Emissão de relatórios em agências: uma nova forma de agregar valor aos seus clientes.

A emissão de relatórios faz parte da rotina de toda e qualquer agência de marketing. Afinal, é através da análise de dados que novas estratégias são traçadas e os resultados são medidos.

Porém, nem toda agência sabe como utilizar essa ferramenta a seu favor. Não adianta emitir relatórios se eles demoram para ser desenvolvidos e não são eficientes.

Durante esta leitura, você entenderá porque emitir relatórios manualmente é um processo do passado, e como trazer a sua agência para o futuro trará benefícios que vão muito além da agilidade.

Dados e emissão de relatórios: um processo cada vez mais complexo

Agências trabalham com dados diariamente. Saber onde e como encontrá-los, assim como visualizá-los de forma simples e compreensível, é essencial.

Imagine ter que emitir relatórios regulares para cada cliente, com métricas de diferentes plataformas, como:

  • Ticket médio
  • CAC
  • ROAS
  • ROI
  • Número de pedidos
  • Taxa de conversão
  • E tantas outras informações

Como manter todos esses dados atualizados para o acompanhamento do seu cliente?

Um erro de digitação, uma métrica desatualizada ou colocada no lugar errado já é o suficiente para a sua credibilidade ser afetada e a tomada de decisão ser menos assertiva.

Qual a importância dos relatórios para o seu cliente?

A explicação mais comum para a importância dos relatórios dentro das agências é: eles servem para mostrar ao cliente o desempenho das campanhas, sendo usados para tomar decisões e traçar novas estratégias (caso seja necessário).

Mas e se eu te dissesse que a importância dos relatórios vai muito além disso?

Você já parou para pensar que os relatórios expressam a qualidade do serviço que a sua agência está prestando?

O seu cliente, mesmo que não seja um especialista da área, com certeza quer acompanhar os resultados das atividades da agência. E é por meio dos relatórios que ele terá essa percepção.

Imagine só: seu cliente está no meio de um dia corrido, realizando análises de metas, quando decide ver o andamento das campanhas. Ele te envia uma mensagem solicitando uma atualização, o que você faz?

  1. Você pede para um membro do seu time elaborar uma apresentação com os dados do dia e enviar ao cliente quanto antes.
  2. Você não se preocupa com esse tipo de solicitação, pois o seu cliente já tem acesso a um relatório atualizado em tempo real com todas as informações que ele precisa.

Percebe a diferença? Qual das opções poupa tempo, facilita seu dia a dia e agrega valor ao seu serviço? Acho que ambos sabemos a resposta.

Contudo, não é apenas em uma situação como essa que vemos a importância de relatórios inteligentes.

No passado, era necessário que uma pessoa acessasse várias plataformas, analisasse os leads gerados e os contabilizasse um por um, para só então medir e apresentar isso ao cliente no relatório.

Já imaginou quanto tempo era desperdiçado nesse processo? Pois é, e Infelizmente, essa ainda é a realidade de muitas agências…

Qual é o futuro da emissão de relatórios?

Hoje, já existem formas de automatizar processos nas agências de marketing, inclusive na emissão de relatórios.

Tecnologias como a integração de sistemas permitem que ferramentas como a plataforma de anúncios converse com seus outros softwares e o fluxo de informações funcione sem a necessidade de preenchimentos manuais.

Temos um reels em nosso perfil que trata exatamente desse assunto, confira:

Vantagens da emissão de relatórios automatizada

Podemos observar que muito tempo e esforço são poupados quando o processo de emissão de relatórios é automatizado. Porém, os benefícios vão muito além da agilidade:

  • Organização dos dados
  • Precisão
  • Tomada de decisão mais assertiva
  • Clientes mais satisfeitos
  • Maior escalabilidade
  • Centralização de informações
  • Aumento da produtividade do time
  • Redução de falhas
  • Visualização clara do que traz mais resultados
  • Melhor comunicação interna e com o cliente

Além de todos esses benefícios, com as suas ferramentas conectadas, seu cliente terá acesso ao andamento do projeto em tempo real, ou seja, você não precisará perder tempo com o envio de informações, contabilizações ou preenchimento de planilhas.

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Rebeca Costa

Rebeca é copywriter há cerca de 3 anos e acredita que as palavras (em suas mais diversas formas, combinações e estruturas) têm o incrível poder de criar conexões.
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