Entenda de uma vez por todas no que a Fique Online (FiqOn) é especializada e por que essa solução trará benefícios exclusivos para a sua empresa.
Recebemos muitas perguntas sobre a história da nossa plataforma, nossos serviços e nossos diferenciais. Por isso, decidimos reunir TUDO o que você precisa saber sobre a Fique Online (Fiq On) em único artigo.
Se você já nos acompanha há algum tempo, está pensando em integrar seus sistemas com a gente, ou simplesmente chegou aqui de para-quedas, esperamos que aproveite a leitura, com certeza será de grande ajuda para você entender quem nós somos, o que fazemos e por que fazemos!
Quem sabe, esse seja o início de uma grande parceria?
Como surgiu a Fiq On?
Nascemos para ajudar empresas que procuram soluções rápidas e econômicas no setor de automação e integração de sistemas.
→ Após desenvolvermos uma solução diferenciada para um cliente, vimos que aquilo que criamos tinha um grande potencial.
Oportunidades surgiram e decidimos sair de Ponta Grossa (PR) e trazer a FiqOn para a cidade de Guarapuava (PR). Aqui, aperfeiçoamos nossa plataforma e trabalhamos incansavelmente até termos a solução que temos hoje: completa, personalizável e 100% efetiva.
Desde então, não paramos de realizar conexões.
O que somos, afinal?
Somos uma iPaaS (Integration Platform as a Service), isto é, uma Plataforma de Integração de Sistemas como Serviço. Essa tecnologia veio pra facilitar as integrações, uma vez que antes o desenvolvedor interno tinha que realizar códigos repetidos para ações similares, a plataforma da Fique Online (FiqOn) possui essas informações organizadas em “blocos” (os chamados middlewares), facilitando e agilizando o processo de integração.
As empresas de hoje utilizam diversos sistemas para funcionar, especialmente em departamentos como vendas, marketing, logística, etc. Uma solução iPaaS permite que os dados sejam compartilhados entre ferramentas sem a necessidade de se fazer isso manualmente.
Para isso, por meio de um time especialista que acompanha minuciosamente cada etapa, nós facilitamos a comunicação entre ferramentas e definimos os melhores caminhos para dar fim às tarefas repetitivas.
No que somos especializados?
O nosso trabalho é fazer com que duas ou mais ferramentas conversem automaticamente, sem interferência manual nesse processo. Elas podem trocar informações, dados, relatórios, tudo em tempo real, através do que chamamos de integração de sistemas.
Tomemos como exemplo uma equipe esportiva. Cada jogador tem uma função específica e habilidades individuais, mas todos trabalham em conjunto para alcançar um objetivo comum. Certo?
Da mesma forma, existem diversas ferramentas e plataformas criadas com objetivos diferentes, e por isso, não funcionam da mesma forma. Cada uma delas tem o seu papel para o desenvolvimento dos negócios, e exercem suas funções muito bem, mas isoladas.
Isso te traz um sério problema. Você tem todas as ferramentas que precisa para que tudo funcione como o planejado, mas chega um ponto que se torna insustentável lidar com todas elas.
Você perde muito tempo do seu dia transferindo dados de um lugar para outro, tentando organizá-los, e isso dificulta ainda mais o trabalho de analisar todos eles.
Então, como resolver isso? Com integração de sistemas. Ela une o seu “time” de ferramentas e permite que diferentes sistemas trabalhem juntos, cada um com sua própria função e recursos, para melhorar a eficiência operacional e gerar mais resultados em menos tempo.
Qual a diferença entre integração e automação?
Você já se fez essa pergunta? Para que você nunca mais tenha essa dúvida, confira as definições de cada um:
Integração: é o processo de conectar diferentes sistemas, aplicativos ou componentes tecnológicos para permitir a troca de informações e o compartilhamento de recursos entre eles.
Automação: uso de tecnologia para realizar tarefas ou processos de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana direta.
Percebe a diferença? A integração conecta uma ferramenta a outra por meio de automações, focando na conexão e comunicação entre diferentes sistemas. Já a automação se concentra apenas na execução automática de tarefas.
