
Descubra como a integração dos sistemas utilizados pelos setores da sua empresa pode agilizar aquelas tarefas repetitivas do seu dia a dia.
Nosso mundo é cada vez mais interconectado, e a capacidade de fazer com que diferentes sistemas e aplicativos funcionem em harmonia pode fazer toda a diferença para empresas e organizações que compartilham objetivos como:
➧Otimizar processos
➧Impulsionar a eficiência em diversas áreas
➧Tomadas de decisões inteligentes
➧Competitividade
É nesse ambiente que a integração dos sistemas, ou seja, a solução que permite conectar softwares, surge como uma estratégia cada vez mais decisiva para todos os nichos de mercado.
No artigo de hoje vamos te contar como a integração dos sistemas pode ser a solução em setores como: contabilidade, dados, e-commerce/marketplace, vendas, software, saúde e tecnologia.
Além disso, vamos te mostrar exemplos de tarefas que podem ser automatizadas e alguns dos principais sistemas usados por cada um desses setores.
A integração dos sistemas é realmente para todos os setores?

Unir diversas ferramentas se tornou uma solução flexível e útil em muitas áreas. Confira agora como essa solução supre as necessidades de cada setor.
Contabilidade
Agilizar diversas tarefas contábeis como emissão de relatórios, conciliação bancária e muitas outras é o sonho de muitos contadores. E graças a integração dos sistemas essas automações já são possíveis.
➨Vale lembrar que o contador que acompanha as mudanças na tecnologia é aquele que presta um serviço bem melhor e entende de todas as normas necessárias. Confira alguns exemplos de como fazer isso:
➧Conciliação Bancária: essa tarefa pode ser automatizada ao integrar um sistema de contabilidade, como o QuickBooks, com o sistema bancário da empresa, como o Banco ABC. Isso permite que as transações bancárias sejam automaticamente importadas e reconciliadas no sistema de contabilidade.
➧Emissão de Relatórios Financeiros: a emissão de relatórios financeiros pode ser aprimorada ao integrar um sistema de contabilidade, como o Xero, com ferramentas de geração de relatórios, como o Tableau. Dessa forma, os dados financeiros podem ser facilmente transformados em gráficos e relatórios interativos.
➧Geração de Faturas e Recibos: para automatizar a geração de faturas e recibos, é possível integrar um sistema de contabilidade, como o Omie, com um sistema de faturamento eletrônico, como o NFe (Nota Fiscal Eletrônica). Isso possibilita a criação automática de faturas com base nas transações registradas.
Dados
O setor de dados desempenha um papel crítico na tomada de decisões e no desenvolvimento de estratégias para empresas e organizações. E para decidir de forma estratégica, é preciso ter todas as informações centralizadas e ao seu dispor.
E nesse âmbito a integração dos sistemas desempenha um papel fundamental na coleta, organização, análise e segurança de dados. Confira as tarefas automatizáveis e sistemas que podem ser integrados neste setor:
➧Coleta e Organização de Dados: essa tarefa podem ser automatizadas por meio de ferramentas de ETL (Extract, Transform, Load) integradas com Banco de Dados Relacional (por exemplo, MySQL). Isso permite a extração de dados de um banco de dados, transformação conforme necessário e carregamento em um repositório centralizado.
➧Análise de Dados em Tempo Real: é possível agilizar o monitoramento de redes sociais, rastreamento de estoque em tempo real e detecção de fraudes.
Integrando, por exemplo, o Tableau (plataforma de análise de dados) com o Google Analytics (coleta de dados da web).
➧Backup e Recuperação de Dados: a integração dos sistemas também é vital para a realização de backups automáticos e recuperação de dados. Isso pode ser feito integrando, por exemplo, o Amazon S3 (armazenamento em nuvem) com Veeam (sistema de backup e recuperação de dados).
E-commerce/Marketplace
O setor de e-commerce e marketplace é altamente dinâmico e requer automação e integração para oferecer uma experiência de compra eficiente e aprimorada para os clientes.
A integração dos sistemas tem o papel de simplificação das operações e na melhoria da experiência do cliente. Veja as tarefas automatizáveis e sistemas que podem ser integrados neste setor:
➧Sincronização de Estoque e Preços: integrar um sistema de gerenciamento de Estoque (por exemplo, Zoho Inventory) com Plataforma de E-commerce (por exemplo, Magento) permite que as informações sobre estoque sejam atualizadas automaticamente, evitando erros.
➧Processamento de Pedidos e Pagamentos: integrando, por exemplo, o PayPal (gateway de pagamento) com Shopify (plataforma de e-commerce) é possível com que os clientes efetuem pagamentos de forma rápida e segura, enquanto a plataforma de e-commerce gerencia automaticamente as transações e atualiza o status do pedido.
➧Integração com Sistemas de Logística: a integração dos sistemas de logística, como os Correios, e sistemas de rastreamento, permite que os pedidos sejam automaticamente encaminhados para envio e que os clientes possam rastrear suas entregas em tempo real.
