Tudo o que você precisa saber sobre integração de dados. O que é, como funciona, benefícios, relação com integração e sistemas e mais.
Você provavelmente já sabe que a integração de sistemas proporciona diversos benefícios no dia a dia de uma empresa, como aumentar a produtividade, agilizar processos e melhorar a experiência do cliente.
Mas quando o assunto são as análises de dados, você sabe como essa solução pode te ajudar?
Ao longo deste artigo, vamos te mostrar como a integração de dados pode ser a sua grande aliada na hora de analisar e gerenciar o seu negócio, seja automatizando o fluxo de dados, centralizando informações ou atualizando tudo em tempo real.
Também apresentaremos alguns exemplos práticos (e reais) de integração de dados que foram realizados na plataforma da FiqOn e como elas auxiliaram as análises dos nossos parceiros. Boa leitura!
Primeiramente, qual a importância dos dados?
Para analisarmos a importância dos dados, nada mais coerente do que trazermos alguns estudos sobre o assunto e os seus resultados:
- Segundo a Forbes, empresas que não exploram totalmente seus dados são superadas em lucratividade por seus concorrentes diretos em até 165%
- O 2021 Gartner Critical Capabilities for Data Integration Tools relatou que a maioria das empresas não analisa nem 68% dos dados que geram
Como dizia o matemático e empresário britânico Clive Humby, “os dados são o novo petróleo”. Essa afirmação, somada aos dados citados acima nos mostram algumas coisas interessantes:
- Assim como o petróleo, os dados têm um valor gigantesco, mas precisam ser refinados e processados para serem realmente valiosos
- Justamente por isso, mesmo com acesso a tantas informações e dados, a maioria dos gestores e líderes não sabem como usá-los
- Portanto, ganha o jogo quem sabe usar os dados a seu favor
O que é integração de sistemas?
Temos um post em nosso perfil que responde essa pergunta e ainda compara uma empresa sem integração com uma empresa que conta com essa solução, olha só:
O que é integração de dados?
Imagine, por exemplo, sua própria empresa. Você já se perguntou quantas fontes de dados são encontradas nos mais diferentes setores?
Pense comigo, diversas informações são geradas todos os dias, e como você e seus colaboradores usam isso para acelerar o seu crescimento?
Sem uma forma de unificar todas essas coisas, fica difícil ter uma visão precisa do andamento do seu negócio, você não acha?
Para auxiliar nessa compreensão e análise, surgiu o que chamamos de integração de dados. Ela consiste em centralizar os dados dos mais diversos formatos, fontes e tipos em um único local, para facilitar o acesso e organização de todos eles.
Dessa forma, todas as informações são arquitetadas e organizadas para que os líderes possam analisá-las para tomar decisões mais estratégicas.
Como funciona a integração de dados?
Algumas abordagens são mais comuns quando o assunto é realizar a integração de dados, por exemplo:
Integração manual de dados
Como o próprio nome se refere, trata-se da transferência manual de dados de um lugar para outro. Isso significam horas (ou até mesmo dias) de “ctrl C ctrl V”, planilhas e muita dor de cabeça.
MDM
Estamos falando do Master Data Management (MDM). Aqui o foco se concentra na integração de dados mais específicos, chamados “dados-mestre” da empresa, ou seja, os mais sensíveis, relacionados com as funções estratégicas do negócio.
ETL
Extract, transform, load. Ou seja, extrair, transformar e carregar dados. Essa técnica de integração de dados é amplamente conhecida e consiste basicamente em:
- Extrair as informações necessárias
- Transformá-las em um formato comum
- Carregar esses dados de forma que sejam facilmente entendidos e encontrados
Integração de dados projetada
Acontece quando uma equipe se dedica exclusivamente a criação e desenvolvimento das integrações.
Integração de sistemas e integração de dados
No caso de empresas menores, que estão iniciando as suas operações, contar com um bom sistema ERP já auxilia bastante na centralização de dados, uma vez que muitos deles já possuem algumas integrações prontas para uso. Isso não exigirá um grande esforço dos colaboradores e facilitará a organização das informações.
Porém, quando falamos de empresas que utilizam um número maior de sistemas, como ERP, CRM, sistemas de pagamento e até mesmo sistemas próprios, aderir a uma solução focada no serviço de integração se torna muito mais viável.
Hoje existem plataformas que facilitam o processo de conexão entre os aplicativos e ferramentas, empresas especializadas nesse serviço, como a FiqOn, por exemplo. Nesses casos, todos os sistemas que precisam trocar ou transferir algum tipo de informação, realizam essa tarefa de forma automatizada e atualizada em tempo real.
