termo mais específico usado para descrever o processo de usar a tecnologia para tornar um sistema ou processo automático, isto é, o desenvolvimento de mecanismos para que determinada função funcione automaticamente.

Ou seja, a automatização está relacionada à implementação de ações automáticas em um sistema, que auxiliem em atividades que anteriormente exigiam intervenção 100% manual.

→ Exemplo: automatização do envio de dados de leads do CRM de Marketing para o comercial.

AUTOMAÇÃO: é o uso de tecnologia para executar tarefas ou processos de forma autônoma, sem intervenção direta do ser humano.

→ Exemplo: automação de sistemas de controle em edifícios para ajustar a temperatura e a iluminação com base em sensores.

Um processo automatizado pode depender de uma ação humana inicial, ou ser parte de um processo maior, enquanto na automação, o processo é 100% automático.

Por exemplo, um ventilador pode ser automatizado para que, a partir do clique em determinado botão, ele comece a ventilar. Já uma automação seria como deixar um horário pré-definido para que o ventilador ligue, funcione e desligue, sem depender de nenhuma ação humana.

MITO 2: Só empresas grandes podem automatizar

Esse mito é um tanto quanto complexo. Toda e qualquer empresa que possua mais de dois sistemas utilizados em seu dia a dia pode automatizar alguma coisa. O número de automatizações cresce juntamente com o seu negócio, mas isso não significa que apenas empresas grandes podem automatizar.

Concordemos quanto ao seguinte: não adianta de nada você contar com uma solução super robusta e não aproveitar nem 30% dela, assim como não compensa implementar soluções tão básicas que em pouco tempo você precisará trocá-las.

Você deseja ver sua empresa crescendo? A automatização vai ser sua aliada nesse processo, comece o quanto antes e não use o “porte” da sua empresa como desculpa, isso só te faz perder tempo (e dinheiro)!

MITO 3: “Meu time dá conta do jeito que estamos hoje”

Se seu time “dá conta” ao invés de “se superar”, você precisa urgentemente automatizar alguns processos.

A automatização não substitui a sua equipe, mas a complementa e poupa tempo realizando tarefas de forma muito mais rápida enquanto seus colaboradores focam no que realmente importa: resultado.

Liberar tempo e recursos para que esses profissionais se concentrem em atividades de maior valor agregado, como análise, resolução de problemas e tomada de decisões estratégicas fará a produtividade ser muito maior.

MITO 4: Automatizar vai tirar oportunidades de emprego de outras pessoas

Uma crença comum dos líderes e gestores é que a automatização leva à perda de empregos. Porém, apesar de ser verdade que a automatização substitui certas tarefas e funções, ela também cria novas oportunidades e demanda por habilidades diferentes.

Se analisarmos historicamente, a automatização sempre levou à transformação do trabalho, com algumas funções sendo substituídas, mas outras surgindo em seu lugar. Então, não faz sentido deixar de automatizar por conta disso, seria como escolher se atrasar em relação à concorrência.

MITO 5: Os processos da minha empresa são diferentes, vai ser difícil automatizar

A maioria das empresas pensa isso, mas no fundo, os negócios não são tão diferentes ao ponto de não ser possível automatizar alguma coisa ou de não existir uma solução capaz de ajudá-la.

Em todos (se não a maioria) dos times de marketing há um sistema de disparo de e-mails, na gestão, um ERP, no time comercial, um CRM, entre tantos outros aspectos. Então, se você acreditava nesse mito, agora você sabe a verdade.

Além disso, esse mito só existe na mente de quem ainda não conhece a FiqOn. Nossa plataforma não apenas automatiza processos, mas faz isso de forma 100% personalizada pra sua necessidade, não importa que demanda você possua.

MITO 6: Automatizar é muito caro

Esse mito geralmente é um dos maiores obstáculos que impedem empresas de começar a automatizar. Porém, você já se perguntou o que você perde ao deixar de realizar esse processo?

