Sua recuperação de clientes é lenta? A FiqOn vai te ajudar!

Veja, na prática, como a integração de sistemas da FiqOn auxiliou uma empresa com um funil de vendas focado na recuperação de clientes inativos. Agora esse processo é automatizado.

Quantas vezes você deve ter ouvido que manter clientes satisfeitos é essencial para o sucesso de qualquer negócio?

A verdade por trás dessa afirmação é incontestável: a retenção de clientes não só preserva receitas existentes, mas também representa uma oportunidade valiosa para crescimento contínuo. 

É por isso que agilizar o processo de recuperação de clientes é uma estratégia que deve ser considerada por qualquer empresa. E aqui, a automação e integração de sistemas desempenham um papel transformador.

Na prática, hoje você confere como a FiqOn desenvolveu uma solução 100% automatizada para um dos nossos parceiros. Eles precisavam agilizar o processo de recuperação de clientes que anteriormente era feito de forma 100% manual! 

Boa leitura!

Por que agilizar o processo de recuperação de clientes?

Agilizar o processo de recuperação de clientes é fundamental por diversas razões com impacto direto na eficiência e na saúde financeira da empresa:

➧Retenção de Receitas: clientes que cancelam representam uma perda direta de receita. Recuperá-los minimiza rapidamente o impacto financeiro.

➧Redução de Churn: a rapidez na recuperação contribui para a redução do churn, um indicador vital para o crescimento sustentável.

➧Custos de Aquisição de Clientes (CAC): a aquisição de novos clientes é geralmente mais cara do que a retenção. Agilizar a recuperação reduz a necessidade de adquirir novos clientes.

➧Preservação da Base de Clientes: manter uma base de clientes estável é crucial para a estabilidade financeira a longo prazo.

➧Oportunidades de Upsell e Cross-sell: recuperar clientes rapidamente oferece a oportunidade de identificar necessidades e oferecer soluções adicionais.

E mais, processos ágeis de recuperação resultam em operações mais eficientes, incluindo automação, identificação rápida de problemas recorrentes e otimização contínua.

E foi pensando nesse benefício que um dos clientes da FiqOn nos procurou, precisando integrar seus sistemas de pagamentos com o do de gestão dos clientes e ainda, com um outro sistema de enriquecimento de informações. Continue lendo e confira como a FiqOn desenvolveu essa integração, na prática. 

INTEGRANDO PARA AGILIZAR O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE CLIENTES

Sobre o nosso cliente

O parceiro que integrou conosco é uma plataforma omnichannel em nuvem voltada a gestão de operações de telefonia cujo objetivo é democratizar e agilizar a vida de grandes call centers.

O problema

Nosso cliente enfrentava um grande problema relacionado a falta de agilidade no processo de recuperação de clientes. Ele utilizava os sistemas Vindi e PipeDrive para fazer a comunicação com os seus clientes que, por algum motivo, cancelaram o uso de sua plataforma. O processo, até então, era conduzido manualmente pelos vendedores, Closers e SDRs da empresa, demandando tempo e recursos consideráveis.

Para isso, era preciso que os vendedores verificassem o sistema Vindi para localizar os clientes que cancelaram seus planos, e, a partir disso, cadastrá-los ou reinscrevê-los no Pipedrive (caso ele já tivesse sido cadastrado anteriormente). 

Além disso, era preciso buscar mais informações sobre o contato no sistema Lemit, para enriquecer os dados do cliente, permitindo abordagens mais assertivas durante o processo de recuperação.

A falta de automação tornava-se evidente, impactando não apenas a eficiência operacional, mas também a capacidade da empresa de reter clientes de maneira eficiente.

Sistemas utilizados na integração

➦Vindi: um ecossistema para gerenciar e receber pagamentos. A plataforma faz o intermédio de pagamento para empresas de diversos portes e segmentos, 

➦Pipedrive: O Pipedrive é um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) projetado para equipes de vendas e profissionais de negócios. 

➦Lemit: uma plataforma de gestão e enriquecimentos de dados amplamente utilizadas por empresas de todos os portes.

A solução, na prática

A solução iniciou dessa forma:

1º Passo: identificação do cancelamento do Cliente: quando um cliente decide cancelar um serviço, esse é o gatilho que faz iniciar um processo de recuperação para tentar reverter a decisão.

2º Passo: captação dos dados do sistema Vindi: dados do cliente cancelado, sejam os dados pessoais bem como aqueles a respeito das transações são transmitidos da Vindi para a FiqOn. 

3º Passo: busca no Pipedrive: a FiqOn realiza uma busca no sistema PipeDrive usado pelo nosso parceiro para determinar se esse cliente já fazia parte da base de dados da empresa. Isso é crucial para evitar a duplicação de registros e garantir uma gestão consistente dos clientes.

4º Passo: encaminhamento das informações para o Pipedrive: se o cliente já existia na base de dados, a FiqOn apenas reencaminha essas informações para o funil de recuperação, nas seguintes condições?

  • Se o deal já existe, ele é duplicado. Isso pode ser útil para manter um registro histórico de tentativas de recuperação anteriores.
  • Se o deal não existe, um novo é criado para rastrear as interações e esforços de recuperação específicos para esse cliente.

5º Passo: aprimoramento com Lemit: aqui, a Lemit entra em cena para enriquecer as informações sobre o cliente já contidas no Pipedrive. Isso é particularmente relevante quando há informações limitadas disponíveis sobre o cliente. 

  • A Lemit realiza uma pesquisa, possivelmente através do CPF do cliente, para coletar informações adicionais que podem ser relevantes para o processo de recuperação.
  • Isso pode incluir dados demográficos, histórico de transações passadas ou qualquer outra informação útil.
  • Após a pesquisa, as novas informações são integradas ao perfil do cliente no Pipedrive.

Esse processo proporcionou aos vendedores, SDRs e Closers, responsáveis pelo funil recuperação da empresa, um conjunto mais completo de informações para personalizar suas abordagens e estratégias.

O escopo dessa integração ficou assim:

Viu só como é fácil ter um processo de recuperação de clientes agilizado?

Para que esse processo rode da melhor maneira possível, você precisa se tornar parceiro da FiqOn e desfrutar de todas as vantagens que a automação e integração de sistemas pode te proporcionar!

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Você conhecerá a FiqOn enquanto conversa com um dos nossos especialistas sobre as possibilidades de integração para o seu negócio.

Bárbara Lopes

Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
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