Integração entre Marketing e Comercial? Descubra como funciona esse fluxo!

Entenda os benefícios e diferenciais que o seu negócio terá ao realizar a integração entre marketing e comercial

Entenda os benefícios e diferenciais que o seu negócio terá ao realizar a integração entre marketing e comercial

Muito se discute no meio empresarial sobre estratégias de crescimento, KPIs e metodologias de trabalho. Porém, quando se trata de comunicação entre setores, observamos que muitas empresas não dão a devida importância a essa estratégia.

O que isso tem a ver com Marketing e Vendas? Simplesmente tudo.

Esses dois times se conectam durante o processo de venda. O Marketing capta os leads que serão atendidos pelo Comercial e, se a troca de informações entre eles não for efetiva, você corre o risco de perder dados, leads e o pior, vendas.

Para acabar de vez com a falta de comunicação entre esses departamentos, a integração entre Marketing e Vendas surgiu.

Ao longo deste artigo, explicaremos o passo a passo do fluxo de integração entre marketing e comercial e todos os benefícios que ele trará para o seu negócio.

Falta de comunicação: a receita para o desastre

Segundo um estudo do Project Management Institute Brasil (PMI), realizado com 300 grandes empresas brasileiras, em 76% delas o fracasso de projetos teve como principal motivo falhas na comunicação.

Ou seja, esse é um pilar que deve ser considerado em todo negócio que busca um crescimento estável

O interessante é que, por vezes, essas falhas de comunicação poderiam ser solucionadas com a integração de sistemas e automatização de processos, que além de melhorar a troca de informações, desencadeiam uma série de outros benefícios.

Vantagens da integração entre Marketing e Comercial

A união entre os setores de Marketing e Vendas também pode ser chamada de Vendarketing. Publicamos um artigo que trata exclusivamente desse conceito, confira em:

Vendarketing: Uma estratégia que visa unir o setor de vendas e marketing para otimizar os resultados da sua empresa.

Resumidamente, o Vendarketing busca a comunicação constante e a integração entre Marketing e Comercial, seja por meio de atividades que aproximem os times, seja por meio da integração de sistemas, entre outras ações.

Tendo a integração de sistemas como foco, podemos listar diversas vantagens, por exemplo:

  • Precisão: é possível traçar novas estratégias com uma análise 100% precisa dos dados;
  • Testes mais eficientes: quando o time de Marketing realizar uma nova campanha ou testar algo, ficará muito mais fácil identificar falhas e saber se aquilo funcionou ou não;
  • Agilidade no atendimento: a integração entre Marketing e Comercial inclui a conexão dos CRMs de cada setor! Isso fará com que todas as informações a respeito dos leads sejam centralizadas e compartilhadas em tempo real, facilitando o acesso do time comercial aos dados e agilizando o atendimento;
  • Jornada de compra: a jornada do cliente se torna alinhada e coesa do primeiro anúncio até o fechamento, aumentando as chances de venda;
  • Gestão facilitada: será possível ter uma gestão estratégica através da centralização de informações em uma única plataforma;
  • ROI alavancado: o time de Marketing traz melhores oportunidades para o time de Vendas, que, consequentemente, vende mais, sem perder tanto tempo com leads desqualificados.

Como funciona o fluxo de integração entre Marketing e Comercial?

Aqui na FiqOn, nós realizamos as suas integrações em um tempo recorde no mercado.

Para isso acontecer, nós contamos com um fluxo de integração, que nada mais é do que o caminho percorrido para conectar os sistemas do seu negócio. Já temos um vídeo em nosso perfil explicando exatamente como esse fluxo funciona, confira:

Ou seja… 

A integração entre Marketing e Comercial precisa estar em constante avanço, e, para isso, desenvolver uma cultura de unidade entre esses setores é essencial.

Uma das formas mais eficazes de estimular isso é integrando os sistemas de ambos os setores. Afinal, isso tornará o dia a dia da sua equipe muito mais ágil, e proporcionará tudo o que é preciso para que a comunicação entre eles seja desenvolvida.

E quando o assunto é integração entre Marketing e Comercial, você pode contar com a FiqOn

Nosso time tem um convite especial para você: clique no botão abaixo e faça agora mesmo um TESTE GRATUITO da nossa plataforma!

Você conhecerá a FiqOn enquanto explora as possibilidades de integração para o seu negócio. Esperamos você!

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Rebeca Costa

Rebeca é copywriter há cerca de 3 anos e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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