5 dicas de como preparar seu e-commerce para a Black Friday.

Black Friday
A Black Friday está chegando e você ainda não organizou a sua loja virtual para a data? Entenda quais passos seguir lendo o texto abaixo.

A Black Friday é uma tradição criada nos Estados Unidos. A ideia era lançar uma data exclusiva para compras, logo após um feriado muito comemorado no país, a ação de graças. Foi consolidada a friday (traduzida para sexta-feira, em português). Nessa época, comércios de diversos segmentos disponibilizam descontos em seus produtos com o intuito de motivar o consumo. 

No Brasil essa tradição tomou importância nos últimos 10 anos, sendo o e-commerce o principal foco dos consumidores. As empresas ainda no início do mês já passam a lançar campanhas de aquecimento e promoções diárias que muitas vezes terminam somente no fim de novembro, muitas pessoas antecipam inclusive as compras de natal. A movimentação nos comércios, físicos ou virtuais, é gigantesca e por isso as lojas precisam estar preparadas para esse momento.

Esse ano a Black acontecerá na sexta-feira, dia 25 de novembro.

Projeções para a Black Friday 2022: o que dizem os especialistas

Muitos especialistas seguem divulgando suas expectativas para a Black deste ano. Todas muito positivas.

Uma pesquisa do Google em parceria com o Instituto Ipsos apontou que 71% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday em 2022. Destes, 46% afirmaram que vão gastar mais do que no ano passado.

E ainda, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico fez uma pesquisa mostrando que neste ano as vendas devem ter um aumento de 3,5% em relação a 2021. Só o setor e-commerce movimentou mais de R$ 6 bilhões.

Já deu para entender que se há previsão de aumento de vendas, será extremamente importante que você tenha um planejamento de estratégias em seu comércio virtual durante a Black Friday.

Como fazer um planejamento? 

Preparamos algumas dicas para que as oportunidades de vendas sejam bem aproveitadas, por isso é essencial ter uma estruturação. Se a sua empresa conta com um bom time de marketing, vocês já estão à frente do mercado nesse sentido. Essa equipe será responsável por entender as demandas trazidas pelo time comercial e propor estratégias que visam aumentar o faturamento do seu negócio. 

Como queremos que a sua empresa se destaque nesse sentido, o time de marketing da FiqOn pensou em 5 dicas que vão ajudar a sua empresa a se preparar para a Black Friday. Confira:

1ª Dica: Defina objetivos

Já sabemos que a Black Friday é uma data que aumentará as vendas das empresas, mas será que esse é o único objetivo do seu negócio? Muitas vezes você quer também aumentar o público, divulgar a sua marca, mostrar de forma mais clara o seu posicionamento no mercado. Todos esses objetivos devem ser traçados no pré-lançamento da sua campanha, assim fica mais fácil construir um caminho guiado para alcançar essas metas. 

2ª Dica: Prepare a sua equipe

Quando vamos a alguma loja e somos bem atendidos faz toda a diferença para a nossa decisão de retornar para aquele local quando surgiu outra demanda de compra, isso transforma a experiência de compra do consumidor. Por isso, prepare-se para que, mesmo que os clientes apareçam em massa, eles sejam muito bem atendidos. 

É importante dizer que tudo é passível de erro, nesse caso, promover um treinamento identificando falhas e propondo melhorias para cada uma delas deve facilitar ainda mais o processo.

Assim como, investir em ferramentas práticas, como CRMs e ERPs, deve ser uma prática adotada também na sua empresa. 

3ª Dica: Black Friday é promoção de verdade — cuidado com falsas promessas

Aqui é questão de bom-senso. Os consumidores esperam o ano todo para a Black, de nada adianta se as promoções oferecidas forem fraudulentas, além de perder a credibilidade a sua empresa pode responder por um ato criminoso.

Se for para participar da Black Friday, ofereça realmente promoções e descontos para o seu cliente, mas considere a sua realidade — não pense em dar descontos de 80%, 90% se isso pode prejudicar o seu retorno financeiro.

4ª Dica: Integre as ferramentas que você utiliza

Para o bom funcionamento do seu e-commerce é mais que necessário ter vários sistemas, por exemplo, é importante ter um para receber o pedido, outro para enviar, além de chats e aplicativos de atendimento ao cliente. Imagina lidar com tudo isso ao mesmo tempo, manualmente em um período com consumo em massa como a Black Friday? É muito desgaste físico e mental, e sua empresa está propensa a falhas.

É nesse momento que a integração de sistemas salva a vida de muitos negócios. As plataformas que integram, como a FiqOn, buscam facilitar a comunicação entre os sistemas que você utiliza.

Todos os dados vão estar centralizados em uma única tela. Ali fica fácil controlar as etapas do seu e-commerce, e se houve alguma falha, corrigir com agilidade.

5ª Dica: Que tal pensar ações de pós-compra?

O pós-compra também contribui com a satisfação do seu cliente.

Nessa etapa vale usar a criatividade: pense em brindes que os seus clientes gostariam de receber, nutra as plataformas de comunicação com promoções e descontos surpresas, ofereça cupons. Todas essas ações fazem com que o consumidor queira voltar para o seu e-commerce e, além disso, vocês mantêm um bom relacionamento.

Gostou desse conteúdo? Leia também: O que é integração e como ela ajuda a alavancar o seu negócio?

Bárbara Lopes

Bárbara atua como redatora há 3 anos, e vê na comunicação uma excelente ferramenta de transformação (seja a comunicação escrita, verbal e em códigos com as mais diversas linguagens da programação).
Compartilhe