A emissão de relatórios faz parte da rotina de toda e qualquer agência de marketing. Afinal, é através da análise de dados que novas estratégias são traçadas e os resultados são medidos.
Porém, nem toda agência sabe como utilizar essa ferramenta a seu favor. Não adianta emitir relatórios se eles demoram para ser desenvolvidos e não são eficientes.
Durante esta leitura, você entenderá porque emitir relatórios manualmente é um processo do passado, e como trazer a sua agência para o futuro trará benefícios que vão muito além da agilidade.
Dados e emissão de relatórios: um processo cada vez mais complexo
Agências trabalham com dados diariamente. Saber onde e como encontrá-los, assim como visualizá-los de forma simples e compreensível, é essencial.
Imagine ter que emitir relatórios regulares para cada cliente, com métricas de diferentes plataformas, como:
- Ticket médio
- CAC
- ROAS
- ROI
- Número de pedidos
- Taxa de conversão
- E tantas outras informações
Como manter todos esses dados atualizados para o acompanhamento do seu cliente?
Um erro de digitação, uma métrica desatualizada ou colocada no lugar errado já é o suficiente para a sua credibilidade ser afetada e a tomada de decisão ser menos assertiva.
Qual a importância dos relatórios para o seu cliente?
A explicação mais comum para a importância dos relatórios dentro das agências é: eles servem para mostrar ao cliente o desempenho das campanhas, sendo usados para tomar decisões e traçar novas estratégias (caso seja necessário).
Mas e se eu te dissesse que a importância dos relatórios vai muito além disso?
Você já parou para pensar que os relatórios expressam a qualidade do serviço que a sua agência está prestando?
O seu cliente, mesmo que não seja um especialista da área, com certeza quer acompanhar os resultados das atividades da agência. E é por meio dos relatórios que ele terá essa percepção.
Imagine só: seu cliente está no meio de um dia corrido, realizando análises de metas, quando decide ver o andamento das campanhas. Ele te envia uma mensagem solicitando uma atualização, o que você faz?
- Você pede para um membro do seu time elaborar uma apresentação com os dados do dia e enviar ao cliente quanto antes.
- Você não se preocupa com esse tipo de solicitação, pois o seu cliente já tem acesso a um relatório atualizado em tempo real com todas as informações que ele precisa.
Percebe a diferença? Qual das opções poupa tempo, facilita seu dia a dia e agrega valor ao seu serviço? Acho que ambos sabemos a resposta.
Contudo, não é apenas em uma situação como essa que vemos a importância de relatórios inteligentes.
No passado, era necessário que uma pessoa acessasse várias plataformas, analisasse os leads gerados e os contabilizasse um por um, para só então medir e apresentar isso ao cliente no relatório.
Já imaginou quanto tempo era desperdiçado nesse processo? Pois é, e Infelizmente, essa ainda é a realidade de muitas agências…
Qual é o futuro da emissão de relatórios?
Hoje, já existem formas de automatizar processos nas agências de marketing, inclusive na emissão de relatórios.
Tecnologias como a integração de sistemas permitem que ferramentas como a plataforma de anúncios converse com seus outros softwares e o fluxo de informações funcione sem a necessidade de preenchimentos manuais.
Temos um reels em nosso perfil que trata exatamente desse assunto, confira:
Vantagens da emissão de relatórios automatizada
Podemos observar que muito tempo e esforço são poupados quando o processo de emissão de relatórios é automatizado. Porém, os benefícios vão muito além da agilidade:
- Organização dos dados
- Precisão
- Tomada de decisão mais assertiva
- Clientes mais satisfeitos
- Maior escalabilidade
- Centralização de informações
- Aumento da produtividade do time
- Redução de falhas
- Visualização clara do que traz mais resultados
- Melhor comunicação interna e com o cliente
Além de todos esses benefícios, com as suas ferramentas conectadas, seu cliente terá acesso ao andamento do projeto em tempo real, ou seja, você não precisará perder tempo com o envio de informações, contabilizações ou preenchimento de planilhas.
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