→ Por exemplo, uma automação seria tornar automático o envio de um fluxo de e-mails, enquanto a integração seria conectar dois sistemas de marketing para centralizar informações num único local.
OBS: aqui na FiqOn, somos especializados não somente em integração, mas também em automação.
Quais sistemas integramos?
Todo e qualquer sistemas que você utilize. Nossa plataforma é completamente personalizável e, por isso, conseguimos resolver qualquer demanda que você possua de integração. Confira alguns tipos de sistemas já integrados pela FiqOn:
- CRMs (Customer Relationship Management)
- ERPs (Enterprise Resource Planning)
- CMS (Content Management System)
- Google Sheets
- Plataformas de ensino
- E-commerces/Marketplaces
- Gerenciamento de estoque
- Gateways de pagamento
- Sistemas de entrega e logística
- Sistemas financeiros
- Sistemas de contabilidade
- Sistemas de Marketing
- Sistemas alimentícios
- Sistemas de análise e Business Intelligence
- Sistemas de gestão de projetos
- Sites governamentais
Quais tipos de integrações realizamos?
Literalmente, qualquer tipo de integração. Seja banco a banco, via API ou via compartilhamento de dados eletrônicos, temos o know how necessário para realizar a conexão.
→ Integração via API: opção mais moderna e flexível para integrar sistemas, permitindo a transferência de dados em tempo real e criação de integrações personalizadas com sistemas externos, como plataformas de redes sociais e serviços de nuvem.
→ Integração via banco de dados: ideal para empresas com diferentes sistemas de bancos de dados que precisam se comunicar. Essa integração pode ser complexa e requer conhecimentos técnicos avançados para configurar e manter.
→ Integração via compartilhamento de dados eletrônicos: requer uma plataforma ou software usado como um tradutor universal, por essa razão é a forma mais complexa de integrar. Ele irá traduzir as informações de cada ferramenta integrada e repassar para a solução em um fluxo contínuo, ajudando todos os sistemas a entender esses dados.
Benefícios de integrar
Poderíamos citar uma infinidade. Dependendo do sistema que você integre, os benefícios podem variar. Porém, alguns deles não mudam e são perceptíveis em qualquer integração que você realize, por exemplo:
- Centralização de informações
- Eliminação de erros de digitação de dados
- Comunicação mais eficiente
- Aumento da eficiência e agilidade dos processos
- Eliminação do trabalho repetitivo
- Foco no trabalho que de fato deve ser feito
- Muito mais produtividade e agilidade
- Redução de custos e de desperdícios
Como é a plataforma?
A Fique Online (FiqOn) conta com algumas ferramentas próprias que possibilitam soluções exclusivas e sob medida para nossos clientes, por exemplo:
– Conectores prontos: temos centenas de conectores salvos em nossa plataforma. Enquanto os times internos das empresas estão desenvolvendo as integrações do 0, aqui na FiqOn nós já temos diversos plugins prontos, o que torna a integração muito mais ágil.
– User friendly: nossa plataforma é extremamente fácil e intuitiva. A interface foi desenvolvida para que você não tenha complicações para gerenciar as integrações.
Funcionalidades exclusivas
1. Arrasta e solta. Uma das funcionalidades que torna a nossa integração ainda mais rápida. Com ela nossos desenvolvedores podem selecionar um middleware cadastrado e arrastá-lo para o seu fluxo de forma simples e ágil.
2. Environments: Além de estarmos 100% dentro das atualizações da LGPD, garantindo a privacidade de cada usuário presente na base de dados, também contamos com os Environments. Graças a eles, as informações de segurança dos nossos parceiros ficam criptografadas dentro da plataforma. Isso garante ainda mais proteção para os dados que estão ali.
Quem pode contratar os serviços da FiqOn?
Qualquer empresa que utilize dois ou mais sistemas em seu dia a dia. Atendemos desde demandas simples até as mais complexas.
