Integrações de CRMs: é possível conectar esses sistemas? 

Integrações de CRM

No conteúdo “na prática” de hoje você confere como a FiqOn realizou integrações de CRM para agilizar as operações de um de nossos clientes.

Você já pensou quão produtivo seria fazer Integrações de dois CRMs?

Pense só, seria interessante ter as informações dos clientes em um único local, evitar a duplicação de informações e facilitar o acesso a dados atualizados?

Tenho certeza que a sua resposta foi sim. Foi considerando conectar dois sistemas CRMs, estes essenciais para os processos da empresa, que um dos nossos clientes nos procurou.

No texto de hoje você entenderá como foi o processo dessa conexão e ainda, como o nosso cliente teve mais agilidade no processo de criação de contato. Continue lendo e confira!

Por que realizar integrações de CRMs?

Ao integrar dois CRMs, as informações sobre o cliente que estavam metade em um local e metade em outro passam a ser unificadas. Isso significa que você terá uma visão centralizada e completa de informações sobre os clientes. Isso inclui histórico de compras, interações passadas, preferências e muito mais. 

Essa foi a situação vivida pelo nosso parceiro. A seguir, você entende como foi o processo de integrações de CRMs, permitindo que eles se comuniquem com harmonia. 

INTEGRANDO DOIS CRMS 

Sobre o nosso cliente

O parceiro que integrou conosco é uma distribuidora de equipamentos para profissionais das mais diversas áreas da Saúde estética e fisioterapeutas.

O problema

Basicamente o que estava acontecendo era que a empresa sofria com improdutividade, tendo que realizar o processo de cadastrar um lead que estava no CRM de um parceiro para o seu próprio CRM, manualmente. Ambos utilizam o software Moskit. 

Ele enfrentava o grande empecilho de ter que fazer esse processo manualmente. Acabar com esse problema significaria que a equipe de vendas do nosso parceiro poderia responder mais rapidamente às oportunidades de negócios, melhorando a capacidade de fechar negócios. 

Desenvolver uma solução para esse problema foi uma missão confiada à FiqOn.

Sistemas utilizados na integração

Moskit: ambas as empresas utilizavam esse software que é um CRM de vendas completo, composto por diversas ferramentas necessárias para esse setor.

A solução, na prática

O objetivo geral foi realizar integrações de CRMs, ou seja, conectar o CRM do nosso cliente, que é o Moskit, com o CRM de outra empresa parceira dele. 

A solução que criamos foi efetiva. Para cada lead gerado no CRM da empresa parceira, passado para a etapa “Encaminhado” do funil destinado ao nosso cliente, era necessário criar um novo lead no CRM do nosso cliente, passando os contatos anexados no lead.

Caso o lead tenha um contato, que não exista no sistema do nosso cliente, nós ainda nos encarregamos de criar.

Depois que o nosso cliente atende a esse lead, ou seja, faz reuniões, entende as dores e oferece uma solução, uma informação deve retornar para o CRM do parceiro deles para atualizar sobre o que aconteceu nas reuniões, ou seja, se houve ganho ou perda.

-> Uma das dificuldades enfrentadas na integração, se referia ao modo de verificar se o status do lead que será retornado tem o mesmo id daquele que veio do sistema do parceiro, para não haver conflito na hora de modificar o status.

Esse problema foi contornado armazenando no InternalStorage cada id do lead, já na sua criação. Ou seja, o id que chegou pelo webhook do sistema do parceiro do nosso cliente e o id criado no próprio CRM do nosso cliente foi unificado, juntando os ambos os id’s em um único objeto.

Etapas técnicas:

A seguir você confere qual foi o passo a passo técnico para a realização dessa integração. Veja, na prática, como a FiqOn integrou os dois CRMs e permitu que o nosso parceiro tivesse muito mais agilidade.

  1.  Cria_negóco:
  • Recebe body do webhook:

Recebe um body cada vez que um lead muda de etapa

  • Verifica etapa e funil:

Reconhece se está na etapa e no funil correto, caso não esteja correto o fluxo não será executado;

  • Verifica contato:

Confere se o contato do lead vindo do CRM do parceiro existe no CRM do nosso cliente. Caso não exista, o mesmo será criado por nós.

  • Cria lead:

Criamos um lead novo no CRM do nosso parceiro. É nessa etapa onde os id’s são armazenados no Internal Storage.

  1. Retorna_servico:
  • Recebe body do webhook:

Recebe um body cada vez que um lead muda de status (ganho, perdido ou aberto)

  • Verifica os id’s:

Verifica se o lead que veio pelo webhook é da empresa parceira através dos id’s salvos. Cada id do CRM do nosso cliente tem seu par no objeto armazenado no Internal Storage. Caso o id não tenha par, o fluxo não será executado

  • Atualiza Lead:

Com a mudança de status, o body recebido pelo webhook é utilizado para um put no lead de origem, atualizando seu status e demais informações necessárias.

  • Cria nota: 

Por conta da não haver padronização dos motivos de perda, foi usado apenas um único.  Cada lead modificado, portanto, recebe uma nota com todas as informações do lead.

Veja como ficou o escopo dessa integração:

Viu só como é fácil ter dois CRMs se comunicando?

Se ter integrações de CRMs é algo que a sua empresa também gostaria de ter, temos um convite para te fazer: torne-se parceiro da FiqOn, a integradora de sistemas que pode te ajudar a dar fim aos processos manuais vividos no dia a dia da sua empresa!

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Você conhecerá a FiqOn enquanto conversa com um dos nossos especialistas sobre as possibilidades de integração para o seu negócio.

Bárbara Lopes

Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
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