SaaS: o que é um software como serviço (confira alguns SaaS que você usa e não sabia)

Quer entender o que é um Software como serviço? Nesse artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de serviço.

Se você chegou até aqui querendo entender mais sobre o conceito de SaaS, este é o seu guia de informações completo. Hoje nós vamos conversar sobre como esse modelo de negócio vem propondo melhorias no modo como as pessoas consomem algum produto ou serviço.

Tenho certeza que você utiliza pelo menos 1 SaaS para realizar as suas atividades de rotina, seja no âmbito profissional ou para os momentos de lazer. E hoje vou te mostrar quais são eles ao longo desse artigo. 

Além disso, você conhecerá mais sobre os diferenciais, como é o mercado SaaS e outros benefícios de ter um software como serviço. 

Ah, e tem uma dica imperdível que você pode conferir no final desse material

Continue o artigo e tenha uma boa leitura.

O que é SaaS (Software como Serviço)?

SaaS significa Software as a Service, que pode ser traduzido para português como Software como Serviço. É um modelo de negócio online, onde o software é um serviço disponibilizado para o usuário em nuvem, via navegador na web, não sendo necessário fazer instalação nos computadores.

O acesso a esse tipo de serviço é bem simples e você só precisará estar conectado a internet

Entenda com analogia:

Vamos comparar o SaaS com algo que você já conhece: o Spotify.

Quando você quer ouvir uma música, não precisa comprar um CD ou baixar as músicas no seu celular. Em vez disso, você acessa o Spotify, cria sua conta e pode ouvir diversas músicas instantaneamente — apenas deve pagar uma assinatura mensal pelo uso do serviço.

O software como serviço surgiu como solução para um problema muito latente. Antes, era preciso comprar várias licenças, instalar softwares no computador, como você bem deve se lembrar do Pacote Office, além de se preocupar com as instalações do software. 

Em vez disso, esse modelo sugere que o software seja hospedado na internet, pronto para ser acessado e utilizado a qualquer momento. Uma mudança que muitas empresas passaram a aderir.

Não precisa armazenar um SaaS no computador. Ok. Mas onde o Software como Serviço fica hospedado?

Os softwares como serviço são frequentemente hospedados em um local chamado de cloud computing -a computação em nuvem.

Esta é uma tecnologia inovadora que oferece uma solução eficiente para o armazenamento e gerenciamento de dados na internet. Ela permite que empresas e indivíduos utilizem servidores remotos e recursos compartilhados através da internet.

Nesse contexto, a “nuvem” representa a infraestrutura de servidores e data centers distribuídos geograficamente, mantidos por provedores de serviços em nuvem. Essa rede de servidores poderosos é acessível a partir de qualquer lugar do mundo, proporcionando escalabilidade, flexibilidade e segurança para as operações de armazenamento e processamento de dados.

Seus usuários podem armazenar, acessar e gerenciar seus dados de forma conveniente, sem se preocupar com questões de hardware ou manutenção. 

Além disso, a tecnologia oferece opções de pagamento flexíveis, permitindo que os usuários paguem apenas pelo uso efetivo dos recursos, tornando-a uma solução econômica para organizações de todos os tamanhos.

Os principais provedores de serviços em nuvem, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP), IBM Cloud e outros.

Softwares tradicionais x Software como serviço

Confira algumas das grandes diferenças entre um software tradicional e um SaaS em questões como implantação e manutenção, acessibilidade, custos e atualizações.

Implantação e Manutenção

Software Tradicional: a empresa é responsável por implantar, configurar, manter e atualizar o software localmente. Isso pode exigir recursos significativos de TI, incluindo hardware, pessoal e custos contínuos de manutenção.

SaaS: a implantação, manutenção e atualizações do software SaaS são gerenciadas pelo provedor de SaaS. Isso alivia a carga de trabalho de TI da empresa, pois o provedor de SaaS lida com a infraestrutura e a manutenção do software.

Acessibilidade

Software Tradicional: normalmente, o acesso ao software tradicional está limitado aos dispositivos onde ele está instalado. Isso pode dificultar o acesso fora do local de trabalho, a menos que soluções de acesso remoto sejam implementadas.

SaaS: o software como serviço é acessível a partir de qualquer dispositivo com uma conexão à internet e um navegador da web. Isso facilita o acesso a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Custos

Software Tradicional: os custos iniciais de compra de licenças de software podem ser altos, e há custos contínuos associados à manutenção e atualização de hardware e software.