Só a ineficiência nos processos suga de 20 a 30% do faturamento de uma empresa todos os meses, de acordo com informações do Business Efficiency For Dummies.

Aposto que 20-30% do seu faturamento nem se compara ao valor do investimento em automações e automatizações, não é? Ao invés de “gastar dinheiro” automatizando, você está recuperando!

MITO 7: Automatizar não é seguro

Temos um post em nosso perfil que fala exatamente sobre isso, dá só uma olhada:

E aí? Ainda acha que a automatização tornará seus dados menos seguros?

Motivos para investir na automatização dos seus processos

Ok, acabamos de te mostrar vários mitos sobre automatização e talvez você esteja se perguntando: o que posso ter certeza que é verdade sobre automatização?

Pensando nisso, nós trouxemos os 5 principais benefícios e motivos para você investir na automatização dos seus processos!

MOTIVO 1: Dados mais fáceis de acessar

Com a automatização, os sistemas podem coletar, armazenar e processar dados de maneira organizada e eficiente. Isso elimina a necessidade de procurar manualmente informações em documentos físicos ou planilhas desatualizadas, economizando tempo e reduzindo a probabilidade de erros humanos.

Por exemplo, imagine uma empresa que automatiza seu sistema de gerenciamento de estoque. Os dados de inventário são atualizados em tempo real, facilitando o acesso aos níveis de estoque atualizados, histórico de vendas e informações sobre demanda dos produtos.

MOTIVO 2: Eliminação de erros e retrabalhos

A automação reduz a dependência de tarefas manuais suscetíveis a erros humanos, proporcionando maior precisão e confiabilidade nos processos. Ao substituir tarefas repetitivas por sistemas automatizados, o risco de erros de digitação, omissões ou falhas de comunicação é drasticamente reduzido.

Por exemplo, uma empresa de contabilidade que automatiza o processamento de faturas e pagamentos elimina falhas comuns, como erros de cálculo ou inserção de dados incorretos, minimizando a necessidade de retrabalho e garantindo a precisão dos registros financeiros.

MOTIVO 3: Redução de custos

A automatização leva a uma redução significativa nos custos, uma vez que elimina a necessidade de recursos humanos para realizar tarefas manuais e repetitivas. Além disso, a redução de erros e retrabalhos resulta em economia de tempo e recursos, evitando gastos desnecessários.

Por exemplo, uma empresa de logística que automatiza o processo de rastreamento de remessas pode reduzir custos com mão de obra e minimizar erros no registro e na localização de pacotes, evitando a necessidade de reenvio de encomendas perdidas.

MOTIVO 4: Fiscalização dos projetos em tempo real

A automatização permite monitorar e acompanhar projetos e processos em tempo real. Com isso, é possível rastrear o progresso, identificar possíveis gargalos e tomar ações corretivas de forma imediata.

Isso proporciona uma visão muito mais abrangente do status do projeto, melhorando a comunicação entre as equipes e garantindo que todas as etapas sejam concluídas de acordo com o planejado.

Por exemplo, uma empresa de construção que utiliza um software de gestão de projetos automatizado pode monitorar o andamento das atividades, verificar prazos, identificar possíveis atrasos e realocar recursos de maneira eficiente para cumprir os objetivos do projeto.

MOTIVO 5: Melhor experiência para o cliente

Ao implementar chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, as empresas passam a oferecer suporte automatizado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Isso permite que os clientes tenham respostas de forma instantânea para suas dúvidas e problemas. Isso melhora a satisfação do cliente, pois ele não precisa esperar pelo suporte apenas em horário comercial e pode ter uma assistência em tempo real.

Comece agora!

Automatização

Se você usa mais de dois sistemas na sua empresa e ainda não começou a automatizar processos, está na hora de se tornar parceiro de uma empresa com know how e especialização nesse segmento, como a FiqOn.

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Você conhecerá a FiqOn enquanto explora as possibilidades de automatização para o seu negócio. Esperamos você.

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Rebeca Costa

Rebeca é copywriter há cerca de 3 anos e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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