Airbnb: como a integração de sistemas fez a startup crescer

Airbnb: como a integração de sistemas fez a startup crescer

Uma boa ideia atrelada à tecnologia é capaz de transformar um negócio. Confira como a Airbnb revolucionou seus resultados através da integração de sistemas.

Um colchão na sala e a necessidade de resolver um problema, esses dois fatores foram o estopim para a criação de uma das maiores startups que conhecemos. Assim nasceu a Airbnb, uma plataforma de locação temporária de imóveis que ganhou o mundo.

Segundo dados da Bloomberg Línea, no quarto trimestre de 2023, a receita da empresa cresceu 17%, chegando a US$ 2,22 bilhões. Isso só prova o quanto boas ideias atreladas à tecnologia podem ser o caminho mais inteligente para o sucesso. Mas como a integração de sistemas foi fator essencial para a Airbnb crescer? Te contamos neste artigo!

O início da história

A história da startup teve início em 2007, quando os colegas de quarto Brian Chesky e Joe Gebbia decidiram colocar um colchão inflável na sala de estar e alugar temporariamente, o dinheiro era utilizado para ajudar nas despesas do lugar. Inicialmente era chamado “bed and breakfast”, em tradução literal “cama e café da manhã”.

A ideia começou a se expandir em 2008, quando um amigo de Chesky, Nathan Blecharzyk, juntou-se a eles no novo empreendimento como chefe de tecnologia. Assim, a ideia foi rebatizada como AirBed and breakfast e lançaram o primeiro site.

O conceito foi aprimorado novamente em uma incubadora de startups. Sendo assim, a ideia de unir pessoas que precisavam locar seus imóveis a outras que necessitavam de um lugar temporário se popularizou. Porém, alguns pontos ainda necessitavam de melhorias, que foram resolvidos através da integração de sistemas.

O que é integração de sistemas?  

Antes de entender como a integração de sistemas foi o pontapé inicial da jornada de sucesso da Airbnb, é necessário entender o que é essa tecnologia.

Basicamente, integrar sistemas é fazer com que duas ou mais ferramentas “conversem” entre si, de forma com que o fluxo das informações seja muito mais rápido e correto. 

Tudo isso é realizado de forma automática, excluindo a interferência manual do processo. Sendo assim, é possível trocar informações, dados e relatórios em tempo real.


Isso gera mais agilidade, produtividade e maiores resultados.

airbnb e integração de sistemas

Como a integração de sistema ajudou a startup a crescer 

Com a popularização da Airbnb alguns problemas começaram a surgir, como fazer essa conexão entre as pessoas e outros serviços. A solução surgiu através da integração de sistemas.

Alguns pontos-chaves para essa integração foram:

Plataforma online e sistemas de reserva

As reservas, pagamentos e mensagens entre anfitriões e viajantes, além da listagem das propriedades necessitavam se conectar para ter um fluxo onde as informações não se perdessem. 

Além disso, o sistema de reservas ficou muito mais robusto, com os viajantes procurando por datas e destinos específicos. Portanto, ele precisava fornecer a disponibilidade em tempo real e confirmar as reservas instantaneamente.

Sendo assim, a integração entre os sistemas foi crucial para que essas ações tivessem êxito e a plataforma se tornasse intuitiva. 

Pagamentos online e seguros

Outro ponto necessário para que a operação pudesse ocorrer de forma mais completa, era que os pagamentos pudessem ser realizados de modo seguro através da plataforma.

Isso envolveu a integração com gateways de pagamento e a implementação de medidas de segurança robustas para proteger dados financeiros dos usuários.

Sistema de avaliação e feedback

Para trazer mais credibilidade ao produto, era necessário o compartilhamento de experiências dos anfitriões e viajantes. Por isso, ter um sistema de avaliação e feedback era indispensável.

Assim, através da integração, foi possível dividir essas informações e incentivar as boas práticas na plataforma. 

Integração com serviços de terceiros

Para oferecer uma experiência mais completa aos usuários, além de seus próprios sistemas, o Airbnb também integrou serviços de terceiros. Alguns exemplos são serviços de mensagens, limpeza e seguros.

São inúmeras as integrações para que a plataforma funcione de forma com que as informações tenham um fluxo centralizado e não fiquem dispersas.

No contexto geral, a integração de sistemas foi fundamental para que o negócio se tornasse um dos maiores unicórnios do mundo. Permitindo que fosse escalado rapidamente, revolucionando o mercado de hospedagens com uma ideia totalmente disruptiva atrelada à tecnologias. 

Agora, pare e pense no seu negócio: a integração de sistemas pode ser o pontapé inicial que falta para a sua empresa performar muito mais.

Se você quer aplicar essa tecnologia e conferir os resultados, conte com a FiqOn para realizar esse trabalho, de forma personalizada e ágil. 

airbnb e integração de sistemas

Quer descobrir mais conteúdos como esse? Acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de dicas para que o seu negócio possa ter muito mais resultados por meio da integração de sistemas. 

Até a próxima!

Carla Isabelle Fernandes

Compartilhe