Descubra como a implementação das IAs aumentará a sua eficiência operacional e tornará sua empresa mais competitiva, produtiva e lucrativa.
A eficiência operacional tem se mostrado um dos grandes desafios e fatores determinantes para o crescimento de um negócio.
Na última década, a tecnologia tornou a competitividade entre empresas dos mais diversos setores extremamente alta, fazendo com que o mercado busque a otimização em todas as áreas do processo produtivo.
Um estudo do Instituto FSB Pesquisa comprovou isso ao apontar que 88% das empresas que realizaram investimentos em tecnologia durante a pandemia COVID-19 obtiveram resultado positivo em seus negócios.
O mesmo estudo apontou que 80% dessas empresas registraram ganhos de produtividade, competitividade e lucratividade, como consequência do investimento em inovações tecnológicas.
Dentre as várias evoluções que temos a nossa disposição, hoje contamos com a Inteligência Artificial. Ao longo desse artigo, veremos o que ela é, porque você precisa utilizá-la na sua empresa e algumas das vantagens na eficiência operacional que você terá ao implementar essa solução nos seus processos.
O que é inteligência artificial (IA)?
As IAs podem ser definidas como um campo da ciência da computação com foco no desenvolvimento de sistemas e algoritmos que simulem a inteligência humana. Essa tecnologia pode ser utilizada para realizar atividades que antes só poderiam ser realizadas por seres humanos, como:
- Raciocínio lógico
- Resolução de problemas
- Reconhecimento de padrões
- Aprendizado
- Percepção visual
- Linguística
- Entre outros
Exemplos de IAs
As aplicações são tão amplas quanto a variedade de setores e indústrias que podem usá-las. Alguns dos exemplos mais conhecidos hoje são:
- Assistentes virtuais
- Corretor automático do celular
- Sistemas de recomendação
- Veículos autônomos
- Sistemas de detecção de fraudes
- Jogos de computador
- Chatbots
- Algoritmos de redes sociais
- Ferramentas de reconhecimento facial como Face ID
- Reconhecimento de voz
- ChatGPT
O objetivo dessas IAs é realizar tarefas de maneira que a precisão e eficiência operacional aumentem, muitas vezes superando a capacidade humana em termos de velocidade para processar grandes quantias de informação.
Por isso, apesar de uma IA nunca substituir um ser humano, ela com certeza é uma grande aliada no processo de melhorar a eficiência operacional e maximizar os resultados no dia a dia de uma empresa. Discutiremos algumas formas de fazer isso em breve.
Mas antes, por que você precisa usar a IA na sua empresa?
Dados são os melhores indicadores de sucesso, então que tal conferirmos alguns?
- O resultado do estudo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, realizado pela BCG (Boston Consulting Group), revelou que mais da metade das empresas que passaram a utilizar IAs em seu dia a dia obtiveram lucros após a adesão.
- Destas empresas, 11% afirmaram que esses lucros foram elevados.
- Uma análise do Fórum Econômico Mundial concluiu que cerca de 75% das empresas estão buscando formas de implementar a IA em seus processos. O motivo disso? Muitas dessas empresas afirmaram ser os resultados comprovados que a tecnologia proporciona.
Ainda não está convencido? Vamos analisar um caso mais a fundo:
O primeiro estudo sobre os efeitos da inteligência artificial na vida de funcionários de uma empresa foi divulgado em abril deste ano (2023) e trouxe informações muito interessantes.
Quem realizou essa análise foi o MIT (Massachussetts Institute of Technology) e a Universidade de Stanford, na Califórnia. Eles observaram a produtividade de 5.179 colaboradores de uma empresa de atendimento ao consumidor nas Filipinas, dividindo-os em dois grupos:
- Trabalharam com o auxílio da inteligência artificial
- Trabalham sem nenhum auxílio de inteligência artificial
A eficiência operacional e produtividade eram medidas com base em quantos problemas eram resolvidos por hora, por cada funcionário. Olha só os resultados:
- Os que utilizaram a inteligência artificial se aproximaram, em 2 meses, do nível de produtividade dos funcionários com 6 meses de experiência.
- O desempenho dos que usaram a IA foi 14% melhor dos que não usaram, no mesmo nível de experiência.
- Os novatos se beneficiaram muito, trabalhando cerca de 35% mais rápido.
Os especialistas responsáveis afirmaram que além destes benefícios, existem outras vantagens indiretas, como, por exemplo, a melhora no grau de satisfação dos clientes, criando um círculo vicioso que mantém os funcionários mais tempo em suas funções (menor rotatividade).
Está vendo? Muito em breve o uso da inteligência artificial será um requisito para as empresas se manterem competitivas no mercado.
Como a IA aumenta a produtividade dos seus colaboradores?
Imagine como seria se cada colaborador da sua empresa tivesse um assistente pessoal.
→ Esse assistente pode realizar pesquisas, coletar informações, fornecer recomendações e revisar textos. Seu colaborar pouparia muito tempo e esforço, não? Então, esse assistente é a inteligência artificial.