Vendas
O setor de vendas desempenha um papel central no sucesso de qualquer empresa. A automação e a integração dos sistemas podem ser valiosas para melhorar a eficiência das equipes de vendas.
Vejas as tarefas automatizáveis e sistemas que podem ser integrados neste setor:
➧Rastreamento de Leads: rastrear leads é fundamental para identificar oportunidades de negócios. Integrar o seu CRM (Customer Relationship Management) com Plataforma de Automação de Marketing (por exemplo, HubSpot) vai te permitir rastrear, gerenciar e personalizar campanhas com base nas atividades dos leads.
➧Automação de e-mails de follow-up: o acompanhamento de leads e clientes é simplificado com a automação de e-mails de follow-up. Conectando sistemas de automação de e-mails (por exemplo, Mailchimp) com CRM (Customer Relationship Management) é possível ter o envio automatizado de e-mails de follow-up com base em interações de leads e clientes registradas no CRM.
➧ Análise de Desempenho de Vendas: analisar o desempenho fornece insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. Unindo o Salesforce (plataforma de análise de vendas) com ERP (Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais) é possível ter uma visão completa das operações de vendas, estoque e faturamento.
Software
O desenvolvimento de software é uma área em constante evolução, e a integração dos sistemas desempenha um papel vital na entrega de software de alta qualidade de forma eficiente. Veja as tarefas automatizáveis e integrações relevantes neste contexto:
➧ Monitoramento de Desempenho: conectar sua plataforma de Monitoramento (por exemplo, New Relic) com Sistema de Notificação (por exemplo, Slack) permite que alerta de desempenho sejam enviados automaticamente a equipes de desenvolvimento para resolução imediata de problemas.
➧ Integração de Controle de Versão: a integração dos sistemas de controle de versão, como o Git, com uma plataforma de gerenciamento de tarefas, como o Jira permite que os desenvolvedores associem automaticamente commits a tarefas específicas, facilitando o acompanhamento das alterações e garantindo uma documentação clara do progresso do projeto.
➧Relatórios e Análise de Dados: a análise de dados desempenha um papel vital no aprimoramento do software. Integrando um sistema de geração de relatórios, como o Power BI, com seu aplicativo para coletar e analisar dados de uso em tempo real, você consegue ter insights valiosos sobre o comportamento do usuário e o desempenho do software, ajudando a orientar decisões de desenvolvimento e melhorias contínuas.
Saúde
A integração dos sistemas na área da saúde é essencial para melhorar a eficiência do atendimento e a qualidade dos serviços prestados. Vamos aprofundar nas tarefas automatizáveis e integrações relevantes neste contexto:
➧Agendamento de Consultas: a automatização do agendamento de consultas permite que pacientes marquem suas consultas online, escolham horários disponíveis e até mesmo indiquem suas preferências de médico.
Conectando, por exemplo, o EHR (Electronic Health Record) com Plataformas de Agendamento (por exemplo, Zocdoc) é possível ter as informações de pacientes e disponibilidade de médicos sincronizadas e atualizadas.
➧Atualizações de Resultados de Exames: quando os resultados de exames são processados em laboratórios, eles podem ser automaticamente enviados e registrados no sistema de registros eletrônicos do paciente caso haja integração entre os laboratórios clínicos com sistemas de registros eletrônicos, como o Cerner, para envio automático de resultados.
➧Notificação de Resultados a Pacientes: os pacientes podem receber automaticamente notificações por e-mail ou mensagem de texto quando os resultados de exames ou informações importantes estiverem disponíveis caso haja integração entre sistemas de registros eletrônicos, como o AthenaHealth, e sistemas de notificação por mensagem de texto, como o Twilio.
Tecnologia
A tecnologia desempenha um papel crítico na operação eficiente e segura de infraestruturas de TI. A integração dos sistemas é essencial para simplificar e aprimorar as operações de tecnologia. Confira as tarefas automatizáveis e integrações relevantes neste contexto:
➧Gerenciamento de Segurança Cibernética: a automação é vital para a detecção de ameaças e a resposta a incidentes de segurança cibernética em tempo real. Você pode integrar sua ferramenta de segurança cibernética (por exemplo, Palo Alto Networks) com seu sistema de gerenciamento de versões
➧Gerenciamento de Acesso e Identidade: a integração dos sistemas pode te ajudar a garantir a segurança e o controle de acesso a sistemas e dados sensíveis. Conectando, por exemplo, um sistema de gerenciamento de acesso e identidade (IAM), como o Okta, com o sistema de gerenciamento de recursos na nuvem, como o AWS Identity and Access Management (IAM) você consegue conceder ou negar permissões com base em funções e políticas predefinidas, simplificando a administração de contas e a garantia de conformidade.
➧Monitoramento de Redes: conectando uma plataforma de monitoramento de redes, como o Nagios, com um sistema de gerenciamento de incidentes, como o ServiceNow, alertas de problemas de rede podem ser automaticamente convertidos em tickets de suporte, acionando a equipe de operações de TI para ações imediatas de resolução de problemas.
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