Integração de ferramentas para uma gestão revolucionária? Saiba como a automação tem transformado a comunicação de sistemas.
Sistema de Gestão Integrado, de sigla SGI, tem um objetivo claro: integrar vários processos de uma empresa. Por exemplo, o setor de vendas será integrado com marketing, RH, financeiro, entre outros. Mas não é apenas uma integração entre times, propondo uma conversa assertiva ou algo assim, o propósito é um pouco maior.
Não só o time, mas também as ferramentas que esses setores utilizam vão ser conectadas, facilitando a comunicação entre elas. Com essa conexão, é possível otimizar as rotinas, ampliar as metas do seu negócio e proporcionar uma melhoria contínua na empresa. Além disso, a visibilidade dos processos aumenta significativamente, permitindo uma gestão mais estratégica e embasada em dados reais.
Quais são os objetivos do Sistema de Gestão Integrado?
Esse método de gestão impacta diretamente em como é a rotina de trabalho na sua empresa. Implementando essa solução, seus colaboradores ganham mais agilidade e melhores desempenhos para realizar as tarefas diárias. Além disso, a integração dos sistemas permite uma adaptação mais rápida às mudanças do mercado, tornando a empresa mais resiliente e competitiva.
Além disso, podemos citar alguns benefícios de ter seu sistema de gestão integrado:
- Diminuição de custos
- Mais estabilidade operacional
- Mais agilidade nos processos
- Integração direta com o time de TI
- Facilidade para criar e gerenciar ferramentas
- Satisfação de clientes, funcionários e investidores
- Aumento da competitividade;
- Redução de falhas.
O que acontece quando os sistemas de gestão não são integrados?
Geralmente, a jornada operacional das empresas que não têm o sistema de gestão integrado é a mesma. Começa perdendo muito tempo e dinheiro com tarefas manuais, como transferir e analisar dados, checar planilhas, escrever cada informação manualmente.
Essa falta de automação pode gerar inúmeros problemas de eficiência e qualidade, impactando diretamente nos resultados da empresa.
O próximo empecilho de não ter o sistema de gestão integrado é a falta de comunicação entre as ferramentas que a empresa utiliza, resultando na perda de paciência com atividades repetitivas.
Essas plataformas não são ligadas e isso se torna um círculo vicioso, onde as informações vão-se perdendo, o trabalho fica pesado e a produtividade falha. Sem essa integração, o risco de inconsistências nos dados é alto, o que pode levar a decisões erradas e prejuízos financeiros.
O trabalho só vai se tornar mais fácil quando você entende que não é preciso perder horas realizando ações manuais-e por isso a integração de sistemas é a sua solução.
E como é o mercado de automação?
O tamanho do mercado nacional de Softwares e Serviços chegou em 2020 no valor de 22,9 bilhões de dólares. E o segmento de serviços de integração de sistemas atingiu 1,45 bilhões de dólares no mesmo ano.
Segundo o estudo Mercado Brasileiro de Software, a integração de sistemas é o 3º maior mercado brasileiro de serviços. Somados os gastos com infraestrutura (IaaS) e plataforma (PaaS) em nuvem pública, o Brasil deve atingir US $3 bilhões em 2022. O que representa um crescimento de 46,5% em relação a 2020.
Além disso, a tendência é que esses números continuem crescendo, acompanhando a evolução tecnológica e a demanda por soluções mais eficientes.
Já deu para entender que a automação de sistemas está em crescimento contínuo no Brasil. Uma empresa que se preocupa em estar sempre à frente no mercado tecnológico já sabe que ter um sistema de gestão integrado é uma necessidade imediata e não deixa a oportunidade passar.
E você? Já garantiu a integração dos sistemas do seu negócio? Se não, você pode entender um pouco mais de como é esse processo conhecendo a FiqOn.