Inclusive, cabe ressaltar aqui alguns dos sintomas mais comuns de quem precisa URGENTEMENTE integrar seus sistemas. Confira abaixo:
Você não encontra uma forma de centralizar as informações dos setores da empresa. |
Seus funcionários têm que transferir manualmente os dados entre vários sistemas diferentes. |
A gestão da empresa é difícil porque você perde muito tempo analisando dados de vários softwares. |
Tempo, dinheiro e recursos parecem faltar, sempre. |
Os times não se comunicam e acessar informações atualizadas geralmente é um problema. |
Suas análises de dados são superficiais e incompletas. |
Sua empresa coleciona planilhas como se fossem itens colecionáveis. |
Se você se identificou com alguma dessas coisas, está na hora de integrar seus sistemas! Sua empresa precisa sair dessa areia movediça o quanto antes. Cadastre-se em nosso site e te ajudaremos com esse serviço.
Por que terceirizar a integração?
Se você:
→ Possui desenvolvedores internos: não faz sentido sobrecarregá-los com demandas internas quando existe uma solução que poupará o seu tempo, esforço e recursos.
→ Não possui desenvolvedores internos: não faz sentido contratar um apenas para criar integrações entre os seus sistemas. Além de custar muito mais para o seu bolso, também não seria muito efetivo, pois todas as integrações teriam que ser feitas do zero.
Muitos dos nossos clientes precisavam do desenvolvedor para fazer as duas pontas funcionarem. Não existia integração ativa que funcionasse, ajustes precisavam ser feitos e o processo de integração era extremamente demorado.
Empresas como a FiqOn, especializadas em oferecer esse serviço, já lidam com demandas vindas de diversos setores todos os dias, assim, para facilitar o trabalho, contam com uma série de plugins já conectados, testados e funcionando sem falhas.
Nós realizamos todo o processo das integrações do início ao fim, e te acompanhamos durante todo o processo.
Por que escolher a Fique Online (FiqOn)?
Como você provavelmente percebeu lendo até aqui, nossa solução se encaixa em praticamente todas as empresas que trabalham com dois ou mais sistemas, atendendo qualquer tipo de demanda com um grau de detalhes e atenção único no mercado.
Mas a nossa versatilidade e personalização não são os únicos motivos pelos quais a nossa solução é diferente das demais.
Temos orgulho em ser a única empresa do Brasil que oferece soluções de integração em um formato de entrega rápida, sem cobrança de SETUP nem implantação.
O Setup é uma taxa cobrada para “ajuste” do início da produção da integração. Muitas empresas cobram cerca de 3.000, 5.000 ou até 10.000 reais somente nessa taxa inicial. A FiqOn não tem essa taxa.
Também não cobramos a implantação da solução do parceiro em nossa plataforma.
“Como funciona nossa monetização?”
Hoje nossa monetização é com base na integração. Cada fluxo criado em nossa plataforma para conectar dois sistemas é considerado uma integração.
Por exemplo, se você precisa conectar o sistema A com o sistema B, está realizando uma única integração.
Essa foi uma forma clara de garantir que você invista apenas no que usa, sem complicações ou taxas extras.
E ainda, você tem requisições ilimitadas
Para nós as requisições funcionam de uma maneira diferente.
Em outros sistemas, uma requisição é o pedido que você faz a um servidor para obter uma informação ou para realizar uma ação específica. Essa requisição contém dados que descrevem exatamente o que você precisa.
Em um cenário comum, sempre que você troca de página ou aperta Enter na barra de endereço, uma nova requisição é feita. Isso pode ser para pedir a exibição de uma página, cadastrar um novo recurso, atualizar ou excluir algo.
Imagine que você precisa transferir um único dado para 5 ferramentas diferentes. Geralmente, isso seriam 5 requisições, pois o dado realizou 5 “ações” diferentes.
Mas não na FiqOn. Entendemos que com o grande fluxo de informações que precisam circular diariamente, isso não seria rentável e nem vantajoso para nossos clientes.
Por isso, aqui na FiqOn, trabalhamos com um modelo exclusivo de requisições onde o mesmo fluxo de 5 sistemas pelo qual o dado será transferido conta como uma única requisição.
4 Outros Diferenciais da FiqOn
É uma plataforma prática: nós conduzimos todo o processo da integração, desde o estudo das APIs, endpoints, regras específicas, etc.
Modularidade: nossa integração é 100% modular e customizável. Isso garante a aplicabilidade em diversos sistemas e possibilita que ela seja inserida em qualquer etapa do seu processo.
