Fique de olho na tendência: hiperautomação promete acelerar crescimento das empresas em 2023.

hiperautomação

Descubra o que é  hiperautomação e como esse processo pode beneficiar a rotina empresarial.

Uma pesquisa da Gartner, empresa de consultoria, prevê que os gastos com tecnologias de software que possibilitam a hiperautomação atingirão US$720 bilhões em 2023. 

Isso demonstra que, mais que nunca, as empresas estão com interesse em automatizar os processos. Sobretudo, os gestores, perceberam que a produtividade do seu time aumenta quando eles deixam de lado tarefas repetitivas e focam em ações que, de fato, agregam valor.

Nesse artigo você entenderá melhor o que é hiperautomação, as principais tecnologias dessa vertente e como de fato os setores da sua empresa podem se beneficiar com ela. Continue lendo:

O que é Hiperautomação?

A sua empresa com certeza tem softwares que automatizam a execução de tarefas rotineiras, porém a hiperautomação sugere um passo além. A busca é por mais segurança e inteligência nos processos através da combinação de recursos tecnológicos. 

O objetivo dessa tecnologia, diferente do que muitos pensam, não é substituir o trabalho humano pelas máquinas, mas sim, ajudar os colaboradores a otimizarem suas tarefas.

A hiperautomação visa unir técnicas avançadas tais como inteligência artificial e automação robotizada de processos para agilizar as atividades operacionais. Esse conceito surgiu com a demanda de que essas ferramentas, operando isoladamente, não entregariam o mesmo desempenho do que quando combinadas. 

As principais tecnologias de hiperautomação 

Para implementar essa transformação digital na sua empresa é preciso contar com o auxílio de algumas ferramentas. Confira algumas delas a seguir:

🤖 Machine Learning

Este é um campo que estuda o comportamento humano e tenta replicar essas habilidades por meio da inteligência artificial. Nada mais é do que a capacidade de aprendizado de uma máquina.

Tudo isso ocorre por meio da base de dados. Esse software analisa como um humano se comunica e utiliza esse aprendizado para aprimorar o seu próprio funcionamento.

🖥️ Inteligência Artificial (IA)

Um método onde os computadores atuam simulando a inteligência humana. 

Essa tecnologia hoje permitiu que os robôs se tornassem autônomos e desempenhem tarefas específicas nas empresas sem necessidade de supervisão constante.

💬 ChatGPT

O ChatGPT se trata de uma inteligência artificial que permite a interação de pessoas e máquinas em tempo real. Imagino que você deva estar pensando “Deve ser parecido com o que o Google ou outros mecanismos de chatbot já faz”, contudo, é algo muito mais profundo.

O ChatGPT consegue compreender o contexto e a mensagem e utilizar uma base de dados para responder essa demanda de forma criativa (diferente das tecnologias como a Siri e Alexa que oferecem uma explicação padronizada). 

Ele também pode criar conteúdos textuais, desenvolver histórias, descrever imagens e muito mais. 

Porém, aí vai um lembrete: mesmo tendo acesso a algo tão impactante devemos nos lembrar que este foi desenvolvido por mentes humanas, portanto, você deve utilizar o GPT como aprimoramento dos processos tecnológicos da sua empresa e não na substituição do trabalho humano.

RPA

A sigla RPA diz respeito a Robotic Process Automation, que pode ser traduzida para automação robótica de processos. O objetivo é automatizar as tarefas repetitivas com o uso de IAs e robôs.

Um exemplo de RPA são os chats automáticos. Ali, você se comunica com um robô responsável por fornece respostas padrões para suas dúvidas.

Intelligent Character Recognition (ICR)

ICR pode ser traduzido para  reconhecimento inteligente de caracteres. Essa tecnologia interpreta informações escritas a mão ou impressas e converte em documento digital, que pode ser utilizado por um sistema:

IPaaS

O iPaaS (Integration Platform as a Service) ou plataforma de integração de sistemas como serviço, é um sistema tecnológico onde o usuário pode desenvolver fluxos de integração para conectar diferentes sistemas utilizados por sua instituição. Ele permite o armazenamento de dados, informações e softwares em nuvem.

Um exemplo dê IPaaS é a FiqOn. Com a plataforma é possível integrar vários sistemas e otimizar os processos da sua empresa, sendo eles simples ou complexos, permitindo que eles troquem informações.

Setores beneficiados com essa tecnologia:

Você já deve ter notado que a implementação de processos de hiperautomação beneficiará não 1 ou 2, mas todos os departamentos da sua empresa. 

Por exemplo, para o Marketing será mais fácil criar relatórios seja para demandas internas como análise de tráfego, gestão dos leads, envio de comunicados, assim como no atendimento ao cliente, facilitando o compartilhamento de informações.

Já no setor tecnológico da sua empresa, a transformação proporcionará a integração de sistemas, facilitando a comunicação com API, servidores, manutenção e controle de dados.

E aí? Você já conhecia a hiper automação?


📬 Se você acabou de descobrir como essa tecnologia pode auxiliar a sua empresa, te indico a compartilhar esse artigo com outros colegas que também possam se interessar pelo assunto. :

Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
Compartilhe