Como a integração torna as análises mais precisas?
Quando os dados de uma empresa não são integrados, surgem os silos de dados, ou seja, grupos de informações isoladas e inacessíveis aos demais departamentos de uma empresa. Esses silos podem levar a graves problemas de falha de comunicação, perda de informações e desperdício de tempo.
Graças a integração de dados, é possível lidar com o grande volume de dados vindos de várias fontes, unificando-os e desfazendo os silos.
Essa variedade de dados, quando centralizada, fornece uma visão mais completa e precisa do cenário geral do negócio.
Outro ponto importante é sobre a atualização em tempo real. Ela permite que os dados sejam atualizados instantaneamente à medida que são inseridos ou modificados em qualquer sistema conectado. Ao ter acesso a informações atualizadas em tempo real, as análises são mais precisas e refletem a situação mais recente.
Benefícios da integração de sistemas na análise de dados
Poderíamos fazer um artigo falando exclusivamente sobre os benefícios da integração de sistemas nas análises, porque eles são inúmeros. Mas por ora, seguem alguns deles abaixo:
- Visão mais precisa de indicadores chave de performance (KPIs)
- Compreensão da jornada de compra dos clientes
- Análise de oportunidades de mercado
- Melhora na eficiência das táticas de venda
- Maior acessibilidade dos departamentos à informação
- Redução de custos
- Facilidade em realizar análises sempre que necessário
- Agilidade no fluxo de trabalho
- Garantia da qualidade dos dados
- Tomadas de decisão muito mais embasadas
Gestor de marketing: como usar a integração para melhores análises?
Imagine os sistemas que você utiliza no dia a dia juntamente com o seu time, por exemplo:
- Disparo de e-mail
- Sistema de automação de marketing
- CRM
- Plataformas de anúncio
- Sistema de comunicação interna
- Software de criação de sites e páginas de venda
- Google Workspace
- Sistema de gestão de tarefas
- Chatbot
Agora analise quantas informações podem ser cruzadas para que seus leads sejam mapeados e analisados de uma forma muito mais aprofundada.
Por exemplo, através da integração de dados você consegue criar uma campanha baseada nos dados de campanhas anteriores e seus respectivos resultados, corrigindo todos os possíveis gargalos que podem ter dificultado a venda.
Além disso, ao combinar diferentes conjuntos de dados, é possível ter insights valiosos que seriam difíceis ou até mesmo impossíveis de serem obtidos a partir de informações isoladas.
Isso significa que você passa a enxergar os dados além do que seus concorrentes provavelmente vão enxergar, tornando suas estratégias mais certeiras. Algumas outras vantagens que você vai ter ao integrar seus sistemas de marketing são:
- Melhor comunicação entre marketing e vendas
- Centralização dos dados dos leads
- Visualização de pontos de melhoria e gargalos
- Tomada de decisão inteligente e melhor embasada
Exemplos da FiqOn – integração de sistemas aliada a análise de dados
Um de nossos clientes precisava pegar alguns dados na Tiny e enviar para os bancos de dados da Airtable e MySQL. Antes essa atividade era feita manualmente por um colaborador, mas depois que o time realizou a integração de dados, essa transferência passou a ser automática, além de poupar muito tempo do colaborador.
Já outro parceiro precisava de uma solução bidirecional, ou seja, precisava que dados dos dois sistemas fossem de um para o outro, como uma troca de informações cruzadas.
Através da integração, os dados dos pedidos que chegam na plataforma de sites online passaram a ser enviados para a plataforma omnichannel de varejo, da mesma forma que os dados dos estoques e produtos vão da plataforma omnichannel para o banco dos sites. Isso facilitou muito as análises de padrões, vendas e estoques.
Por fim, tivemos um parceiro que integrou o seu ERP ao seu sistema interno para atualizar os dados de vendas de um sistema para o outro e centralizar os fechamentos.
E você? Já utiliza a integração de dados na sua empresa?
Se a sua reposta foi não e você usa mais de dois sistemas na sua empresa, está na hora de se tornar parceiro de uma empresa com know how e especialização nesse segmento, como a FiqOn.
Nossa plataforma permite a realização não apenas as integrações de dados que apresentamos neste artigo, mas toda e qualquer integração que você precise.
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Você conhecerá a FiqOn enquanto explora as possibilidades de integração para o seu negócio. Esperamos você.