O mundo está cada vez mais conectado, e quem têm se beneficiado muito com as novas tecnologias é o setor de marketing.
No passado, o nicho era visto como algo baseado em criatividade e intuição — o fator que mais importava, a estratégia, muitas vezes, era deixada de lado.
Com o passar do tempo, os “marketeiros” notaram que era necessário ter alavancas que para auxiliar no crescimento dos seus setores, e, com isso, passaram a implementar soluções tecnológicas como ferramentas essenciais da rotina.
Hoje, é impossível falar de marketing sem mencionar a tecnologia, fator que cria novos jeitos de impactar os clientes.
Mas, com o surgimento de tantas novos recursos, como escolher qual melhor se adapta a sua realidade? Como entender quais são tendências que eu deveria de fato investir? Calma.
Queremos que você esteja afiado nas tendências de marketing e aumente ainda mais as possibilidades de alavancar a sua empresa.
Por isso, neste artigo, exploramos 3 tendências de marketing e como a tecnologia se tornou fundamental nessa área.
Está pronto para conhecer cada uma delas? Continue lendo (spoiler: a última é a principal)
Tendências de Marketing em alta
Espera-se que algumas tendências de marketing ganhem ainda mais força e impactem o setor significativamente. Novas estratégias e abordagens surgirão, enquanto outras se tornarão mais relevantes e eficazes do que nunca.
Confira agora as tendências de marketing e adapte suas estratégias para acompanhar as mudanças e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Inteligência Artificial
A maior, ou se não uma das maiores tendências de marketing será o uso da inteligência artificial. Essa tecnologia permite que as máquinas sejam treinadas e aprendam a agir de maneira inteligente sem que haja interferência humana (pelo menos de forma direta).
Com a IA, as empresas podem automatizar muitas tarefas repetitivas, como a coleta, organização e análise de dados, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem em tarefas mais estratégicas.
Uma das grandes tendências que vem dando o que falar em 2023 é o ChatGPT.
O ChatGPT se trata de uma inteligência artificial que permite a interação de pessoas e máquinas em tempo real. Imagino que você deva estar pensando “Deve ser parecido com o que o Google ou outros mecanismos de chatbot já faz”, contudo, é algo muito mais profundo.
Ele consegue compreender o contexto e a mensagem e utilizar uma base de dados para responder essa demanda de forma criativa (diferente das tecnologias como a Siri e Alexa que oferecem uma explicação padronizada).
Além disso, a IA também pode criar conteúdos textuais, desenvolver histórias, descrever imagens e muito mais. Todo esse trabalho é feito por meio da tecnologia Machine Learning, um campo que estuda o comportamento humano e tenta replicar essas habilidades por meio da inteligência artificial.
Esse recurso, embora ainda esteja em processo de melhoria, já tem fornecido resultados impressionantes, isso quer dizer que a sua empresa deve estar de olhos bem abertos para essa tecnologia que promete trazer grandes melhorias no mercado.
Omnichannel
O omnichannel é uma das tendências de marketing em alta. Essa estratégia se concentra em fornecer uma jornada de compra excelente para os clientes, independentemente do canal ou dispositivo que eles usam. Isso significa que os seus clientes podem comprar em sua loja física, online ou até mesmo por meio de um aplicativo e independente do local, receber a mesma experiência e atendimento.
Pense só, quando você consome em algum local, é bem atendido, e recebe seu produto no prazo de entrega previsto, todas essas características fazem diferença para a sua decisão de retornar para aquele local quando surgir outra demanda de compra não é?
Ao criar uma experiência de compra aprimorada, as empresas podem melhorar a lealdade do cliente e aumentar as vendas. Dentre as tendências de marketing destacada aqui, indicamos que você fique de olho nessa.
Automação
Por fim, como uma das principais tendências de marketing, destaco a automação.
Ela refere-se ao uso de tecnologia para automatizar tarefas repetitivas, como a criação de relatórios, dashboards, envio de e-mails. Com a automação, as empresas podem economizar tempo e recursos, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem em tarefas mais estratégicas.
Mas calma, se você ainda ficou com dúvida, vou te dar um exemplo fácil de entender de como a automação pode facilitar a vida. Confira o vídeo que o CEO da FiqOn, Guilherme Pimpão, preparou sobre esse tema.
Uma das aplicações da automação é a criação de dashboards. As dashboards são ferramentas que permitem que as empresas visualizem seus dados de marketing em tempo real.
Com a automação, os profissionais de marketing visualizam e monitoram os resultados de suas campanhas em tempo real. Isso ajuda a identificar rapidamente o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, permitindo que as empresas tomem decisões mais inteligentes e ágeis.
Tendência de marketing que deu certo em 2022
Assim como destacamos as próximas tendências de marketing que tendem a impactar o mercado de marketing, que tal analisar uma das que ganhou destaque em 2022?
Confira a tendência de marketing que deve continuar impactando o setor nesse ano.
Integração de sistemas
Imagina só ter que gerir cada um dos sistemas que você utiliza manualmente? Pense quanto tempo você perde tendo que copiar e colar as informações de um sistema para outro.
Visando solucionar esse problema que a integração de sistemas surgiu. Esse processo faz com que as ferramentas que você utiliza compartilhem informações automaticamente.
As empresas passaram a investir na integração de sistemas porque perceberam o quanto essa tecnologia permitiu uma gestão mais eficiente e centralizada das informações. Além disso, a integração também possibilitou uma análise mais precisa dos dados, gerando insights valiosos para a tomada de decisão.
Essa tendência foi consolidada em 2022, conduzindo muitas empresas a deslancharem de vendas e crescimento, como foi o caso da 3CPlus.
Alan Armstrong, Head de Parceriais da 3C Plus, nos contou que essa estratégia foi fundamental para aumentar em 275% o faturamento da empresa dele.
Fique atento, pois a integração de sistemas continuará dando bons resultados em 2023.
Para finalizar…
Tenha em mente que todas as tendências de marketing destacadas nesse artigo são indicadores do que pode funcionar com a sua realidade e devem ser seguidas consoante os objetivos da sua empresa. Por isso, é fundamental que você siga se atualizando, e conte com o auxílio de especialistas que podem te ajudar nesse caminho.
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