Consulta de crédito no Crefaz: deixe esse processo no piloto automático!

Descubra como a integração de sistemas pode agilizar a consulta de crédito no Crefaz e simplificar a rotina do seu time!

Otimizar processos é algo crucial para as empresas que desejam fechar negócios com rapidez e manter a satisfação dos clientes alta.

Pensando nisso, falaremos no “Na Prática” de hoje sobre uma integração que reduziu o tempo de consulta de crédito no Crefaz a zero. Afinal, se tem uma atividade que toma tempo no dia a dia dos colaboradores, é essa.

Confira como a parceria estratégica entre a FiqOn e uma promotora de crédito transformou a consulta de crédito em um processo ágil e automatizado, proporcionando uma vantagem competitiva ao nosso cliente.

Por que integrar a consulta de crédito no Crefaz?

A agilidade nas transações comerciais é um grande diferencial competitivo. Integrando a consulta de crédito no Crefaz, você ganha velocidade nas aprovações, reduz o tempo de resposta aos clientes e possibilita negociações mais eficientes.

Isso é crucial para fechar negócios com rapidez e manter a satisfação do cliente. Além de poupar tempo dos seus colaboradores, que podem focar em atividades mais estratégicas enquanto a consulta de crédito fica no piloto automático.

Sobre o nosso cliente

A empresa que realizou essa integração com a gente é uma promotora de crédito com atuação em todo o país.

O problema

O que acontecia era que os colaboradores e time de vendas perdiam muito tempo verificando a veracidade das informações enviadas no chatbot, informações essas que, muitas vezes, vinham incompletas, incorretas ou simplesmente em branco.

O processo de verificar esses dados e consultar o crédito atrasava a rotina do time, e sobrecarregava a equipe comercial.

Confira agora, o que fizemos para solucionar isso tudo de uma vez por todas!

Sistemas utilizados na integração

consulta de crédito
  • MegaZap: sistema de atendimento multicanal RECEPTIVO de chatbots, que automatiza canais como, Facebook Messenger, Telegram e outros chatbots ou plataformas de mensagens.
  • Crefaz: instituição financeira que oferece diversas soluções de crédito.

A solução, na prática

Essa integração agiliza o processo de consulta de crédito e produtos na Crefaz. A partir dos dados fornecidos pelos clientes por meio do chatbot MegaZap, realizamos uma análise instantânea e retornamos as respostas de aprovação ou reprovação.

Apenas clientes aprovados são encaminhados ao departamento de vendas, enquanto os demais recebem uma mensagem de finalização do atendimento. 

Essa integração ocorre por meio do Webhook da FiqOn colocado como gatilho no Megazap, fazendo as requisições para a API da Crefaz, e retornando a análise por meio do RESPONSE do Webhook.

O escopo da integração ficou assim:

consulta de crédito

PASSO 1: tratamento e validação

Recebemos os dados vindos do chatbot e monta um objeto “cidades” para usar caso o CEP de algum erro. Então, fazemos o devido tratamento dos dados, e em seguida, a validação de cada um deles, sendo:

  • Nome Completo: inválido somente quando não tem nada ou somente 1 nome, e válido quando for a partir de 2 nomes.
  • CPF: válido somente se conter 11 dígitos.
  • Data de nascimento: validamos se contém 8 dígitos e tratamos de DD/MM/AAAA para AAAA-MM-DD.
  • CEP: verificamos se contém algum CEP válido com 8 dígitos e usamos ele, se não conter um CEP válido, ele busca pelo DDD no objeto cidades o respectivo CEP da região do DDD.
  • Número de telefone: vem padrão o número do próprio cliente usado no WhatsApp e faz somente o tratamento tirando o 55 e adicionando o 9 após o DDD.

PASSO 2: requisições API Crefaz

Autenticação: fazemos a autenticação na API da Crefaz com credenciais para obter o Token para usar em futuras requisições na Crefaz.

CEP-Cidade/uf: realiza-se uma requisição para a API Viacep, para buscar o nome da cidade e UF do respectivo CEP. Se houver algum problema nessa requisição, usamos os 2 primeiros dígitos do CEP buscando o nome da cidade e UF.

Pegar cod ibge e id: pegamos o código IBGE e id da cidade a partir do nome da cidade e UF.

Consulta do produto a partir da cidade: consultamos disponibilidade do produto de Energia pelo código IBGE.

PASSO 3: corpo para consulta e validação

Montamos o corpo para a requisição para fazer a consulta de crédito, e faz a validação se o corpo está correto.

(IF) Validado para envio

Fazemos a requisição para a consulta de crédito no Crefaz. Se for reprovada, retornamos a mensagem de quando for reprovado para o chatbot e finalizamos o fluxo. Agora, se for aprovada, iniciamos o (IF) Selecionar Oferta, fazendo requisições para:

  • Listar ofertas para a proposta aprovada
  • Calcular o vencimento
  • Consultar o valor limite
  • Simular a oferta
  • E, por fim, selecionar a oferta
  • Finalizando o fluxo e enviando a mensagem de aprovado para o chatbot 

(IF) Validação negada

Se as validações forem negadas, enviamos uma mensagem para o chatbot para o cliente aguardar um instante, e iniciamos o atendimento com o departamento de vendas, para alinharem os dados inválidos.

E você, já conta com integração de sistemas na sua empresa?

Se a sua resposta foi não, está na hora de se tornar parceiro de uma empresa com know how e especialização nesse serviço, como a FiqOn. Algumas das nossas exclusividades incluem:

  • Não cobramos nenhum valor de SETUP e nem de implantação
  • Entregamos sua solução 100% personalizada no menor tempo do mercado
  • Requisições ilimitadas

Nós realizamos toda e qualquer integração que você precise, incluindo essa que você conferiu ao longo do artigo!

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Você conhecerá a FiqOn enquanto conversa com um dos nossos especialistas sobre as possibilidades de integração para o seu negócio. Esperamos você!

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Rebeca Costa

Rebeca é copywriter e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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