
CRM e Inbound: entenda qual a importância de fazer com que essas estratégias trabalhem em conjunto para trazer mais resultados para a sua empresa.
Que a tecnologia só avança você já sabe, mas de uns anos para cá essas mudanças vêm ocorrendo numa proporção inimaginável. Esse avanço afeta principalmente empresas que prestam serviços ou tem algum produto específico para comercialização, justamente porque os consumidores dessas empresas exigem que a cada dia mais elas se modernizem.
Fato é que a necessidade começa a ser percebida também pelos próprios colaboradores. Muitos deles veem a necessidade modernizar a comunicação inclusive entre os setores, por exemplo, o setor de vendas com o uso do CRM e o do marketing baseado na estratégia Inbound Marketing, visando alavancar as vendas.
Nesse artigo você entenderá melhor o que é CRM, Inbound marketing e qual a importância da integração entre as duas estratégias no crescimento da sua empresa. Continue lendo
Você sabe o que é Inbound Marketing?
O Inbound também pode ser chamado de marketing de atração. Este é um conjunto de estratégias cujo objetivo é fazer com que o cliente procure pela empresa (e não o contrário).
São pensadas ações para atrair o cliente em potencial, seja para o seu site, landing pages, blog ou redes sociais, e após ele ser atraído, é implementado um fluxo de relacionamento com esse visitante.
Por isso, deve ser pensado conteúdos estratégicos e segmentados para o cliente ideal que você deseja atingir, focando em 4 fases básicas que buscam direcionar o relacionamento da marca com o cliente, são elas:
- Atração: O visitante é atraído pelo seu conteúdo
- Conversão: O visitante se interessou pelo seu conteúdo e preencheu um cadastro para fornecimento de dados, se tornando seu lead.
- Venda: Aqui a sua empresa conversa com o lead cadastrado para fazer o processo de venda do seu produto ou serviço
- Monitoramento: Aqui o lead se tornou seu cliente e você começa o pós-venda, pensando estratégias para nutrir e monitorar aquele cliente.
Todas as informações coletadas durante esse processo servem de estudo para o setor de marketing da sua empresa, afinal, com os comportamentos dos seus clientes coletados, é possível criar um caminho mais assertivo para aperfeiçoar as ações.
E, para que esses resultados sejam ainda melhores, é interessante compartilhar as informações com o CRM da sua empresa, para auxiliar também o trabalho dos vendedores.
Afinal, o que é um CRM?
CRM é uma sigla em inglês que significa “Customer Relationship Management”, traduzida no português para Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse sistema propõe que o consumidor tenha uma excelente experiência de compra.
O CRM armazena as informações de todos os clientes do seu negócio ou aqueles que estão em potencial de conversão. Essas informações são desde nome, endereço, contato até preferências de compra, incluindo visitas ao site, ligações, etc.
Mas não para por aí, esse software não só te disponibiliza a chave para entender a jornada do seu cliente, assim você pode oferecer inclusive jornadas personalizadas sabendo exatamente o que fideliza esses clientes.
CRM e inbound: integração com um objetivo em comum
Como você deve ter notado, tanto o Inbound Marketing quanto o CRM possuem objetivos em comum: atrair visitantes, convertê-los em clientes e por fim mantê-los consumidores da sua marca.
E para que ambos os sistemas operem em sintonia é fundamental promover a integração desses setores. Continue lendo para entender quais as 3 principais razões para integrar o CRM de Vendas com o de Marketing.
1. Comunicação integrada
Um dos grandes desafios das empresas é manter os setores em comunicação para que o trabalho funcione em conjunto. Com integração do CRM de Vendas com o de Marketing, você consegue fazer com que suas equipes conversem. Ambos utilizam os cadastros vindos do Inbound para melhorar sua comunicação com os clientes, tanto para follow up quanto relacionamento.
Assim como também o marketing pode obter informações precisas de quem de fato tem o contato direto com o cliente. Ambos os setores colaboram, tendo como foco o crescimento da sua empresa
2. Fim da desorganização de informações
Com a integração do seu CRM de vendas e o de marketing você consegue controlar todos os dados e cadastros em um único local, assim, não há duplicidade de informações e você sabe com exatidão de onde veio o seu cliente, em qual fase do funil ele está, etc.
A equipe de marketing consegue encaminhar campanhas específicas para esses clientes, conforme suas necessidades, assim como os vendedores entendem melhor a jornada do consumidor e atende ele com mais assertividade.
3. Melhor ROI
Com a integração melhorando os processos da sua empresa, sejam eles internos ou externos, gastando pouco (visto que o processo de integração com a FiqOn, por exemplo, tem um dos melhores preços do mercado) consequentemente ela indica melhorias no faturamento, ou seja, no ROI.
O Retorno do Investimento é uma das métricas que estima os lucros da sua empresa. Ela é obtida por meio da seguinte fórmula:
ROI = [(ganho obtido — valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial] x 100.
Se você decidiu que é hora de integrar pode contar com a ajuda da FiqOn, a plataforma de integração de sistemas mais fácil de usar do mercado.
Nossa ferramenta permite que seu time de marketing se conecte com seu time de vendas e seus processos sejam automatizados.
