Encontrar formas de evitar a ineficiência e improdutividade nos negócios não é uma tarefa fácil, sendo obstáculos significativos que podem impactar o desempenho e o sucesso de uma organização. Mas, é possível munir-se de táticas que façam com que elas não sejam mais um problema. Sendo assim, uma das maneiras de fugir disso é através da integração de sistemas.
Para isso, chamamos o especialista, Gabriel Costa, o Mineiro, para falar, neste artigo, suas perspectivas sobre o assunto e listar maneiras de como fugir disso.
Boa leitura!
Formas de evitar a ineficiência e improdutividade
1. Faça o arroz com feijão bem feito
“Feito é melhor que perfeito”, com certeza você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida. Por isso, antes de sair abraçando projetos complexos dentro da sua empresa, é necessário entender se o arroz com feijão, ou seja, as coisas básicas estão sendo bem feitas. Sem elas, a ineficiência e a improdutividade tornam-se um grande problema.
Sendo assim, listamos uma série de fatores que acarretam esses problemas na sua equipe.
Não identificar gargalos e não mapear processos: se você não sabe onde está o problema, como irá resolvê-lo? Por isso, é importante analisar e identificar os erros. Mas tenha atenção, deve haver um equilíbrio entre a análise e a ação, ponto que explicaremos mais à frente.
Para identificar os gargalos é necessário mapear os processos. Logo, é possível saber o que e como está sendo feito. Essa ação torna mais clara a visão geral e a identificação de erros. Assim, auxiliando no próximo passo, que é planejamento de como começar.
Não planejar por onde começar: é normal sentir-se perdido em momentos da organização, mas aí começam os erros e o gestor deve ter cuidado para não “perder a mão” no meio do processo.
Por exemplo, é comum vermos gestores pulando etapas, não sabendo para onde destinar os esforços corretos, integrando tudo sem nenhuma estratégia. Assim, os processos acabam se tornando mais morosos e burocráticos.
Escolher pessoas sem experiência: colocar pessoas que ainda estão em nível júnior para resolver problemas pode não ser a melhor escolha. Isso acontece porque muitas vezes a pessoa não tem a sensibilidade necessária para lidar com o processo, o que acaba gerando um problema ainda maior.
Mesmo assim, é necessário eleger um responsável pela função de identificação dos problemas. Alguém que ficará encarregado de garantir que tudo fluirá.
2. Utilize a integração de sistemas
Que a integração de sistemas é algo essencial para negócios que querem performar mais não é novidade, mas não só para isso, ela também é fator decisivo na eficiência operacional do seu negócio, e uma das formas de evitar a ineficiência e improdutividade.
Analise a seguinte situação: você possui um e-commerce, onde necessita de diversos sistemas para que sua operação saia de maneira correta. Um para pagamento, outro para estoque, outro para gerar códigos de envio, etc.
Sem a integração de sistemas, os seus processos acabam tendo que ser realizados todos manualmente, o que gera mais possibilidade de erros, frustrações, perda de dinheiro e tempo.
Outro exemplo é o impacto de uma falha na comunicação entre marketing e vendas: quando há atraso na transmissão de informações sobre um lead qualificado, o resultado é uma redução direta nas vendas. Esta queda nas vendas não só diminui os lucros como também acarreta problemas operacionais extensivos, afetando toda a cadeia de valor do negócio.
Isso tudo estabelece uma improdutividade enorme no seu negócio, não permitindo com que foque o seu tempo e produtividade em táticas que serão essenciais para uma performance maior.
Ao integrar os sistemas, todos os dados ficam unificados, não há mais espaço para silos de informação e sua rotina fica facilitada. Isso torna a integração uma das principais formas de evitar a ineficiência e improdutividade.
3. Não caia na paralisia analítica
A paralisia analítica acontece quando nos perdemos em análises e deixamos de agir. Embora analisar seja crucial para o processo, sem ação de nada adianta. Para evitá-la, concentre-se em agir com base em informações pertinentes. Defina prazos, estabeleça prioridades e metas claras, equilibrando análise e execução eficaz.
Assim, é importante estar atento às necessidades do seu negócio, identificar os erros mais frequentes e focar em áreas que exigem aprimoramento. Isso faz com que você consiga criar estratégias efetivas e adaptadas à realidade da sua empresa.
Integração na Prática: Case de Sucesso do GLA
O GLA (Growth Leaders Academy) é pioneiro em elevar o padrão da educação em Marketing e Growth no Brasil. Com um foco em impactar o crescimento das empresas e a carreira dos profissionais, o GLA constrói seu sucesso sobre três pilares fundamentais: conteúdos incríveis, uma comunidade apaixonada e ferramentas práticas para o dia a dia.
Após a parceria com a FiqOn, o GLA conseguiu proporcionar uma experiência ainda melhor para a sua comunidade, uma vez que a integração de sistemas proporcionou um processo mais eficiente. O resultado foi uma redução significativa nas frustrações operacionais, diminuição de erros e uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.
Se você deseja transformar a ineficiência e os erros em eficácia operacional, a tecnologia que o GLA adotou é indispensável como uma das formas de evitar a ineficiência e improdutividade.
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Até a próxima!