Verdade ou mito? “A integração de sistemas pode afastar sua empresa da liderança do mercado de software” 

sistemas
Desmistificando as objeções que podem impedir sua empresa de alavancar as vendas.

Você deve ter lido alguns artigos que se referiam a integração de sistemas como um processo essencial para empresas que querem aumentar a eficiência e melhorar a comunicação entre os setores.

Porém, mesmo assim muitos negócios deixam de investir nesse processo por convenções relacionadas principalmente:

  • A ideia de que a equipe interna de desenvolvimento é a única que pode realizar este serviço.
  • Acreditar que o tempo de entrega das integrações é demorado.
  • E achar que a integração não contribui com seu objetivo de liderar o mercado.

Mas queremos te dar um spoiler: todas essas objeções não passam de um mito que pode deixar o seu produto desatualizado.

 Quer entender o porquê? Então, continue lendo esse material.

Equipe interna de desenvolvimento

Muitas empresas (e aposto que a sua se enquadra aqui) acreditam que a integração de sistemas só pode ser realizada por desenvolvedores internos. Porém, isso é um mito.

E o que isso quer dizer?

Aumentar a carga de trabalho dos seus funcionários, que vão acabar sobrecarregados atrasando outros projetos em andamento. 

A contratação de empresas especializadas em integração de sistemas é uma solução muito eficiente para o problema acima.

Enquanto uma plataforma que integra sistemas está exclusivamente focada em resolver o seu problema com integração, seus desenvolvedores podem se concentrar em outros projetos estratégicos do negócio.

Além disso, empresas especializadas possuem uma equipe com know-how em integração de sistemas, o que reduz significativamente o tempo necessário para a entrega do projeto.

E isso é justamente o que vamos abordar no próximo tópico.

Tempo de entrega das integrações

Você já deve ter procurado alguma forma de realizar integrações e chegou até o seguinte obstáculo:

O tempo para criar uma integração é de 3 meses. Isso varia de acordo com qual sistema você deseja integrar (alguns setores demoram ainda mais). 

Esse tempo diz respeito a todo o desenvolvimento da integração, comunicação com a API ou banco de dados dos softwares que você deseja conectar, período de teste e avaliação de efetividade. Caso não funcione como o esperado, o tempo para corrigir as falhas e erros pode ser ainda maior.

Mas esse se trata de mais um mito.

A empresas especializadas em oferecer o serviço de integração já lidam com demandas vindas de diversos setores todos os dias, assim, contam com uma série de plugins já conectados, testados e funcionando sem falhas responsáveis por reduzir o tempo para implantar a solução.

Vou dar um exemplo prático: a plataforma de integração FiqOn, leva poucas semanas para fazer com que sua integração funcione perfeitamente. 

Esse, inclusive, é o tempo recorde do mercado de integração.

A integração de sistemas não te ajuda a liderar mercado!

Por fim, muitas empresas evitam integrar sistemas por acreditarem que ela não trará vantagem competitiva e não irá ajudá-las a liderar o mercado. 

Definitivamente, esse é o maior mito deste artigo.

A integração é, na verdade, a chave para a liderança de mercado. Inclusive, empresas que optam por integrar passam na frente da concorrência.

E queremos deixar isso ainda mais claro para você com o exemplo a seguir:

Você, dono de um software, acabou de adicionar uma nova funcionalidade no seu produto e quer entender como está a recepcionalidade dos clientes a esse serviço.

Sem integração esse processo seria demorado, porque seu software não conseguiria unificar as informações geradas por todos os clientes e você perderia perder tempo buscando dados específicos.

A integração de sistemas ajuda a monitorar e gerenciar o novo serviço com maior facilidade, fornecendo informações valiosas sobre como o serviço está sendo usado pelos usuário e como ele está interagindo com esse e outros processos do seu produto.

Viu só como acreditar em um mito pode te deixar estagnado? Você pode, inclusive, arriscar perder vendas para os concorrentes que já contam com os benefícios da integração. 

Por isso, queremos te indicar uma fonte confiável de informações sobre integração, para que você nunca mais tenha que acreditar em mitos.

Clique na imagem abaixo para conhecer e acompanhar mais conteúdos sobre esse tema no Instagram da FiqOn.

Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
Compartilhe