Um dos grandes benefícios de ter a tecnologia nesse processo é que existem tarefas que levam tempo e são extremamente cansativas de se realizar, como a transferência manual de dados, por exemplo.
Ter uma aliada nesse processo faz com que os colaboradores possam se dedicar a estratégias e atividades mais certeiras, que contribuirão para a melhoria contínua dos processos, a eficiência operacional e o crescimento da empresa.
Para os benefícios ficarem claros para você, detalharemos alguns deles abaixo.
Automação de tarefas
Aqui temos um recurso que pode ser utilizado para aumentar a eficiência operacional em diferentes departamentos dentro de uma empresa. Por exemplo:
- Atendimento ao cliente: chatbots possuem a capacidade de responder a perguntas frequentes, fornecer suporte básico e encaminhar dúvidas complexas para atendentes humanos.
- Gerenciamento de estoque: algoritmos de previsão ajudam a otimizar os níveis de estoque com base no histórico de vendas, tendências sazonais, padrões, entre outros fatores.
- Automação de processos robóticos (RPA): tarefas repetitivas, como preenchimento de formulários, atualização de bancos de dados e processamento de faturas, podem ser automatizadas usando IA e RPA.
- Tradução automática: algoritmos de IA traduzem textos de um idioma para outros idiomas diferentes, facilitando a comunicação.
Aderindo a essas soluções, alguns dos benefícios que você e sua empresa passam a ter incluem a maior agilidade e economia de tempo. Ao invés de perder tempo com determinadas tarefas manuais, seus colaboradores podem se dedicar a ações essenciais que não podem ser realizadas por uma tecnologia.
Temos um post em nosso perfil que aponta alguns sintomas de que você precisa automatizar, olha só:
Análise de dados
Quem já trabalhou ou trabalha com dados sabe como isso não é uma tarefa fácil. Para tornar a rotina um pouco mais descomplicada, a inteligência artificial auxilia em processos como:
- Detecção de padrões: hoje existem algoritmos que são capazes de identificar padrões complexos em grandes volumes de dados.
- Tomada de decisão: ao analisar dados e gerar insights sobre tendências futuras, a IA torna-se uma parceira na tomada de decisões estratégicas.
- Detecção de anomalias: uma resposta rápida a eventos incomuns ou problemas potenciais com certeza poupará sua empresa de muitos gargalos e manterá o acompanhamento dos processos mais eficiente.
- Otimização de recursos: a IA auxilia na identificação de oportunidades de otimização, como redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria do desempenho geral da empresa.
- Monitoramento de mídias sociais: há ferramentas de IA que analisam dados em tempo real provenientes de plataformas de mídia social, identificando tendências, padrões e comportamentos.
Com esses recursos a disposição, você terá em mãos informações valiosas para traçar novas estratégias, desenhar planos de ação e aumentar a eficiência operacional.
Personalização
É fato. Os consumidores estão buscando cada vez mais uma experiência única durante o processo de compra. Você provavelmente já sabe disso. Agora, você já se perguntou como a IA pode ser uma aliada nisso?
Ela analisa os dados de clientes e cria recomendações personalizadas de produtos, conteúdos e ofertas promocionais. Dessa forma, cada cliente terá uma jornada muito mais assertiva ao buscar um produto.
E o melhor, tendo esses dados em mãos, seu time de vendas terá muito mais facilidade em segmentar os clientes, otimizar a precificação, determinar as ofertas, prever churns e saber quando e para quem oferecer um cross-sell ou up-sell. E se você ainda não percebeu, tudo isso aumenta a eficiência operacional e o seu faturamento no fim das contas!
Como a Amazon usou a IA para aumentar a produtividade e a eficiência operacional
Um exemplo de empresa que utiliza a IA como aliada na eficiência operacional é a Amazon, conhecida como uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. Eles utilizam a Inteligência artificial para otimizar a eficiência operacional de várias maneiras, por exemplo:
- Recomendações personalizadas: os algoritmos de IA analisam padrões de compra dos clientes e oferecem recomendações personalizadas de produtos com base nos interesses e histórico de compras.
- Alexa: a Amazon desenvolveu a assistente virtual Alexa, impulsionada pela IA, sendo capaz de responder a perguntas, executar comandos de voz e interagir com dispositivos conectados.
- Logística e otimização de estoque: algoritmos de aprendizado de máquina são aplicados para prever a demanda de produtos, otimizar o estoque em seus centros de distribuição e traçar rotas de entrega.
Você tem interesse em integrar alguma IA com outro sistema do seu negócio?
É fato que a inteligência artificial se tornará (e já está se tornando) parte da rotina das empresas e uma peça-chave no aumento da eficiência operacional.
Para extrair a eficiência operacional máxima dessa solução, nada melhor do que utilizá-la de forma integrada com os outros sistemas do seu negócio. Clique na imagem abaixo e faça um TESTE GRATUITO da nossa plataforma de integração de sistemas!