SaaS: o SaaS geralmente envolve um modelo de preços baseado em assinatura, o que pode ser mais acessível a curto prazo. Os custos de manutenção e atualização são geralmente incluídos na assinatura.

Atualizações

Software Tradicional: as atualizações de software tradicional geralmente requerem tempo e esforço para serem implantadas pela equipe de TI da empresa.

SaaS: as atualizações de software como serviço são geralmente aplicadas automaticamente pelo provedor de SaaS, garantindo que os usuários sempre tenham acesso à versão mais recente do software.

Alguns SaaS que você usa e não sabia que eram SaaS

Muitos de nós usamos regularmente aplicativos e serviços baseados na nuvem sem realmente perceber que estamos interagindo com um software como serviço. Confira algumas ferramentas SaaS que facilitam seu dia a dia:

Gmail: muitas pessoas usam o Gmail para o gerenciamento de e-mails pessoais e profissionais, mas ele é um exemplo de SaaS de gerenciamento de e-mails.

Google Docs: o Google Docs é uma suíte de produtividade baseada na web que inclui processador de texto, planilha e apresentações. Ele é um software como serviço que concorre com o Microsoft Office.

Dropbox: esse é um serviço de armazenamento em nuvem que permite que os usuários armazenem, compartilhem e sincronizem arquivos em vários dispositivos.

Slack: uma plataforma de comunicação e colaboração que facilita a comunicação em equipe e o compartilhamento de arquivos em tempo real.

Trello: a ferramenta de gerenciamento de projetos baseada na web que ajuda as equipes a organizar tarefas e projetos.

Salesforce: o Salesforce é um software como serviço de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) usado por empresas para rastrear vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Zendesk: já o Zendesk é um SaaS de gerenciamento de suporte ao cliente usado por empresas para gerenciar solicitações de suporte e interações com os clientes.

Shopify: uma plataforma de software como serviço que permite que proprietários de empresas criem e gerenciem lojas online.

Conheça o mercado de Software como Serviço e seus números!

O mercado de SaaS tem crescido rapidamente devido às suas vantagens, como: 

  • Redução de custos: os clientes pagam uma taxa recorrente em vez de comprar software caro. 
  • Escalabilidade: com ele, as empresas podem dimensionar seus recursos conforme necessário, aumentando ou diminuindo a quantidade de usuários e recursos do software. 
  • Atualizações contínuas: os provedores de SaaS são responsáveis por manter e atualizar o software regularmente. Isso inclui correções de bugs, implementação de novos recursos e atualizações de segurança. 
  • Facilidade de uso: os SaaS geralmente têm interfaces intuitivas e são acessíveis por meio de navegadores da web ou aplicativos específicos, permitindo acesso conveniente de qualquer lugar.

Segundo a Abes (Associação Brasileira de empresa de Softwares), o tamanho do mercado nacional de software como serviço chegou em 2020 no valor de 22,9 bilhões de dólares. 

E, ainda, de acordo com um relatório da consultoria de mercado IDC, o mercado global de software como serviço deve crescer a uma taxa anual composta de 11,8% entre 2020 e 2023, chegando a um valor de 151,1 bilhões de dólares em 2023.

Qual a diferença entre SaaS e IPaaS?

SaaS e iPaaS são duas categorias diferentes de serviços de computação em nuvem que se concentram em aspectos distintos da tecnologia. 

O iPaaS (traduzido para Plataforma de Integração como Serviço) é um pedaço da indústria de tecnologia que oferece soluções para conectar e integrar sistemas em nuvem. Com o iPaaS, as empresas podem juntar aplicativos, sistemas e serviços diferentes em um lugar só, permitindo que eles trabalhem juntos de forma eficiente e automatizada.

É importante observar que esses dois conceitos não são exclusivos. Portanto, o iPaaS não é um substituto para o SaaS, mas sim uma ferramenta que pode ser usada para conectar e integrar diferentes aplicativos SaaS, bem como sistemas locais e outras fontes de dados.

FiqOn: A plataforma IPaaS que pode integrar o seus SaaS

A FiqOn é um IPaaS, ou seja, temos uma plataforma que é capaz de conectar todos os SaaS que a sua empresa utiliza. O processo de integração consiste em permitir que os sistemas que você utiliza no dia a dia da sua empresa troquem informações.

Para isso, por meio de um time especialista que acompanha minuciosamente cada etapa, nós facilitamos a comunicação entre ferramentas e definimos os melhores caminhos para dar fim às tarefas repetitivas.

Se você chegou até aqui e percebeu que o seu SaaS precisa de integração, já sabe que pode contar com a FiqOn nesse processo.

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Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
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