Suporte: humanizado e com respostas rápidas para esclarecer todas as suas dúvidas. Contamos com uma equipe preparada para te atender no que você precise referente a plataforma FiqOn.
Fique tranquilo: não há nenhum tipo de fidelidade ou multa rescisória. Queremos que nossa parceria se mantenha pela entrega de um serviço de qualidade.
Alguns cases de sucesso
Separamos dois cases de empresas que atuam em setores diferentes para mostrar como a integração de sistemas pode ajudar toda e qualquer empresa:
Bennu Shop | Technoeasy |
A equipe perdia muito tempo faturando e despachando pedidos manualmente, e a FiqOn mudou esse processo. Criamos uma automação que integrou a Bennu com a plataforma de gestão de postagens, que emite a etiqueta de envio. Entra um pedido, e após sua aprovação ele já é consumido e vai para outra plataforma sem que os colaboradores precisem copiar ou colar. |
O desenvolvedor interno do nosso parceiro estava sobrecarregado com uma grande demanda de integração de sistemas. O colaborador precisava criar as conexões do 0 e perdia muito tempo nisso. Hoje a FiqOn é responsável por realizar todas as integrações que a Technoeasy precisa. Com nosso apoio, eles acabaram de vez com o problema que enfrentavam e automatizaram a sua rotina, ganhando mais produtividade. |
Até o Gabriel Costa (Mineiro) confiou na nossa solução, por que você não confiaria?
Conhecido como um dos maiores players do mercado de Growth, Gabriel Mineiro atua hoje como Cofundador da Growth Leaders Academy e da SaaS Merlin.
Ele já esteve à frente das estratégias de Growth de diversas empresas do país, como: Aegro, Hent, Resultados Digitais, Pier, entre outras.
Após conhecer a FiqOn, ele se tornou nosso embaixador e agora está mostrando às empresas como a integração de sistemas é poderosa dentro das estratégias de Growth.
“A FiqOn foi uma das maiores surpresas de iPaaS brasileiro que vi nos últimos anos. Eu sou muito aficionado com ferramenta, com integração há muitos anos. Acredito que toda a linha de Growth, de modo geral, se baseia muito em eficiência, velocidade, dados e fazer análises. Conseguir integrar ferramentas diferentes ao longo do processo, seja em marketing, vendas, financeiro e tudo mais, é muito importante para termos esses dados bem estruturados. Tem muita gente que usa soluções diferentes, separadas, e que quando vai juntar tudo, fica inconsistente, as integrações não funcionam bem, os dados não conversam entre si, entre tantos problemas que mais atrapalham do que ajudam. Quando vi uma empresa brasileira, e ainda mais com o nível de sofisticação, robustez e velocidade da FiqOn, me chamou muita atenção. Para mim, o grande quick win (vitória rápida) é integrar os sistemas internos com a FiqOn para aumentar a produtividade”.-Gabriel Mineiro |
Decidi integrar com a FiqOn, qual o próximo passo?
O processo para que sua empresa fique online é simples e pensado para que todas as suas necessidades sejam atendidas da forma mais eficiente possível:
Qualificação: nessa etapa nosso time de desenvolvimento realiza reuniões internas com o objetivo de compreender a dor que você enfrenta para escalar seu negócio.
Solução: com o apoio de especialistas em soluções personalizadas, você será apresentado a uma forma inovadora de integrar seus serviços e poupar tempo.
Pagamento: após o pagamento, o próximo passo é agendar as reuniões de implantação da solução.
Implantação: com o apoio do nosso time de implantação iniciamos o desenvolvimento da solução que vai tornar o seu fluxo mais ágil e eficiente.
E prontinho, você está On!
Quer conhecer nossa plataforma na prática?
Se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que a FiqOn oferece uma solução que pode ajudar a sua empresa.
Pensando nisso, temos um convite especial para você: clique no botão abaixo e agende uma demonstração da nossa plataforma, de forma totalmente gratuita e sem compromissos.
Assim, você conhece a FiqOn na prática e tem a chance de conversar com um dos nossos especialistas sobre as possibilidades de integração para o seu negócio.